DERRETENDO: Previsão de nova onda de calor deve chegar ao país em dezembro

Nos próximos dias as temperaturas irão se elevar em grande parte do Brasil em mais um episódio de onda de calor

DERRETENDO: Previsão de nova onda de calor deve chegar ao país em dezembro

Foto: tempo.com

A última frente fria que passou pelo Brasil foi responsável por derrubar as temperaturas em grande parte do Centro-Sul do país, trazendo um agradável refresco para as regiões que sofreram vários dias com ondas de calor e temperaturas muito acima do normal nos últimos meses.
 
Porém, esse refresco está com os dias contados, uma nova onda de calor deverá se instalar sobre o Centro-Sul do Brasil a partir dessa semana! Como dissemos anteriormente, dezembro será um mês mais quente do que o normal e as previsões indicam uma abrupta elevação nas temperaturas já nos próximos dias, principalmente a partir do final da semana.
 
Os termômetros poderão chegar facilmente aos 35°C e próximo dos 40°C em algumas partes do Brasil. Essa onda de calor não será tão intensa e duradoura como os episódios de setembro e novembro, mas ainda sim ela será intensa em algumas regiões e poderá provocar efeitos negativos na saúde da população e também ao meio-ambiente. Vamos conferir a previsão!
 
Dias de muito calor a frente!
 
Após o afastamento do ciclone que provocou chuvas em partes do Sudeste no início desta semana, um padrão de crista em médios níveis da atmosfera se configurará sobre o Centro-Sul do Brasil já nesta terça-feira (12), o que já deixará o tempo mais estável e ensolarado, principalmente na região Sul. Esse padrão persistirá na região e inclusive poderá se intensificar, resultando na formação de um bloqueio atmosférico na quinta-feira (14).
 
A nova onda de calor deverá ocorrer entre os dias 14 e 20 de dezembro, com temperaturas que poderão ficar até 10°C acima da média na porção central do Brasil.
 
Dessa forma, espera-se que a partir do meio dessa semana as temperaturas irão se elevar gradualmente até valores muito acima da média esperada para a estação, principalmente durante o final de semana, quando o calor ficará ainda mais intenso!
 
 
O Centro-Oeste será a região mais propensa a registrar temperaturas máximas de 40°C por mais dias seguidos! Esse é o caso da capital de Mato Grosso, Cuiabá, que deverá ver os termômetros chegarem ou até mesmo ultrapassarem os 40°C a partir de sábado, se mantendo assim até segunda-feira. O calor também será intenso na madrugada e nas primeiras horas do dia, com temperaturas mínimas da ordem de 27°C ou mais.
 
Mas o calor intenso dessa vez não poupará o Sul, que poderá registrar temperaturas semelhantes às do Centro-Oeste do país! Na cidade gaúcha de Santa Maria, por exemplo, as máximas poderão ficar próximas dos 40°C no final de semana, principalmente no domingo, e as mínimas chegarão a 26°C.
 
No estado de São Paulo, o calor também promete ser intenso, especialmente no interior do estado durante o final de semana, quando o tempo estável e ensolarado fará com que as temperaturas máximas ultrapassem os 40°C. Em Araçatuba, os termômetros poderão chegar a 42°C na segunda-feira.
 
O calor intenso também afetará outros estados como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Bahia. Todos esses estados registrarão temperaturas da ordem de 5 a 10 °C acima da média para essa época do ano entre a segunda metade desta semana até o início da semana que vem, o que caracteriza uma onda de calor.
 
Já sabemos quando essa onda de calor irá acabar?
 
Apesar de ainda nem ter começado, já podemos estimar quando será o fim dessa primeira onda de calor de dezembro. De acordo com o modelo do ECMWF, a partir do dia 19 o padrão de bloqueio irá se enfraquecer e começará a se desconfigurar, com isso os ventos mais frios vindos de sul voltarão a amenizar as condições de tempo no Brasil. As temperaturas começarão a cair já na segunda (18) na região Sul, e irão diminuir com o passar dos dias nas demais regiões do Brasil.
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?
Você é a favor do uso da linguagem neutra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS