close

Falta sangue no estoque do Hemocentro em Ji-Paraná

Falta sangue no estoque do Hemocentro em Ji-Paraná

DA REDAÇÃO

18 de Setembro de 2008 às 09:30

Falta sangue no estoque do Hemocentro em Ji-Paraná

FOTO: (Divulgação)

O Hemocentro de Ji-Paraná (Hemojipa) está enfrentando problemas com o estoque de sangue por causa da vacinação contra a rubéola, que impede doações por 30 dias. Por este motivo, a direção do Hemojipa apela para que antes de se vacinar ou passado os 30 dias depois de vacinados, os voluntários possam comparecer ao Hemocentro para se candidatar à doação. O apelo também se estende àqueles que estão na faixa etária dos 40 aos 60 anos de idade, já que eles não estão no foco da Campanha de Vacinação contra Rubéola.

Segundo a assistente social do Hemojipa, Marta Isabel Medeiro a situação pior está pela falta de sangue RH Negativo. "Estamos com o estoque comprometido e o sangue negativo é menos comum na população. Até o momento estamos conseguindo atender a demanda", disse a Marta.

Outro problema relatado pela assistente social é que o número de acidentes de trânsito tem aumentado, mas o número de doadores não. O Homejipa é responsável por abastecer todos os hospitais de Ji-Paraná e Ouro Preto. O hospital que mais precisa de sangue é o Municipal de Ji-Paraná. Para se ter uma idéia, na última segunda-feira o hospital consumiu 25 bolsas de sangue. A doação de sangue é essencial para o sucesso de inúmeras operações médicas, cada bolsa de sangue pode ser utilizada por até 3 pessoas, segundo a assistente social. Atualmente o Hemojipa está com 125 bolsas no estoque.

Segundo a assitente social, para doar é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter tido hepatite após os dez anos de idade, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, não estar gripado ou com febre. É recomendado dormir bem na noite anterior a doação.

O Hemojipa está localizado na avenida Vilagran Cabrita, sub-esquina com avenida Transcontinetal, no Centro.
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS