close

Moradores da zona Sul da capital sofrem com alagamentos devido a rede de esgotos mal feita - VÍDEO

Moradores da zona Sul da capital sofrem com alagamentos devido ao entupimento de rede de esgotos - VÍDEO

DA REDAÇÃO

23 de Maio de 2011 às 12:43

Moradores da zona Sul da capital sofrem com alagamentos devido a rede de esgotos mal feita - VÍDEO

FOTO: (Divulgação)

 

A chuva que ocorreu na ultima sexta-feira (20/05), alagou diversos domicílios dos bairros Caladinhos e Castanheira, zona sul da capital, que há anos sofre com o período de chuvas. Os bueiros instalados à rede de saneamento básico não dão conta da quantidade de água que cai nos períodos de inverno.

Com isso a população dessas localidades sofre o transtorno de ter que suspender os móveis de suas casas para tentar evitar prejuízos maiores, mas nem sempre o tempo disponível para isso é suficiente, já que as ruas começam a alagar em poucos minutos.
“A única coisa que resta a fazer é olhar sua casa se encher de água "imunda", correr o risco de adquirir doenças trazidas pela água dos esgotos, que em vez de escoarem a água, estes fazem é refluir para os domicílios dos habitantes, e depois de toda a chuva limpar a sujeira deixada pela água”, disse uma moradora do bairro, revoltada com a situação.
Entre as ruas Magno Guimarães e Abílio Nascimento, na rua Miguel Calmon tem-se uma "baixada" que é uma das primeiras a ficarem submersas. Nesta localidade além de domicílios encontram-se pontos comerciais, como um açougue, um salão de beleza, uma eletrônica e uma borracharia.
 
Outro descaso sofrido pela população é a intolerância dos motoristas que contribuem para a invasão da água, passando em alta velocidade, causando ondas que ajudam a água adentrar nas casas mais rapidamente. Devido a isso a comunidade tomou a atitude de fechar a rua com entulhos causando também transtorno no trânsito.
Vale ressaltar que uma das causas do entupimento nas bocas de lobo e que sobrecarregam a rede de esgotos diz respeito também ao acúmulo de lixo. Entulhos e detritos, muitas vezes são arrastados pela vazão da água de chuva acumulada.

“Falta também um pouco mais de consciência de alguns moradores, não todos, que espalham lixo nas calçadas e ruas”, disse um comerciante do setor.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS