close

MAU EXEMPLO: Em vídeo, Hildon Chaves pilota máquina pesada e despreza normas de segurança do trabalho

Simplesmente nenhum dos trabalhadores que foram filmados operando as máquinas estavam de acordo com o que tange a Lei

DA REDAÇÃO - JOÃO PAULO PRUDÊNCIO

22 de Outubro de 2019 às 10:58

MAU EXEMPLO: Em vídeo, Hildon Chaves pilota máquina pesada e despreza normas de segurança do trabalho

FOTO: (Divulgação)

Solidificado nas últimas décadas como um alento aos trabalhadores em todo o país que desempenham atividades que colocam a sua integridade física em risco, as normativas de segurança do trabalho asseguram o bem maior de qualquer pessoa, a vida.

 

Porém em Porto Velho, capital de Rondônia, registros realizados nos canteiros de obras em diversos pontos da cidade mostram o quanto ainda é difícil fazer com que a cultura da segurança do trabalho faça parte da atividade laboral e se torne algo efetivo.

 

O pior é quando o mau exemplo vem de quem deveria justamente fiscalizar e buscar a validação dessas normativas. É o caso do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), que na última semana subiu em um rolo compactador de asfalto, pilotou a máquina e não se preocupou em nenhum momento com qualquer equipamento de segurança.

 

No vídeo que foi divulgado por seus próprios apoiadores nas redes sociais é possível perceber que a falta de segurança no ambiente de trabalho não estava apenas sendo registrado por parte do prefeito que subiu à máquina para “tirar foto”. Simplesmente nenhum dos trabalhadores que foram filmados operando as máquinas estavam de acordo com o que tange a Lei.

 

O que diz a Legislação

 

De acordo com a Portaria MTb n.º 877, de 24 de outubro de 2018, para que o prefeito Hildon Chaves, ou qualquer outro servidor do município operasse ou apenas subisse em cima dessa máquina em movimento seria necessário equipamentos mínimos para proteção da cabeça, ou seja, ao menos um capacete.

 

Por se tratar de uma máquina pesada e com uma grande intensidade de barulho, é necessário um protetor auricular, como a máquina realiza uma operação com piche também se faz necessário à utilização de luvas. Isso, além de proteção respiratória por ser um trabalho direto com um componente químico.

 

Especialista

 

De acordo com o consultor e técnico de segurança do trabalho, Edivaldo Coelho, atualmente essas normativas não vem sendo cumpridas em grande parte dos canteiros de obras publicas da municipalidade.


“A prefeitura de Porto Velho possui um setor especifico para a fiscalização e elaboração das atividades de risco desempenhada por seus servidores, porém o que vemos é uma total falta de cumprimento dessas normas que zelam pela segurança dos trabalhadores”, afirmou Edivaldo Coelho.

 

Sem retorno

 

A reportagem buscou contato com a Secretaria Municipal de Obras – SEMOB, porém sem sucesso, da mesmo forma foi realizada diversas tentativas de contato através do telefone da Coordenadoria de Comunicação do Município e ninguém atendeu, mesmo se tratando de horário de expediente.

 

As infrações às normas de segurança do trabalho registradas no vídeo de Hildon são passiveis de penalizações através de multa.


Confira vídeo:

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS