close
logorovivo2

Nota da Policia Militar à sociedade Rondoniense

Nota da Policia Militar à sociedade Rondoniense

DA REDAÇÃO

28 de Junho de 2013 às 14:26

Nota da Policia Militar  à sociedade Rondoniense

FOTO: (Divulgação)

A Polícia Militar do Estado de Rondônia, por intermédio do Comando Geral vem perante a sociedade rondoniense esclarecer a cerca dos eventos ocorridos na tarde/noite do dia 26 de junho de 2013:
Manifestações públicas de reivindicações são comuns nas democracias. O papel da Polícia Militar é o de garantir a segurança dos próprios manifestantes e, também, garantir que os direitos de todos os demais sejam respeitados.
Como é de conhecimento público, houve convocação pelas redes sociais para que as pessoas comparecessem a atos de manifestação popular. Milhares de pessoas atenderam ao chamamento social, reuniram-se e no final da tarde caminharam pelas vias públicas de Porto Velho de forma ordeira e pacificamente.
A Polícia Militar está para assegurar o direito de todos, mas também para evitar a quebra da Ordem Pública. Cumpre explicar que esta, deve garantir o direito de manifestação e isso foi feito. Por outro lado, nossa instituição tem o dever de coibir o crime e prender em flagrante delito qualquer pessoa que viole as normas penais vigentes.
Cumpre ainda explicar que durante a referida manifestação popular, algumas pessoas decidiram agir como infratores e confundiram o movimento democrático e pacífico com ações de vandalismo, desobediência civil, saques, furtos, pichações, espalhamento de lixo pelas ruas e outros fatos similares. Por conta disso, alguns foram identificados e presos, outros estão sendo identificados e responderão civil e penalmente por seus atos.
À população ordeira que tomou parte na manifestação, os nossos sinceros agradecimentos dos integrantes de nossa Instituição, por demonstrarem que não é preciso ser criminoso para ser manifestante.
Somos defensores da democracia, lutamos por ela, morremos por ela e por seus cidadãos. Não saímos dos nossos lares até o trabalho para reprimir manifestações populares legítimas, saímos sim para coibir com o uso legal da força quem quer que se encontre cometendo crime e restabelecer a ordem e a segurança dos cidadãos.
Reafirmamos nosso compromisso com o cidadão rondoniense de buscar e manter a paz social. Apoiamos manifestações, porém não toleramos o crime e a desordem, reagiremos a estas ações com a energia que a sociedade espera e quer, dentro de um quadro de estrita legalidade, procedimento esse adotado por todas as polícias militares do país durante tais manifestações.
Estamos sempre dispostos ao diálogo e, caso necessário, qualquer cidadão pode entrar em contato conosco. Vale ressaltar que a tropa da Polícia Militar do Estado de Rondônia está orientada para agir com bom senso e com energia necessária aos casos que violem a lei.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS