BANZEIRO – Com a casa prestes a desmoronar ribeirinha é expulsa pela força da água - Vídeo e Fotos
Segunda-Feira, 23 de Janeiro de 2012 / 12:36
Na casa que será logo mais arrastada pelo forte banzeiro que insiste em bater de forma inédita e assustadora naquela região já não mora Maria José e sua família, que foram “expulsas” pela erosão de todo o terreno que antecedia a residência ao rio Madeira e agora estão abrigadas na casa de parentes.
Na manhã desta segunda-feira (23) a equipe do Rondoniaovivo encontrou apenas o ribeirinho Jandeir Farias de Oliveira que com um olhar triste assiste a destruição da área de acordo com ele oferecia uma vida feliz há pouco tempo atrás.
“Aqui a vida era boa, tinha muito movimento do pessoal pescando, muita plantação, mas hoje em dia perdemos tudo que existia a 60 metros que foram engolidos pelo banzeiro. Tudo isso começou a partir da construção da usinas, nunca havia acontecido isso em nossa região, hoje é apenas tristeza”, concluiu Jandeir Farias.
O Consórcio
Mesmo com a comunidade ribeirinha afirmando veementemente que a gravidade da situação e a força do “Banzeiro Assassino” iniciaram-se ao mesmo tempo em que as comportas da UHE Santo Antônio foram abertas os representantes do consórcio responsável pela construção da usina permanecem afirmando que toda a devastação que se abateu sobre essa comunidade é fruto apenas da cheia do rio, desmentindo assim os relatos de cidadãos que moram nessa região há décadas, bem antes da chegada de qualquer construtora ou consórcio.
A força do banzeiro continua a assustar qualquer pessoa que passe pela localidade, é claramente perceptível a alteração da normalidade do movimento do rio Madeira fato que pode ocasionar um desequilíbrio na rica vida animal dentro e ao entorno do rio.
Enquanto isso na residência onde Maria José viveu parte de sua vida com seus filhos e netos restam apenas o vazio de uma vida arrastada pelo “progresso” ou “irresponsabilidade”, além da certeza de que as benesses oriundas da construção da gigante hidrelétrica parece não chegar aos rondonienses mais humildes.
Fonte: Rondoniaovivo - João Paulo Prudêncio/Imagens: Luiz Júnior
Comente direto no Facebook
Últimas Notícias
-
16:52
-
16:50
-
16:24
-
16:13
-
15:44
-
15:15
-
15:03
-
14:59
-
14:50
-
14:58
-
14:44
-
14:42
-
14:33
-
14:24
-
14:20
-
14:19
-
14:13
-
14:10
-
13:55
-
13:52
-
13:50
-
13:41
-
11:36
-
11:24





