close

QUEM É ELE?: Conheça o intérprete de Libras que é destaque nos horários eleitorais

A interpretação de Libras tem crescido e se destacado a cada dia nas emissoras de TV e nesta época em programa eleitorais gratuítos. Confira a entrevista com William Sestito um dos pioneiros da arte da língua de sinais.

DA REDAÇÃO

6 de Setembro de 2018 às 16:14

QUEM É ELE?: Conheça o intérprete de Libras que é destaque nos horários eleitorais

FOTO: (Divulgação)

 

William César Sestito é nascido em São Paulo e escolheu Rondônia há extaos 20 anos, para formar família e viver. Graduado em Tecnologia da informalçao , trabalhou no Senai e teve a oportunidade de ministrar aulas para uma turma de surdos em  2000.

 

Foi paixão ao primeiro gesto, pois ele não tem parentes ou pessoas próximas surdas. Resolveu então aprender líbras e foi o quarto intérprete da capital a atender uma comunidade que hoje chega a 22 mil pessoas no estado, segundo o IBGE no senso de 2010.

 

O sistema de Libras foi regulamentado desde 2002 como a segunda lingua do Brasil por meio da Lei 10.436. Co diferenças de regionalismo e mudanças entre países no Brasil a influencia é francesa, desde quando veio o primeiro interprete ao Rio de Janeiro, pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A pedido de D. Pedro II, que tinha um sobrinho surdo, começou aí a importância desta arte.

 

Campanhas

Docente desde o ano 2000 William ministra aulas de Tecnologia da Informação em várias disciplinas e tem formado vários surdos desde a informatica básica até montagem e manutenção de computadores e notebooks, e desenvolvimento de software.

 

De 15 anos para cá passou a ser procurado por diversas legendas e coligações para atender nos programas de proaganda eleitoral gratuíto onde presta serviços, e sempre chama atenção pela sua forma dinâmica de interpretar. Desde dezembro do ano passado, por meio da Resolução do TSE, é obrigatorio legenda, janela de interprete e audio descrição.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS