close

ESPAÇO ABERTO: Senador Marcos Rogério é contra investigar ministros do STF

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

11 de Setembro de 2019 às 08:16

ESPAÇO ABERTO: Senador Marcos Rogério é contra investigar ministros do STF

FOTO: (Divulgação)

CONTRÁRIO


Em entrevista no YouTube o senador Marcos Rogério, do DEM, falou que é contra instalação da “CPI da Amazônia” e amenizou a devastação da floresta em decorrência das queimadas. Disse o senador: “Conheço a nossa região e nessa época do ano é comum focos de incêndio”. Essa afirmação de Marcos Rogério destoa da atual  realidade vivida hoje pelo nosso estado.  

 

 

 

 

CONTRÁRIO 02

 

Marcos Rogério também é contra a CPI da Lava Toga, assunto que tem mobilizado o Senado Federal. Foi dele um dos posicionamentos mais fortes em defesa da atual composição do Supremo Tribunal Federal (STF) durante sessão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Parece que em ambos os casos, queimadas e Lava Toga, o senador tem preferido ir na contramão do que vem acontecendo de fato.

 

 

JÁ FORAM


Os  bombeiros israelenses que chegaram como “especialistas” no combate a incêndios de grandes proporção tiveram passagem meteórica por Rondônia. Ficaram 02 dias e meio na Floresta Nacional do Jacundá e foram embora. O grupo embarcou em um avião da Força Aérea Brasileira na manhã desta terça-feira,10, e seguiu para Brasília. O deslocamento repentino surpreendeu até mesmo militares da capital que receberam ordens de Brasília para providenciar o deslocamento dos brigadistas. 

 

 

 

 


AÇÃO SOCIAL


A Prefeitura de Porto Velho, via Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), realizará, neste sábado, das 8 às 13 horas, o projeto ‘Tenda da Família Cidadã’, na Escola ‘Capitão Cláudio Manoel da Costa’, à Rua João Elias de Souza, 301, bairro Cidade do Lobo, zona Sul de Porto Velho.


Os serviços que serão levados na ‘ Tenda Família Cidadã’: Cadastro novo e atualização do Bolsa Família; Cadastro dos Idosos e Pessoa com Deficiência que recebem o BPC/INSS( BENEFÍCIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA/LOAS); Emissão Passe Livre carteira do Idoso ( federal) para viagens Gratuitas ou 50% INTERESTADUAIS ;  Carteira do ID Jovem para viagens Gratuitas ou 50% INTERESTADUAIS; Exame de teste rápido; Tarifa social (desconto) de energia elétrica; Cadastro de estágio para menor aprendiz; Vagas de cursos para mulheres; Atendimento médico e corte de cabelo.

 


CRIANÇA PROTEGIDA


Nesta quarta-feira (11), às 8h30, no Ello Eventos, o Governo de Rondônia realiza a abertura da capacitação do Programa Criança Protegida com a presença de cerca de 500 técnicos da Secretarias Estaduais da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), de Educação (Seduc), Saúde (Sesau) e da Segurança Pública (Sesdec), socioeducadores, Ministério Público e Tribunal de Justiça.


Na primeira fase, dia 11 de setembro, os cursistas participarão de duas aulas, com palestras sobre a Prevenção do Abuso Sexual Contra Crianças – Orientações Legais e Práticas”, e “Como Lidar com a Vítima Depois do Abuso”. A segunda etapa do programa, no dia 12, terá, também, um curso de formação e capacitação para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.  A capacitação segue até quinta-feira (12).

 

 

CONDENAÇÃO


A juíza Cláudia Mara da Silva Faleiros Fernandes, da 2ª Vara Criminal de Ariquemes (RO), condenou a 19 anos, oito meses e sete dias de prisão em regime fechado os homossexuais W.M. da Silva e A.S. F, que viviam em união homoafetiva. Os dois homens foram acusados pelo Ministério Público de Rondônia, em Ariquemes, de estuprar uma criança de apenas cinco meses, dada a eles pela mãe usuária de drogas. Segundo a denúncia, no local do estupro funcionava um terreiro de umbanda. O acusado W. era  Pai de Santo. 

 

 

MALÁRIA


A erradicação global da malária, uma das doenças mais antigas e mortais do mundo, pode ser alcançada até 2050, mostra novo estudo publicado pela comissão para a malária da revista científica The Lancet. “Um futuro livre de malária pode ser alcançado tão cedo como em 2050”, diz o estudo, de autoria de 41 dos principais especialistas mundiais em malária, ciências biomédicas, economia e políticas de saúde.


A pesquisa mostra as evidências científicas, combinando-as com novas análises epidemiológicas e financeiras que demonstram que – com as ferramentas e estratégias certas e o financiamento adequado – a erradicação da doença é possível no espaço de uma geração.

 

 

NÃO SAI DE PERTO DO PODER


O senador Telmário Mota e o ex-senador Romero Jucá discutiram na manhã desta terça-feira, 10, durante a sessão da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Em certo momento, quase chegaram às vias de fato.


A confusão começou quando Telmário entrou no plenário da comissão, onde ocorria a sabatina do diplomata Lineu Pupo para a embaixada da Bósnia. Jucá acompanhava a sessão.


Telmário se irritou com a presença de Jucá, pegou o microfone e disse que se recusava a ficar no mesmo lugar em que estava o presidente do MDB. Levantou-se e acusou o ex-senador de “ladrão de Roraima e ladrão do Brasil.”


“Você bate em mulher”, respondeu Jucá. “Ladrão é você”, acrescentou, antes de Telmário deixar a sala da comissão.


Em junho, o senador do Pros já havia reclamado da presença de Jucá em uma reunião de líderes do Senado. A rivalidade entre ambos é antiga e está relacionada à política local em Roraima. O presidente do MDB não se reelegeu em 2018, ao contrário de Telmário, mas continua frequentando o Congresso, depois de ter aberto uma empresa de consultoria em Brasília.

 

 

 

 


CENSURADO


O corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira (foto), defendeu na sessão do colegiado na manhã desta terça-feira, 10, que o coordenador da Lava Jato no Paraná, Deltan Dallagnol, receba uma censura, mas não seja afastado por causa das publicações nas redes sociais contra a eleição de Renan Calheiros para presidente do Senado.

 

O voto foi dado no julgamento do procedimento disciplinar aberto por Rochadel há quatro meses, a pedido do senador do MDB de Alagoas. O corregedor afirmou que, ao posicionar-se publicamente contra Renan e a votação aberta para presidente do Senado, Deltan “manifestou-se além de suas funções” e comprometeu a imagem do Ministério Público, mas não exerceu atividade partidária, e por isso, não haveria motivo para afastá-lo.

 


QUER SER PRESIDENTE


O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel , do PSC, vem tendo, nos bastidores, uma série de conversas com candidatos a prefeito de capitais nas eleições do próximo ano.


Segundo interlocutores, a ideia de Witzel é formar uma base de prefeitos aliados nos principais colégios eleitorais e preparar terreno para sua candidatura à Presidência da República em 2022.

 


NOVA ASSINATURA PARA CPI DA TOGA


Senadores que articulam uma CPI dos tribunais superiores dizem, nos bastidores, já ter uma nova assinatura em apoio à comissão, para compensar a da senadora Maria do Carmo, do DEM de Sergipe, que foi retirada.


A parlamentar retirou o apoio após pressão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (foto), que é do mesmo partido. Com isso, o colegiado deixou de ter as 27 assinaturas mínimas exigidas para ser criado.


O nome do novo senador que assinará o pedido de criação da CPI é mantido sob sigilo, para evitar que seja alvo de pressões tanto de Alcolumbre quanto de senadores do MDB e PT, que também atuam contra a comissão.

 


ESTRESSE NA PF


Nos últimos 10 anos, 31 servidores da corporação tiraram a própria vida, revela levantamento inédito da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).


A gravidade da situação é percebida na comparação do número com a taxa de suicídios na população em geral. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, o volume de suicídios a cada 100 mil habitantes em 2016 (último ano com dados consolidados) foi de 5,8 (naquele ano, 11.433 brasileiros tiraram a própria vida). Caso se faça essa projeção proporcional para os casos de suicídio entre policiais federais (que são 13.400 na ativa, segundo o Ministério do Planejamento), a taxa seria de 23,13 mortes a cada 100 mil pessoas: quatro vezes mais do que na população em geral.

 


OUTRA COMPARAÇÃO


Ainda que se compare apenas com a taxa de suicídios entre os homens, que é bem maior do que o número geral (9,2 casos a cada 100 mil homens em 2016), a porcentagem entre policiais federais ainda é mais do que o dobro da dos brasileiros. Apesar dos números expressivos, o assunto é tabu na corporação, de acordo com o sindicato.A Portaria Interministerial SEDH/MJ nº 2, de dezembro de 2010, estabelece que se ofereça aos profissionais de segurança atendimento independente e especializado em saúde mental com a criação de programas de prevenção ao suicídio, disponibilizando atendimento psiquiátrico, núcleos terapêuticos de apoio e informações sobre o assunto”.

 

 

 

 

 


FALTAM VACINAS PARA 05 MILHÕES DE BEBÊS


O governo federal deve anunciar nesta quinta (12) a assinatura de um raro atestado de incompetência: mais de 5 milhões de bebês ficarão sem vacina pentavalente, que protege de difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Hemófilo B (que causa meningite, pneumonia), entre outras. A vacina vinha sendo importada da Índia, mas em junho a Anvisa vetou o produto. O Ministério da Saúde teve quase três meses para resolver o problema. Agora, milhões de bebês ficam sob risco.

 


SÓ PARA O ANO QUE VEM


A vacina é aplicada no primeiro ano de vida. No Ministério da Saúde, estima-se que isso somente estará disponível em fevereiro. Não faltou dinheiro, faltou competência no Ministério da Saúde. Os valores da vacina são irrisórios, considerando as vidas que salva.

 


NÃO HÁ O QUE JUSTIFICAR


A vacina a 87 centavos de dólar cada totaliza R$4,3 milhões, uma ninharia para o orçamento de R$122,6 bilhões do Ministério da Saúde. Há notícias de desabastecimento da vacina pentavalente em São Paulo, Goiás, Paraíba, Mato Grosso e no Distrito Federal, entre outros.

 


TRILHÃO


A reforma da Previdência aprovada na CCJ do Senado pode significar economia de R$870 bilhões ao Tesouro, em dez anos. Mas se a PEC Paralela também for aprovada, impacto pode ser de R$ 1,312 trilhão, segundo o relator da proposta no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE).

 


PRODUÇÃO INDUSTRIAL


O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, nesta terça-feira,10, os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional. 

 

O levantamento aponta  que a indústria nacional recuou em sete Estados brasileiros, mas em contrapartida avançou em oito regiões no mês de julho, na comparação com o mesmo período de 2018.

 

Quem cresceu:  Rio de Janeiro (4,8%), Paraná (4,8%), Pará (3,4%), Goiás (2,1%), Rio Grande do Sul (1,8%), Santa Catarina (1,4%), Ceará (1,9%) e Amazonas (0,3%).  Já os Estados que apresentaram queda foram: Espírito Santo (-14,2%), Pernambuco (-10,2%), Minas Gerais (-6,5%), Bahia (-5,6%), Mato Grosso (-3,2) e São Paulo (-2,7%). Rondônia se manteve estável.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS