close

ESPAÇO ABERTO: Chuva, entulho, falta de educação: tudo contribui para deixar a cidade pior

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

31 de Janeiro de 2020 às 09:01

ESPAÇO ABERTO: Chuva, entulho, falta de educação: tudo contribui para deixar a cidade pior

FOTO: (Divulgação)

A CHUVA NOSSA DE TODOS OS DIAS


A rua Alexandre Guimarães com Mamoré, entre tantas outras em nossa capital, se transforma em uma grande lagoa toda vez que chove. Falta saneamento, falta escoamento, falta tubulação, falta canalização e falta, principalmente, vergonha na cara de quem administra a cidade. É certo que em 04 anos ninguém conseguiria resolver o problema de esgoto e saneamento em Porto Velho, mas um pouco de boa vontade e dedicação tornariam alguns lugares, ao menos, mais transitáveis.

 


MORADORES TAMBÉM NÃO AJUDAM


Além do descaso público, uma parcela da população não colabora nenhum pouco para evitar a podridão  que fica nas ruas durante as chuvas. É entulho pra tudo quanto é lado. Sofá, fogão, armário, geladeira, restos de obra e até animais mortos. Não há escoamento que resista a tanta  falta de educação e zelo.

 

 

NOVO COMANDANTE


Major Renato Suff assume hoje o comando do 5º Batalhão de Polícia Militar. Suff esteve à frente da comunicação da PM em 2017 e 2018 sendo um dos oficiais mais atuantes na área de imprensa. Suas relações com repórteres sempre foram cordiais e de pronto atendimento quando solicitado. Se executar um trabalho parecido no 5º BPM com certeza colocará o batalhão entre os mais atuantes da Polícia Militar.

 


INTELECTUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO É OUTRA COISA

 

 

 

 


Realmente, não há o que não haja.   

 

 

MAIS BARATO


Pela terceira vez neste ano, a Petrobras decidiu reduzir os preços da gasolina e do óleo diesel nas refinarias. A redução média é de 3% a partir de hoje. Ainda não se sabe se a redução chegará ao consumidor final. A pesquisa semanal de preços da ANP (Agência Nacional do Petróleo), no entanto, ainda não mostra o repasse  que pode beneficiar motoristas de todo o país.

 

 

AJUDA DA POPULAÇÃO


O ministério da Justiça lançou nesta quinta-feira (30) uma plataforma com o objetivo de fortalecer o combate ao crime organizado no país. Trata-se de uma lista com nomes, imagens e dados dos bandidos mais procurados do Brasil, disponibilizada no portal da pasta.

 


 
MAIS PERIGOSOS


De acordo com o Ministério da Justiça, a lista, que atualmente conta com 26 nomes, será atualizada mensalmente. A plataforma pode ser acessada pelo endereço: www.novo.justica.gov.br/procurados/capa_interna

 

 

 

FORA DO BRASIL


 
Os indivíduos são considerados extremamente perigosos, todos tem mandados de prisão, decorrentes de condenações ou prisões cautelares. Alguns podem estar foragidos no exterior, e a divulgação da lista é para facilitar que eles possam ser encontrados.

 

 

EMERGENCIAL DE SAÚDE MUNDIAL


A OMS declarou emergência de saúde pública internacional. E tudo por conta do coronavírus. 


A declaração foi divulgada pelo  ministério da Saúde do Brasil. A OMS vem acompanhando on line o que acontece em todo o mundo, com ênfase para a China. Ontem, nos EUA, um primeiro caso autóctone de coronavírus foi constatado em Chicago, segundo o governo americano. A declaração da OMS é preocupante e apresenta um formato alarmante e que precisa ser levado a sério pelos governantes e pela população. O caso já é de epidemia, pelo menos na China.

 

 

CONTRA A LEI


Ninguém entendeu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após publicação de edital de licitação nesta quinta (30) para contratar “serviços especializados” em tecnologia da informação “mediante alocação de postos de trabalho”, proibida há 15 anos. A contratação contraria a legislação e acórdãos no Tribunal de Contas da União, além de abrir espaço para criar “cabides de emprego”, por meio de servidores terceirizados. Um escândalo. Em pleno ano eleitoral.

 

 

INCONSTITUCIONAL


O edital do TSE ofende a livre iniciativa, garantida na Constituição, fixando até percentuais de lucro para a vencedora da licitação. O edital do TSE também estabelece valor de salários, que a lei proíbe, nº de contratados e até custos internos das concorrentes.

 

 

DIFERENÇA É CLARA


Normas como a súmula 269 do TCU proíbem contratar pessoas para fazerem o serviço e não “o serviço” que as empresas prestam. Soma R$17 milhões o custo previsto da iniciativa controversa do TSE, a ser iniciada nesta quinta, à conta dos impostos e à margem da legislação.

 


MUITO DESCANSO


Sessão solene do Congresso Nacional vai marcar o início dos trabalhos legislativos em 2020. Terão sido, na prática, 48 dias de folga para os parlamentares, que estão sem ter o que fazer desde 18 de dezembro.

 


PROTEÇÃO


Funcionários de alfândega das áreas internacionais de aeroportos brasileiros do Rio e São Paulo estão usando máscaras de proteção, em razão do surto de coronavírus na China.

 

 

BOA INCIATIVA


O senador Plínio Valério (PSDB-AM) apresentou emenda constitucional para estender ao resto do país uma lei que garante abatimento do IPTU a quem preservar suas áreas verdes e produzir energia renovável.

 


OUTRA PROPOSTA BIZARRA


Como fazer demagogia é livre, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) propõe reduzir para 36 horas a jornada semanal de trabalho no Congresso. Ou seja, uma redução de 22% das atuais 44 horas. Mas sem reduzir salários.

 

 

MAIS MORTES


De acordo com a Confederação Nacional dos Transportes, apesar da queda de 2,6% nos acidentes em rodovias federais, o número de mortes aumentou (1,2%) em 2019 pela primeira vez em sete anos.

 

 

OPÇÃO PARA ESTA NOITE DE SEXTA-FEIRA

 

Hoje à noite no restaurante Paroka, rua João Goulart, 2593, bairro São Cristóvão, tem boa música ao vivo com Rafael Bodó (foto). Comida saborosa e variada acompanhada de um repertório POP e MPB de primeira qualidade. Reserva de mesas e informações 3221-6616.

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS