close

ESPAÇO ABERTO: Hildon Chaves tem 12 meses para cumprir tudo o que prometeu

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

6 de Janeiro de 2020 às 08:42

ESPAÇO ABERTO: Hildon Chaves tem 12 meses para cumprir tudo o que prometeu

FOTO: (Divulgação)

SÓ NA PROMESSA

 

Levantamento do portal G1 revela que o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), não cumpriu a maior parte das promessas feitas em campanha. De acordo com o portal foram 33 promessas, sendo que até o momento somente 11 foram cumpridas. 

 

 

ATRÁS


Esses dados colocam Hildon abaixo da média nacional em relação aos prefeitos de outras capitais brasileiras. O prefeito de Porto Velho tem 33% de promessas cumpridas enquanto que a média nacional é de quase 40%.

 


NA WEB


Para tentar melhorar a imagem junto ao povo, Chaves vem promovendo campanha publicitária pessoal maciça na internet através de links patrocinados pelo Google que direcionam internautas para sua página eletrônica.

 

 

DEBUTANDO

 

Este ano o Rondoniaovivo.com completa 15 anos. Em uma década e meia de história o jornal foi praticamente pioneiro no jornalismo web em Rondônia. Com uma linguagem direta, objetiva e notícias sempre atualizadas o Rondoniaovivo   conquistou leitores e se tornou líder de acessos em Rondônia.

 


VISÃO


Fundado pelo jornalista Paulo Andreoli, o Rondoniaovivo nasceu para ser um veículo de comunicação genuinamente rondoniense. A ideia deu certo e foi muito bem recebida pela população. Hoje, somos um dos maiores veículos de informação do Norte brasileiro, com uma audiência massiva que ultrapassa os milhões de usuários mensalmente.

 

 

OPERACIONALIZAÇÃO

 

Com uma logística dinâmica e departamentos distintos ( comercial, financeiro e redação ) o Rondoniaovivo não fica devendo em nada para as grandes publicações localizadas no centro do país. A redação, por exemplo, tem jornalistas diversificados, estúdio e estrutura para transmissões de programas ao vivo e plantões em tempo real, se houver necessidade.

 

 

APOSTA NO FUTURO

 

Boa parte do sucesso do Rondoniaovivo se deve ao Paulo Andreoli que foi um visionário no ramo da comunicação virtual. No início do novo milênio, quando tudo no mundo on-line ainda era muito incerto e duvidoso, Andreoli resolveu investir o que tinha na Web do futuro. Acertou em cheio. Acho que nem ele imaginava que levaria tão pouco tempo para  o Rondoniavivo se tornar referência na comunicação rondoniense.

 

 

LULA E MORO


O ex-presidente Lula e o homem que o mandou-o para a prisão, o ministro da Justiça, Sergio Moro, são os brasileiros mais confiáveis, segundo pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo. 


O Datafolha pediu que os entrevistados dissessem, em uma escala de 0 a 10, qual o nível de confiança que tinham em cada um dos integrantes da lista. As notas até 5 são consideradas baixo índice de confiança, de 6 a 8, médio, e 9 e 10, alto:

 

Moro - Um terço (33%) disse ter alta confiança em Moro, 23%, média confiança, e 42%, baixa confiança.
Lula -  Vem em seguida, com 30% de confiança alta, 16% média e 53% baixa.
Bolsonaro - 22%, 22% média e 55% baixa.

 

 

 

 

 

TRUMP AMEÇA

 

O presidente americano Donald Trump voltou a avisar ao Irã que não se atreva a atacar 35 alvos na Arábia Saudita e Israel, seus aliados, em represália ao abate do general Suleimani, esta semana, em Bagdá. O governo iraniano avisou que poderia fazer isto.


O que disse Trump:


- Temos 52 alvos dentro do próprio Irã e podemos destruí-los quando bem entendermos.


O ataque ao general ocorreu em Bagdá, no Iraque, e não dentro do Irã, terra de Suleimani, justamente porque os EUA não queriam atacar o País, mas mandar uma viso para que os aiatolás parem de promover atos de terror.


No sábado, milícias pró-Irã dentro do Iraque, atacaram uma base americana e a zona de embaixadas de Bagdá, onde se localiza a representação diplomática dos EUA, mas sem causar vítimas.

 


MAIS CARGOS PARA A PF

 

O presidente Jair Bolsonaro iniciou 2020 com um afago na Polícia Federal (PF). Na sexta-feira, o governo editou uma medida provisória para reestruturar a carreira da PF, criando mais cargos comissionados. 


Ao todo, foram criados 515 cargos de confiança, chamados de Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE), e remanejados, sem novas despesas, diversas vagas Direção e Assessoramento Superior (DAS) para se criar outros 344 postos.


A MP saiu do forno com a assinatura do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.


A reestruturação da carreira era uma antiga reivindicação da PF. A pressão das associações que representam a categoria aumentou após o governo patrocinar, no ano passado, uma medida semelhante para a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

 

 

 

 

 

MAIS SOBRE O DRONE QUE MATOU GENERAL IRANIANO SULEIMANI

 

A agência de notícias russa Sputnik, que também opera no Brasil, trouxe, neste domingo, informações sobre o drone americano usado para matar o general Suleimani no Iraque. Capaz de carregar diferentes tipos de mísseis e projetado para realizar diversas missões, o MQ-9 Reaper é uma aeronave não tripulada dirigida remotamente por um piloto e um operador de sensores.


Conforme publicou a agência AFP em sua conta no Twitter, citando um funcionário da Defesa dos EUA, o ataque que vitimou fatalmente o general iraniano Qassem Soleimani foi perpetrado por um MQ-9Reaper. 

 

 

PRODUÇÃO


O drone foi desenvolvido pela General Atomics Aeronautical Systems e entrou em serviço no ano de 2007. Logo após seu comissionamento, o aparelho foi empregado no Afeganistão. De acordo com o portal Military.com, a aeronave pode ser usada em missões de inteligência, apoio, patrulhamento, busca e resgate e ataques cirúrgicos. 


Munido com diferentes sistemas de visão, o aparelho conta com sensor infravermelho, iluminador e mira a laser, servindo esta para auxiliar munições guiadas por laser. Além disso, o MQ-9 Reaper é impulsionado por um motor de 900 cavalos e pode atingir uma velocidade máxima de 440 km/h. A aeronave também pode atingir altitude de mais de 13.700 metros e tem um alcance de 1.850 km. 

 

 

PODER DE FOGO


Seu armamento é composto por mísseis Hellfire AGM-114, bombas guiadas por laser GBU-12 Paveway II e bombas GBU-38. 
Além das 93 unidades pertencentes às Forças Armadas americanas, a Itália e o Reino Unido também contam com este drone.

 

 

IRONIA

 

Moro ironizou as pessoas  que não querem reconhecer que a queda média de 25% no número de crimes não tem nada a ver com as ações do governo Bolsonaro. "Foi o Mago Merlin, então", disse Moro.


O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, usou o seu Twitter deste sábado para criticar boa parte da mídia e dos adversários claros ou ocultos do governo Bolsonaro, que tentam desqualificar a brutal queda no número de crimes no País.

 

 

 

 

 

MORREU JOSÉ SCHAWNCK, EX-PRESIDENTE DA ABTI

 

Morreu neste sábado o empresário José Schawnck, fundador e ex-presidente  da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais, ABTI.

 


CONFUSÃO E EXPULSÃO 

 

Desde o início deste sábado, o Shopping Pátio Maceió, em Alagoas, está sendo acusado de transfobia nas redes sociais. Um vídeo mostra uma pessoa trans indignada com o fato de ter sido impedida de usar o banheiro feminino do shopping. O shopping não possui banheiro só para trans e estas pessoas precisam optar por banheiros femininos ou masculinos, mas nem sempre são aceitas.

 

Na sequência, a pessoa trans enfurece-se e começa a cometer ilegalidades, subindo numa mesa da praça de alimentação e desafiando: "Chega! Chega! Chamem a polícia". Imediatamente, é arrastada à força por seguranças e expulsa do shopping. A pessoa trans alegou que a lei lhe garante  o uso de banheiros feminino, mas isto não é verdade. O caso é objeto de deliberação por parte do STF, que interrompeu o julgamento por um pedido de vistas do ministro Luiz Fux.

 

Muitas pessoas vaiaram. Nas redes sociais, a repercussão já colocou a hashtag #shoppingpatiotransfobico entre os assuntos mais comentados do Twitter.

 


PETROBRÁS VAI ESPERAR  MERCADO INTERNACIONAL PARA DEFINIR PREÇOS DA GASOLINA 

 

A crise gerada pelos ataques dos EUA ao Irã, fez disparar o preço do petróleo. A cotação do petróleo Brent, negociado em Londres, chegou a subir mais de 4%. Analistas de mercado no Brasil acreditam que a Petrobras irá subir o preço do combustível, mas não neste momento ainda.

 

Reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que "o mercado diz acreditar que a Petrobras vai esperar antes de definir por reajustes nos preços dos combustíveis para responder à escalada das cotações internacionais após o assassinato do general iraniano Qassim Soleimani na madrugada desta sexta-feira."

 

A matéria ainda pondera que "a expectativa é que a companhia tenha a mesma postura adotada depois dos ataques a refinaria na Arábia Saudita, em setembro, quando esperou por dois dias a definição de novos patamares de preços. Naquela ocasião, o preço da gasolina subiu 3,5% e o do diesel, 4,2%."

 

 

DAVOS E DEPOIS EUA 

 

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, ontem, que viajará no mês que vem para os Estados Unidos. 


A agenda do presidente inclui visitas a instalações que transmitem energia elétrica sem meios físicos. 


Ainda neste mês de janeiro, dias 21 a 24, Bolsonaro viajará a Davos, na Suiça.

 


MENOS DA METADE DO ELEITORADO

 

Os deputados federais, responsáveis por analisar e propor mudanças na legislação, representam menos da metade dos eleitores que foram às urnas em 2018. Foram 107.050.673 votos válidos, mas somados os desempenhos dos titulares são 53.220.501 votos, equivalente a 49,7%. A representação atual é ainda menor (48,8%) devido à substituição de 20 deputados por suplentes com votações menores. Presidente da Câmara há quatro anos, Rodrigo Maia (DEM-RJ) teve só 74 mil votos. 

 

 

BOLSONARO FEZ MAIS

 

Os 513 deputados somados tiveram menos votos que o presidente Jair Bolsonaro, eleito com 57.797.847 votos; 55,1% no segundo turno. 

 

 

PARTIDOS

 

O partido mais votado foi o PSL, cujos 52 deputados eleitos obtiveram 7,6 milhões de votos. O PT ficou em segundo, com 6,1 milhões. 

 

 

MENOS VOTOS

 

Os partidos com o menor número de votos, PPL, DC e Rede, elegeram apenas um deputado, com 66.343, 50.284 e 8.491, respectivamente. 

 

 

POPULAÇÃO MAIS VELHA

 

Segundo o IBGE, a população em idade ativa (15 a 64 anos) vai cair 0,1% no Brasil em 2020, de 69,3% para 69,2%. Esse número continua a cair nos próximos 30 anos para 62,69% e vai a 59,8% até 2060. 

 

 

GUARULHOS NA FRENTE

 

Desde iniciada a privatização de aeroportos controlados pela Infraero, em 2012, por Dilma, o aeroporto de Guarulhos (SP) foi o que rendeu o maior valor ao governo federal: foi arrematado por R$ 16 bilhões. 

 

 

MENOS BENEFICIÁRIOS EM RONDÔNIA

 

Nacionalmente, o valor médio recebido por beneficiários do Bolsa Família em dezembro foi de R$ 383,54. A maior média foi no estado do Acre, R$548,23, e a menor foi em Rondônia: R$312,19.

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS