Terça-Feira, 26 de Julho de 2011 às 16:18

POVOS INDÍGENAS – Missionários Norte-Americanos amparam índios após Funasa abandonar posto em Lábrea (AM) – Fotos e vídeo

Os missionários Norte-Americanos Frederick Boloey e Paula Boloey estão trabalhando há mais de 25 anos no estado de Rondônia e demais regiões do Norte do Brasil. A tribo designada a realizar os últimos trabalhos missionários é  mais conhecida como; Deni, Localizada a Oeste de Lábrea, estado do Amazonas, as margens do rio Cunhuá, afluente do rio Purus. A área por ser muito remota, as equipes de trabalho de saúde e missionárias só chegam de avião, pois é muito difícil chegar até a tribo pela navegação fluvial.
Com uma população média de 1.000 indígenas espalhados pelo percurso do rio Cunhuá, os índios vêm sofrendo com as constantes epidemias de tuberculose, pneumonia e malária, pois há mais de 30 dias o único posto da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) que ainda estava próximo da tribo abandonou levando todos os remédios que restavam nas prateleiras da respectiva unidade.
De acordo com a missionária Paula Boloey, as crianças indígenas são as principais vítimas das doenças tropicais. Tanto é que uma criança morreu neste período de 30 dias de retirada dos funcionários da FUNASA da área indígena. Os missionários estão com cinco indígenas da tribo Deni, dentre eles o cacique, dois índios, uma índia e sua filha há mais de 20 dias em suas dependências.
Segundo os missionários, os indígenas da tribo Deni do Amazonas estão querendo ir embora de suas terras, após a retirada da FUNASA, pois os vírus das doenças tropicais estão se espalhando rapidamente pelas comunidades indígenas e ribeirinhas. Com isto, Paula Boloey e Frederick Boloey estão arcando com as despesas dos indígenas através de recursos próprios. Pagando até passagens de avião para poder salvar vidas indígenas. Os missionários relataram a reportagem do Rondoniaovivo.com na tarde da última segunda-feira (25) que os próprios funcionários da FUNASA foram os que informaram os dados telefônicos dos missionários aos indígenas para que estes fossem socorridos.
Diante das circunstâncias, os Norte-Americanos solicitam ajuda do Governo do Estado de Rondônia, do Amazonas e principalmente do Governo Federal para que eles investiguem e solucionem o problema da saúde indígenas nesta área inóspita da região norte do Brasil.

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA AMPLIAR.

Fonte: Rondoniaovivo.com - Maique Pinto (srte-928) - Fotos - Luiz Júnior (srte-973)

PUBLICIDADE
armindo dos santos targino

É dona Maene,é por causa de pessoas pueril demais,ou "idiotas" que o nosso Brasil e o nosso mundo está desse jeito. São de pessoas iguais a senhora que os nossos politicos gostam. Possoas iguais a senhora que acreditam em tudo é que fazem cada dia mais charlatões abrirem igrejas para explorar a estupidez humana. É por causa de pessoas iguais a senhora que povos se matam por governos corruptos. É por causa de pessoas "boazinha" iguais a senhora que existem o estelionatário. Muitas vezes a estupidez das pessoas não as deixam ver que na natureza só sobrevive omais forte! Saiba que, é como já dizia Thomas Hobbes " O homem é lobo do homem"

Maene Lima

Pensamentos de pessoas como o Sr.Armindo dos Santos é que transformam nosso país num país egoísta e sem possibilidades de melhoria de vida para todos... Ainda existem sim pessoas com o coração bom com unico intuito de ajudar o proximo!! Em vez de criticar a atitudes dos americanos, faça sua parte e ajude o proximo caso precise de ajuda!! Pois o Sr. Tambem precisará de ajuda um dia!! Se fosse pra ter esse pensamento egoísta Deus não teria nos criados e nos dito para multiplicarmos..com esse pensamento o Sr. deveria viver sozinho..já que não acredita na bondade do proximo!!
P.s: Adorei os outros comentarios!!

Luiz Augusto de Freitas Guimarães

Concordo inteiramente com KHMER VERMELHO - 26/07/2011, sem reparos.

armindo dos santos targino

"Ninguém faz nada pelo seu vizinho, desde que não seja por interesse" Quando o tal do americano fizer algo por alguem é porque ele está querendo algo em troca.

Marcelo Tenório Matos Júnior

A questão indígena no Brasil é um problema de Soberania Nacional. Contudo, com a Criação da Secretaria de Atenção a saúde do ìndio (SESAI) no fim de 2010, todas as ações indígenas que pertenciam a FUNASA foram passadas Diretamente para a Administração Direta. Os Distritos Indígenas Pertencem agora a SESAI. Infelizmente os indígenas (principalmente) achavam que a criação desta Secretaria seria a solução dos problemas mas esqueceram que os problemas vem de uma série de descasos que veem de várias anos praticado pelo Governo Federal.

Árlisson Cruz

Concordo plenamente com o comentario do Jonie Torres Silva e Helena, e nesse futuro bem próximo o país que um dia era alto suficiente em materiaprima dependerá dele mesmo e com o risco de ser \'"dominado" por um novo Brasil que por muito tempo ficou indefeso...

HELENA

Inteligentissimo o comentario do Jonie Torres Silva, só tem um porem no meu modo de pensar, acho que o governo ja cedeu nossa amazonia a mto tempo, pela sua incapacidade cultural e politica, é um vergonha (robando o jargão do Boris Casoy) estamos entregando todo o nosso patrimonio a esses gringos cheios de discursos politicamente correto e uma ganacia visivel em nossas terras ricas em mineiro, em fauna, flora. Que pena...

KHMER VERMELHO

Fico imaginando a real intençao desses missionários norte-americanos, dentre outros que por aqui pela regiao amazonica se instalam, com a desculpa de cuidar dos índios, criam ONG`s, se instalam no País e vivem tranquilamente, muitas das vezes furtando nossa biodiversidade e enviando pra fora, com a biopirataria. E nao é so com os índios nao, com os ribeirinhos também, esses estrangeiros, vem pra ca e com desculpa esfarrapada de ajuda-los, ficam iludindo essa populaçao sem instruçao, com dolares, eletroeletronicos, etc..., tudo bancado pelos cofres estrangeiros, que tem muito interesse na Amazonia. O nosso país é uma vergonha, pois tudo quanto é estrangeiro entra no Brasil, faz e acontece, agora vai um brasileiro, cito como exemplo, Guayaramerim, na Bolívia, vai um brasileiro lá e discute com um boliviano daquele, pra ver o que acontece, vai preso e pega uma cossa e só sai de lá com a ajuda do Consulado, e isso se o Consulado se mexer pra fazer alguma coisa. Nao vejo com bons olhos, esse monte de estrangeiro dentro do meu país, alegando proteçao aos indios, ribeirinhos, etc... Enquanto o Brasil, que teria que avocar a responsabilidade para sí nao o faz, vem os de fora e fazem, é preocupante. Isso é vergonhoso. E nao me venham dizer que sou preconceituoso e intolerante com as naçoes estrangeiras, pois nao sou, so acho que é cada macaco no seu galho, ou como diz a letra daquela música: cada um no seu quadrado!

Jonie Torres Silva

Nao tá muito longe não, mas o futuro do Brasil será o seguinte, os indios se organizarão e criarão um novo estado/nação dentro do Brasil e isso pelas regiões da Amazônia. E isso já esta acontecendo pois tem indios indo estudar nos EUA e nos paises da União Europeia sendo educados politicamente. Breve esses voltarão e quererão terras que por direito eram deles pois os indios já habitavam aqui a seculos atras e o Governo do Brasil terá que ceder.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rondônia 30/07/2015 17:57

MP discute estratégias para construção de política estadual

Cujubim 30/07/2015 17:39

Criança morre após ser atropelada

Jaru 30/07/2015 17:19

Criança recém-nascida é empenhorada para pagar dívidas de drogas

Capital 30/07/2015 16:42

A maravilha chamada Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - Por Humberto Oliveira

Guajará- Mirim 30/07/2015 16:28

PM desarticula quadrilha que agia no assalto e transporte de motocicletas

Rondônia 30/07/2015 16:16

Ministro entrega equipamentos para modernização

Cultura 30/07/2015 16:09

Cantor Sandro Bacelar prepara lançamento de novo CD

Colorado do Oeste 30/07/2015 15:53

Recuperação da Estrada do Boi avança mais de 50 quilômetros

Rondônia 30/07/2015 15:41

Audiência Pública debaterá a implantação dos centros

Vilhena 30/07/2015 15:05

Motoqueiro quebra perna em colisão com carro na BR

Justiça 30/07/2015 14:28

Prefeitura E MPT garante direitos dos trabalhadores do transporte coletivo

Ji- Paraná 30/07/2015 14:38

Erros de engenharia custam mais de R$ 6 milhões

Brasil 30/07/2015 14:26

Sobrevivente da Kiss morre dois anos após tragédia

Ariquemes 30/07/2015 14:22

Dupla suspeita de vários roubos é presa com arma de fogo

Rio Crespo 30/07/2015 14:17

Elemento é preso após matar desafeto a facada

Cacoal 30/07/2015 11:26

Cesta Básica aumentou 10,18% no 1º semestre de 2015

Comércio e Indústria 30/07/2015 11:24

Célia Campos lança campanha à presidência do SINDSAÚDE/RO

Política 30/07/2015 11:20

Léo Moraes cobra reforço de patrulhamento policial

Guajará- Mirim 30/07/2015 10:40

Polícia Militar recupera motocicleta roubada

Cultura 30/07/2015 10:35

Arraial da Associação São Tiago Maior começa amanhã (31)