close
logorovivo2

FOTOGRAFIA DE PARTO: Especialista fala sobre carreira e como é lidar com a vida a cada nascimento

A busca tanto pelo serviço e por fotógrafos especializados em parto tem crescido cada vez mais, afinal de contas, um pequeno deslize durante o nascimento de uma criança pode pôr por água abaixo todo o trabalho

TPM BLOG

15 de Maio de 2019 às 14:10

FOTOGRAFIA DE PARTO: Especialista fala sobre carreira e como é lidar com a vida a cada nascimento

FOTO: (Divulgação)

Captar um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher não é pra qualquer um. A busca tanto pelo serviço e por fotógrafos especializados em parto tem crescido cada vez mais, afinal de contas, um pequeno deslize durante o nascimento de uma criança pode pôr por água abaixo todo o trabalho. Captar o momento exato do nascimento requer muito mais que apenas técnicas e bons equipamentos: requer sentimento. E é exatamente sobre isso que vamos falar aqui neste bate papo. Para satisfazer nossas dúvidas e curiosidades, o TPM Blog conversou com a fotógrafa de parto, Rafaela Melo.

 

 

TPM Blog: Como você entrou na fotografia?

 

Rafa Melo: A fotografia sempre foi uma paixão, porém uma brincadeira cara. Somente com quase 30 anos consegui comprar minha primeira câmera profissional.

 

 

TPM Blog: Porque decidiu pela especialidade em fotografia de parto?

 

Rafa Melo: Não foi uma escolha minha. Digo sempre que fui escolhida por Deus. Pois foi tão de repente, que não tive como dizer não. Me confiar registrar o dia mais importante de uma mulher, de um homem, é de muita responsabilidade e gratidão.

 

 

TPM Blog: Sua lente são seus olhos. Como você enxerga esse momento especial e capta esses momentos ?

 

Rafa Melo: Num primeiro momento,  foi de muito estudo e pesquisa, por ser um momento muito íntimo (seja qual tipo de parto for). Buscando sempre não ser invasiva e captar o real sentimento e importância daquele momento. Sempre me coloco no lugar daquela mãe (por ser mãe também) e isso me dá sensibilidade para agir não só apertando o botão da câmera. É preciso carinho, confiança, cuidado…

 

 

TPM Blog: Nem sempre o parto sai como esperado. Como o fotógrafo de parto lida com isso?

 

Rafa Melo: Durante o procedimento, seja ele natural ou cesárea, entro muda e saio calada. A minha comunicação é basicamente com os olhos, a não ser que a equipe médica fale comigo. Combino alguns “códigos” com o acompanhante, que muitas vezes é o pai. E tem a hora certa para fotografar tudo. Caso haja alguma intercorrência, eu busco fotografar o rostinho do bebê e junto com a mãe. Já desisti de não me envolver. Eu me envolvo e sinto tudo junto com a mãe.

 

 

TPM Blog: Na hora de fotografar, existe diferença entre o parto normal ou cesária?

 

Rafa Melo: Tecnicamente a diferença entre um parto cesárea e normal é a duração do parto/trabalho de parto. Cada procedimento com suas peculiaridades. Me arrepio nos dois. Me sinto abençoada em poder ver nascer uma vida.

 

 

TPM Blog: Como é participar de um momento desses tão único e íntimo para os pais e família?

 

Rafa Melo: Por ser um momento tão íntimo, me sinto íntima! As pessoas me confiam registrar esse momento “sem restrições” e muitas vezes não me pedem absolutamente nada. Elas só falam: “Vai e faz o que você sabe fazer! Pois eu sei que as fotos ficarão lindas!”.

 

 

TPM Blog: Depois que a criança nasce, como fica o seu relacionamento com cada família e bebê?

 

Rafa Melo: Eu convivo com eles! São meus filhos também! Tem mãe até com ciúme das outras. Não esqueço o nome de nenhum bebê, mas agora os nomes estão se repetindo… e a lista aumentando de tanto amor! As mães me mandam fotos/vídeos do crescimento do bebê, mandam mensagens de força, de oração, de saudade…

 

 

TPM Blog: O fotógrafo de parto também se emociona? Como você lida com isso?

 

Rafa Melo: No meu caso, eu seguro a minha emoção no procedimento. Porque o foco não sou eu. Porém editando e revendo as fotos, eu choro, me arrepio, oro… e agradeço a Deus por conseguir unir a técnica ao sentimento para fotos tão fortes.

 

 

TPM Blog: Qual foi o momento mais marcante durante sua carreira?

 

Rafa Melo: O momento mais marcante foi quando eu fiz 2 partos em um dia, e o primeiro parto “sem vínculos emocionais”, isto é, consegui fotografar um parto sem conhecer a mãe, o pai, a família, o médico, e ainda assim me emocionar e tirar fotos lindíssimas e igualmente fantásticas! Foi quando eu percebi que independente da família, o nascimento de um bebê é importante para mim como pessoa. Não é só um click, é uma responsabilidade que não espera. Por mais que trabalhamos com prazos e data, o bebê nasce na hora dele, e eu estou 24h à disposição dele.

 

 

TPM Blog: Como especialista, o que pode dizer aos que pretendem ingressar nesse ramo da fotografia?

 

Rafa Melo: A dica é: Tente! As pessoas pensam que fotografar parto é só sangue. O que não é verdade! Tem tantas outras coisas mais fortes, que o sangue torna-se mínimo. Registrar uma cirurgia não requer sentimento. Mas fotografar o dia mais importante de alguém, o nascimento de um bebê que vai mudar a vida de uma família toda… ahhh é preciso muita sensibilidade. Muita cautela e cuidado em não fazer uma fotografia invasiva, em não interferir no procedimento médico e pensar primeiramente na vida da mãe e do bebê.

 

 

TPM Blog: Porque procurar um especialista? 

 

Rafa Melo: O especialista saberá se portar na sala de parto e/ou centro cirúrgico, independente do que possa acontecer nesse lindo processo. Saberá o momento de fotografar e o momento de parar. Saberá o limite da exposição de um momento tenso, de um médico mais discreto. Um especialista, respeita e vê a mãe como humano. Te faz se sentir segura e confiante.

 

 

 

 

 

*Rafa Melo é publicitária, fotógrafa jornalística e documental, especialista em Fotografia de Parto por Thalita Castanha, referência em fotografia de Parto no Brasil, com acesso aos maiores centros maternos como Albert Eintein, ProMatre SP, Maternidade São Luiz, Maternidade Santa Joana.

 

Contato: (69) 99257-8776

 

Fotos: Instagram @rafamelofoto 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS