EXCLUSIVO - Brasileiros expulsos da Bolívia passam necessidade no Brasil enquanto aguardam morosidade do Incra - Rondoniaovivo.com - NOVO TELEFONE: (69) 3229-8673 "Se estamos lá estamos correndo perigo. Se estamos aqui estamos abandonados, mas pelo menos no rio Mamu nós temos o que comer", relatou o seringueiro Piedade".

 

EXCLUSIVO - Brasileiros expulsos da Bolívia passam necessidade no Brasil enquanto aguardam morosidade do Incra

Quinta-Feira, 08 de Julho de 2010 / 13:53

O seringueiro brasileiro Luís Piedade, expulso da Bolívia por zafreros bolivianos do rio Mamu, procurou o professor Marquelino, líder do projeto Ecocidadania de uma escola estadual no distrito de Extrema para pedir ajuda. Segundo relata o seringueiro, está havendo muita demora por parte do governo Brasileiro em realizar o reassentamento dos seringueiros no estado do Acre.
 
A área destinada aos brasileiros fica localizada no trecho que liga Rio Branco a Brasiléia e a expectativa é que o INCRA possa finalmente realizar este trabalho.
 
Em virtude da demora do Governo Federal em resolver o problema fez com que vários Seringueiros retornassem para o Rio Mamu em busca de sobrevivência. '' O jeito que tem é nós arriscar a vida ", disse o seringueiro Luís Piedade.
 
Em novembro do ano passado o INCRA esteve em Extrema de Rondônia a mando da Presidência da República para acompanhar de perto o desfecho final do repatriamento dos seringueiros, mas infelizmente até agora o problema não foi solucionado.
 
O INCRA foi representado pelo senhor Gerson Beoter da base de Santarém do Pará e pelo chefe da unidade avançada de Brasiléia, Guilherme Bibiano. "Se estamos lá estamos correndo perigo. Se estamos aqui estamos abandonados, mas pelo menos no rio Mamu nós temos o que comer", relatou o seringueiro Piedade".

O professor disse que irá manter contato com o INCRA de Brasília para saber como anda o desenrolar do processo de reassentamento dos Brasilianos. "A morosidade é muito grande e os seringueiros não podem mais esperar", finalizou o Professor Marquelino. 

SAIBA MAIS SOBRE O CASO:

EXCLUSIVO - Brasileiros expulsos por "paramilitares" bolivianos pedem assentamento no Brasil

ITAMARATI E OIM estarão em Extrema para solucionar situação de seringueiros expulsos da Bolívia

REPATRIADOS - Seringueiros expulsos da Bolívia vão ser reassentados pelo Incra no Acre

VEJA VÍDEO DE DEPOIMENTO DE LUIS PIEDADE NA ÉPOCA DA EXPULSÃO DA BOLÍVIA

 

 

-- --

Fonte: assessoria

Comente direto no Facebook

Últimas Notícias

Veja Mais

Publicidades