close
logorovivo2

Painel Político –(Roubo de motos vira epidemia em Porto Velho. O PAC empacou) - Alan Alex

Roubo de motos vira epidemia em Porto Velho. O PAC empacou

DA REDAÇÃO

29 de Dezembro de 2009 às 17:27

Painel Político –(Roubo de motos vira epidemia em Porto Velho. O PAC empacou) -  Alan Alex

FOTO: (Divulgação)

Roubo de motos

A coisa anda tão séria que já caiu na rotina. O furto e roubo de motocicletas na Capital virou uma epidemia. Diariamente são registrados casos nos mais diversos pontos da cidade. A tática mais comum dos marginais é andar em dois em uma moto. Eles abordam o outro motociclista e fogem. As vítimas preferidas são as mulheres que pilotam Biz. As motos de 125 cilindradas também são as mais visadas.

Agravante

Pior que ter sua moto roubada é ter que continuar pagando as parcelas para não ter seu nome sujo em cadastros de inadimplentes. A grande maioria das vítimas continua pagando o bem após o mesmo ter sido roubado e isso vem deixando muita gente com raiva.

Facilidade

Outro problema sério é a facilidade em transportar as motos roubadas. A maioria, segundo a polícia, é encaminhada para a zona rural, transitam dentro de fazendas e sítios. Outras seguem direto para a Bolívia. Com o desenvolvimento da região de Buritis e União Bandeirantes e consequentemente a aberura de novas estradas e ramais, ficou fácil ir para a fronteira. Pouquíssimas motos roubadas são recuperadas.

Evite

Transitar em períodos noturnos por ruas de pouco movimento. Evite parar em semáforos durante a madrugada. Se puder deixar a moto em casa quando for para bares e boates, melhor. Procure estacionar em locais com muito movimento. E nunca reaja ao ser abordado. Moto você compra outra, já sua vida...

Na internet

O ex-prefeito Carlinhos Camurça, sempre antenado, tratou de criar seu perfil no Orkut e vem respondendo pessoalmente a todos os que se comunicam com ele. Está feliz com o resultado. Rapidamente fechou o primeiro perfil com o número máximo de 1000 amigos e abriu outro, que já está com mais de 600. Segundo Camurça, “é uma alegria poder rever amigos e simpatizantes e falar diretamente com eles”. Carlinho sempre foi acessível quando prefeito e daí sua popularidade. Com certeza em 2010 deve completar mais uns dois perfis. O endereço do segundo perfil é http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=382628196746345595

Deflação onde?

O índice que mede o reajuste do aluguel no Brasil registra primeira deflação anual desde 1989, quando começou a ser registrado. O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), medido pela Fundação Getúlio Vargas, registrou deflação de 1,72% no acumulado deste ano, revertendo a alta de 9,81% alcançada no ano passado. O índice registrou queda de 0,26%, após alta de 0,10% em novembro. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. Só que a Fundação Getúlio Vargas esqueceu de medir os índices em Porto Velho.  Aqui a coisa descambou de um jeito, que vai demorar para voltar ao normal.

emPACou

O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) completa três anos em 2010, mas apenas 9,8% do total de 12.520 obras previstas pelo programa para 2007-2010 e pós-2010 foram concluídas. Os dados foram retiradas de um levantamento da ONG Contas Abertas baseado em relatórios estaduais apresentados pelo comitê gestor do PAC há duas semanas. Esse cálculo inclui os programas de habitação e saneamento, responsáveis por 89% das obras. A metodologia de divulgação dos números usada pela Casa Civil exclui as duas áreas desde o primeiro anúncio, mesmo estando previstas no programa e representar e formarem sua grande maioria. Mesmo com a exclusão dos dois setores no cálculo, os números ficam distantes das metas do PAC em 2010: o volume de obras concluídas sobe para 31%.

Por aqui

A coisa andou igual no restante do Brasil, ou seja, nada foi concluído. Pelo visto, não conseguir terminar o que começa não é privilégio apenas de Roberto Sobrinho. A companheirada em Brasília sofre do mesmo mal. Vai ver é prerrogativa para usar a estrelinha vermelha.

Falando nisso

Hoje (29) por volta de meio-dia, na Record News, Sérgio Melo entrevistava Marcelo Fernandes, secretário de obras da cidade. Impressionante como o secretário repetia a mesma ladainha de anos atrás, “a obra da Farquar quando ficar pronta”, “a Vieira Caúla quando ficar pronta”, “a Pinheiro Machado que ficou um espetáculo” e por aí vai. Resumindo, vamos virar o ano com os mesmos problemas. E o pior, como os mesmos secretários. Medo.

Fim de ano

Que jingle mais sem graça aquele que a prefeitura nos brindou em sua nova propaganda. Rima pobre, não tem criatividade nenhuma. É tão ruim que até a dança do quadrado pega mais.

Virada

Bastou o governo anunciar que faria uma festa de reveillon para a população que a prefeitura também inventou uma.

Anistia

Encerra nesta quarta-feira (30) o prazo para que estrangeiros regularizem sua situação no País. Em julho, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que prevê a regularização de todos os estrangeiros que entraram no Brasil até 1º de fevereiro, a expectativa do governo era a de anistiar até 50 mil pessoas, número estimado de clandestinos que vivem em território nacional. Neste período, mais de 40 mil já regularizaram sua situação. De acordo com os dados parciais, dentre os anistiados estão 16 mil bolivianos, 5,1 mil chineses, 4,5 mil peruanos, 4 mil paraguaios, além de 700 portugueses e 500 italianos. Quem ainda não se regularizou junto ao governo brasileiro tem a última chance para obter uma autorização de residência provisória. Para isso, basta procurar uma unidade da Polícia Federal até esta quarta-feira, prazo limite definido pelo decreto presidencial 6.893.

Outra

O prazo para o requerimento do registro definitivo de armas de fogo de uso permitido junto à Polícia Federal acaba na quinta-feira (31). Segundo o Ministério da Justiça, depois dessa data, quem for flagrado com uma arma em casa, sem registro, pode ser acusado de crime por posse irregular, com pena de até três anos de prisão. As armas com registro estadual devem ser recadastradas. O registro pode ser feito nas unidades da Polícia Federal, em qualquer agência dos Correios ou em um estabelecimento que mantém convênio com a Aniam, a Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições. Quem quiser devolver a arma ao governo deve levá-la para a Polícia Federal. O proprietário tem direito a uma indenização que varia de R$ 100 a R$ 300. Nesse caso, é necessário levar uma Guia de Trânsito, que está disponível no site da PF. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 0800 -727 3040. A ligação é gratuita.

Feriados

Abaixo, a relação de feriados em 2010 (apenas os nacionais)

1/1/2010 - Confraternização Universal

16/2/2010 - Carnaval

2/4/2010 – Paixão de Cristo

21/4/2010 - Tiradentes

1/5/2010 - Dia do Trabalho

3/6/2010 - Corpus Christi

7/9/2010 – Independência do Brasil

12/10/2010 - Nossa Sª Aparecida

2/11/2010 - Finados

15/11/2010 – Proclamação da República

25/12/2010 – Natal

De férias

O programa Painel Político entrou de férias esta semana e só retorna com entrevistas inéditas em fevereiro. Porém, nesse período estaremos reprisando as entrevistas que foram ao ar em 2009. Nossa produção fez uma seleção criteriosa e vocês vão poder ver e outros rever os programas. O horário continua o mesmo, a partir das 12h30min de segunda a sexta com a edição especial de domingo, a partir das 13 horas. As reprises são sempre a partir das 7h30min, logo depois do programa Dr. Cidadão, apresentado pelo médico e deputado estadual Alexandre Brito.

Novidades

E em fevereiro, quando o programa retornar, teremos muitas novidades na telinha. Inclusive uma edição aos sábados. Portanto, fique ligado no Canal 38 – Rede Brasil Rondônia de Televisão. Você se vê lá, com toda certeza.

Nas bancas

Jornal Folha de Rondônia. O maior jornal de Rondônia e que tem a maior circulação também é parceiro do programa  e da coluna Painel Político.

Twitter

O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.

Contatos

Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 9907-0701. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS