GRIPE AVIÁRIA: Estado de emergência zoosanitária é declarado em Rondônia

Medida é tomada sempre que há risco de doença se propagar entre animais

GRIPE AVIÁRIA: Estado de emergência zoosanitária é declarado em Rondônia

Foto: Peter Garrard Beck/Getty Images

Em Rondônia, uma situação de emergência zoossanitária foi declarada devido à presença da gripe aviária. O governo estadual emitiu um decreto oficial em resposta à detecção do vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves no Brasil.

 

O decreto estabelece a suspensão de exposições e eventos que envolvam a reunião de aves por um período de 90 dias, a partir de 21 de setembro de 2023.

 

Anteriormente, o Ministério da Agricultura já havia declarado um estado de emergência zoossanitária com duração de seis meses devido à gripe aviária (H5N1). Até o momento, não houve confirmação de casos em Rondônia, mas oito casos foram registrados no Espírito Santo e dois no Rio de Janeiro.

 

A declaração de estado de emergência zoossanitária é feita quando há risco de rápida disseminação de uma doença entre animais. Isso permite que o governo tome medidas preventivas para conter um surto da doença.

 

É importante observar que essa emergência está relacionada à saúde dos animais, não sendo, por enquanto, um alerta direto à saúde humana, embora as medidas de prevenção também sejam cruciais, pois existe o potencial de transmissão da doença para os seres humanos.

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?
Qual sua opinião sobre a ‘Operação Corta Giro’ do Detran?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS