close
logorovivo2

Cadastro de titulo eleitoral pela net ja é sucesso em Porto Velho

Cadastro de titulo eleitoral pela net ja é sucesso em Porto Velho

DA REDAÇÃO

17 de Julho de 2009 às 16:36

Cadastro de titulo eleitoral pela net ja é sucesso em Porto Velho

FOTO: (Divulgação)

A novidade criada pela Justiça Eleitoral para que o brasileiro possa tirar o título de eleitor pela internet começa a pegar. Aos poucos, jovens e adultos passam a utilizar o novo sistema que agiliza não só a inscrição, como também possibilita transferir ou alterar dados cadastrais via web. Para o novo eleitor se alistar na Justiça Eleitoral por meio da internet, basta entrar no site do TRE de Rondônia www.tre-ro.jus.br ou do TSE www.tse.jus.br, e requerer seu título, clicando em novo requerimento.
 
Gessica Dandara e Bruna Gobete (foto), são dois exemplos de eleitoras jovens atentas à inovação da Justiça Eleitoral. Elas compareceram na Central de Atendimento do TRE, em Pfuncionam os orto Velho, Rua Jacy-Paraná com Presidente Dutra, no prédio onde sete cartórios da Capital.
 
"Gostei porque facilita pra todo mundo, tanto para o eleitor quanto para a Justiça Eleitoral", disse Gessica Dandara. Para Bruna Gobete, “o novo sistema é útil e contribui facilitando a vida das pessoas pela rapidez e o eleitor poderá ser atendido com data e hora marcada", destaca. 
 
O objetivo do sistema é deixar mais rápido o atendimento à população, e Rondônia foi o primeiro Estado a implantar o Projeto "Titulo Net". Gradativamente o modelo será aplicado nos demais Estados. Após o pedido inicial (requerimento) que é feito com o preenchimento do formulário pela internet, a pessoa comparece após cinco dias a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral, Cartório Eleitoral, com o número do protocolo na internet, além de cópias do documento de identificação e comprovante de residência para efetivar o cadastro. Após isso, é só retirar o documento solicitado pela internet. O tempo médio gasto para a impressão e retirada do documento no cartório eleitoral é de dois (2) minutos.
 
Até o momento foram feitas 132 solicitações, segundo dados contabilizados desde o último dia 6, quando o sistema entrou no ar. Várias pessoas já compareceram aos Cartórios Eleitorais para retirar o título de eleitor, e a procura aumenta consideravelmente.
 
 
A implantação da novidade, no entanto, será gradual e começou por Rondônia, tendo o Estado da Paraíba, aderido no último dia 13. A seguir, virão o Distrito Federal (20), São Paulo e Paraná (27).
 
Em agosto, o cronograma prevê a implantação do projeto em Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e Rio Grande do Sul, no dia 3. Acre, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe, no dia 10 de agosto. Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, no dia 17. Amapá, Bahia, Pará, Pernambuco, Roraima e Tocantins concluem a lista no dia 24.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS