close

DIRETO DA REDAÇÃO – Os bastidores da notícia em Rondônia

DIRETO DA REDAÇÃO – Os bastidores da notícia em Rondônia

DA REDAÇÃO

5 de Julho de 2010 às 18:10

DIRETO DA REDAÇÃO – Os bastidores da notícia em Rondônia

FOTO: (Divulgação)

 
MUDAS I
 
Essa época do ano em Rondônia um dos grandes problemas climáticos que acarreta a população é o calor, em conseqüência disso o tempo seco acaba ocasionando sérios problemas de saúde. Um dos paliativos para, ao menos amenizar o impacto, seria o plantio de plantas e árvores por metro quadrado, neste caso é muito bem vindo a iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) de Porto Velho com o Disque Árvore (0800 647 5455) que está a disposição da comunidade para a doação direta de mudas de árvores. Altamente recomendável. Mas vale a população fiscalizar em cima disso, em vista do que ocorreu há alguns meses quando a Prefeitura promoveu um “mega” plantio recorde com a plantação de cinco mil mudas em cinco minutos, com ajuda de voluntários, funcionários e estudantes. O feito foi muito bem divulgado pela assessoria de comunicação da gestão municipal na época, mas esqueceram de ressaltar a sobra de mudas que foram abandonadas nas ruínas de um posto de combustível próximo do Aeroporto, na avenida Lauro Sodré (veja voto abaixo).

MUDAS II
 
O feito do recorde de plantio de mudas de árvores em Porto Velho foi registrado no dia 27 de novembro de 2009 e na ocasião o incrível foi ver que havia ainda uma quantidade considerável de sobras de mudas espalhadas e esquecidas, que poderiam ter ganho mais sobrevidas se tivessem sido doadas a instituições ou mesmo a comunidade. O legal em relação ao Disque Árvore é a sua promoção ambiental, porém a ressalva é válida para que erros do passado não se repitam. Lembrando que as “sobras” das mudas abandonadas ficaram mais de 40 dias jogadas nas ruínas no posto de combustível até o jornal eletrônico fazer a denúncia e colher junto a própria SEMA uma posição que não justificou o abandono das mudas, mas a defesa da Secretaria era de que ainda na época seria feito um replantio dessas mudas e que mesmo aquelas que haviam sido plantadas receberiam um tratamento condizente com a proposta da Prefeitura. Então tá.
 
AGUANDO O JARDIM
 
Falando nisso, a praça Marechal Rondon, que ficou popularmente conhecida como a “Praça do Baú” (localizada na avenida Sete de Setembro com a avenida Rogério Weber, centro) já teve dias bem melhores, mesmo depois da sua reforma. Em uma caminhada no final da tarde pelo local foi constatado que aos poucos ela começa a se deteriorar novamente. As águas que ficam na “cascata” (que não funciona) e mesmo ao redor do glorioso busto do herói Rondon já estão dando sinais de putrefação e virando focos de mosquitos (é necessário falar do perigo da dengue e malária?). E vale o alerta para a Prefeitura. As flores, lindas por sinal, que permeiam o local, dando uma aparência agradável e salutar, vão logo se perder, pois as folhas estão secando a olhos vistos e o jardim necessita urgente ser aguado. Um dos poucos lugares ainda que serve para a família não pode se perder dessa forma. Vamos abrir os olhos!
 
 
SEMOB
 
O secretário Raimundo Fernandes gosta de bater boca com povo e, principalmente, de participar de eventos da SEMUR (Secretaria Municipal de Regularização Fundiária). O recado aqui é direto. Caro secretário faça pelo menos o básico e quando citamos isto, estamos dizendo sobre os buracos que estão aparecendo em pleno centro da capital. Nem o serviço porco do tão falado tapa-buraco está sendo feito à contento, pois a rua Goiás, aquela que faz ligação da zona Sul com o Centro está cheia de crateras de novo e o mais novo BURACÃO da família SEMOB surgiu na avenida Almirante Barroso, em frente ao cemitério dos INOCENTES. Portanto nobre secretário trate de fazer o seu trabalho e não fique batendo boca com povo.
 
CAJURU E A COPA DO MUNDO
 
O vídeo postado no Youtube há três meses, onde Roberto Cabrini perguntou para o polêmico Jorge Cajuru: “Por que o Brasil não iria trazer a taça da Copa do mundo de 2010?”.  Enfático, Cajuru simplesmente disse: “Este pessoal da CBF já combinou tudo, pois o interesse deles é ganhar a copa sediada no Brasil em 2014, pois este grupo que está na frente há anos na CBF irá ficar mais 30 anos no poder e ficar no poder do mundo do futebol é muito bom”. Enfim, está explicado sobre a máfia do futebol que ronda todo o território nacional.
 
WWF-BRASIL E NOKIA
 
A união entre a ONG WWF-BRASIL e a empresa de telecomunicações NOKIA para combater as mudanças climáticas na Amazônia é mais um projeto que muitos grupos de inteligência do país ainda não conhecem. Segundo um informativo da WWF-BRASIL o objetivo é resgatar o tradicionalismo das comunidades ribeirinhas do rio PURUS, que passa pelo ACRE (AC), RONDÔNIA (RO) E MANAUS (AM). Tá bom. Pra quem não sabe a NOKIA também é especialista em mapeamentos via GPS e outros, entretanto ninguém sabe qual é o tipo de pesquisa que estes grupos irão realmente fazer e bom o Governo brasileiro ficar de olho.
 
TRANSITO CAÓTICO
 

Desta vez quem foi a vítima do trânsito louco da nossa capital foi o prefeito de Rolim de Moura, Tião Serraia, que em um cruzamento movimentado da capital teve seu veículo batido frontalmente por uma outra caminhonete que avançou a preferencial da via. Esse não é o primeiro e nem será o último nesse trecho, pois vale salientar que as tartarugas que fazem a redução da velocidade dos veículos em muitas ruas estão praticamente cobertas por camadas de asfaltos que foram mal colocadas por servidores da Prefeitura para tapar buracos, serviços esses mau feitos que encontramos em diversos pontos da cidade.

CONTATOS:

Você quer criticar, dar sugestões e opinar sobre a sua cidade, o seu bairro e contribuir com a coluna nos envie um e-mail. Entre em contato através do nosso e-mail: redacao@rondoniaovivo.com

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS