close

CRÉDITO: Futuros agentes de microcrédito são capacitados pelo Sebrae

Estão em preparação 19 agentes que vão orientar e buscar recursos para empreendedores

ASSESSORIA SEBRAE

8 de Novembro de 2019 às 17:49

CRÉDITO: Futuros agentes de microcrédito são capacitados pelo Sebrae

FOTO: (ASSESSORIA SEBRAE)

Quando o economista de Bangladesh Muhammad Yunus criou o Grameen Bank, seu objetivo foi acabar com a pobreza, ele era o presidente e o governo de Bangladesh o principal acionista. Trata-se de um banco que oferece intensivamente microcrédito para milhões de famílias. Desde 1970 em seu discurso, Yunus afirmava que é impossível ter paz com pobreza e antes dessa data a  palavra "microcrédito" não existia. Yunus a utilizou para designar um tipo de crédito, criado por ele, cujo objeto principal não são os pequenos produtores, mas sim as populações pobres, que não têm absolutamente acesso a qualquer outro tipo de crédito. O Sebrae incentiva a utilização desse instrumento para garantir recursos que possam ser investidos, por pessoas que precisam de aporte financeiro para iniciar suas atividades empreendedoras.

 

Com a proposta de preparar agentes que assistam futuramente aos empreendedores que procuram esses recursos, foi realizada em Pimenta Bueno a primeira turma de agentes de microcrédito.  A capacitação aconteceu no período de 5 a 7 de novembro em parceria com o Sistema de Cooperativas do Brasil (SICOOB) Credip, Associações Comerciais e Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) dos municípios de Espigão do Oeste, São Felipe, Novo Horizonte, Cacoal, Pimenta Bueno, Alta Floresta, Rolim de Moura e Nova Brasilândia.

 

Foram preparados 19 futuros agentes de microcrédito para que possam colaborar de maneira efetiva com a orientação para acesso às linhas de microcrédito disponibilizadas   pelas instituições financeiras. A preparação também contribuiu para que os agentes exerçam um importante papel no desenvolvimento socioeconômico nos seus municípios com apoio e orientação aos empreendedores que buscam estas linhas de crédito como forma de crescer, se desenvolver e gerar renda.

 

De acordo com Liliane Cougo, analista do Sebrae em Rondônia, essa foi a capacitação inicial, o programa não termina aí, os agentes continuarão a receber instruções e terão nova fase de aprimoramento para bem cumprirem suas metas. Na primeira etapa receberam orientações teóricas e práticas sobre os conceitos do microcrédito, as características do público alvo dos programas de microcrédito, os conceitos básicos de gestão e as ferramentas para análise de crédito e gestão da carteira, levantamento de informações para elaboração e análise da viabilidade do empreendimento, dentre outros temas de espeial relevância. Brevemente será marcada a data para início da nova capacitação e após sua conlusão serão avaliadas as resultantes, para então ter início uma série de outros municípios que terão seus agentes capacitados.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS