Projeto beneficia comunidade quilombola no Vale do Guaporé
Quinta-Feira, 19 de Julho de 2012 / 10:06
![]() |
Juntamente com Pedras Negras, também faz parte da cobertura do projeto a comunidade de Rolim de Moura do Guaporé, conhecida como Porto Rolim. Ambos ficam no município de Alta Floresta do Oeste.
Sob gestão do Sebrae/RO, o projeto tem a parceria da organização não-governamental Vida Nativa e o apoio de empresários da região e do governo de Rondônia.
Entre as propostas para melhoria da qualidade de vida das famílias quilombolas de Pedras Negras, estão previstas ações como melhoria da infraestrutura básica (água potável, energia, comunicação e geração de oportunidades de trabalho e renda a partir do extrativismo de castanha – agregando valor ao produto, ecoturismo e turismo de pesca esportiva).
“As ações previstas no projeto foram planejadas com a comunidade a partir de um diagnóstico socioeconômico da realidade local e da aplicação da metodologia Condicionantes, Potencialidades e Deficiências (CPD). Isso permitiu se estabelecerem as propostas para um desenvolvimento sustentável”, informa Adônis Zimmermann, consultor do projeto.
Cardápio
Em agosto, um grupo de 25 quilombolas será capacitados com o curso de guia de pesca, na área de turismo. No início de julho, ocorreu em Pedras Negras o primeiro curso de qualificação de mão de obra em culinária à base de peixe – pratos criativos utilizando espécies menos nobres como traíra, piranha e pirarara. Durante o curso foram criados pratos como torresmo de couro de peixe, com derivados como lingüiça, quibe, fishburger, nuggets, croquetes, caldos, além do peixe defumado.
Para a comunidade de Porto Rolim, as ações do Projeto Turístico na Região de Pimenta Bueno incluem o fomento de pequenas culturas agrícolas, com ênfase no urucum, e no fortalecimento do turismo de pesca esportiva. A ação conta com boa estrutura turística obtida como resultado do projeto Caminho das Águas.
Fonte: Assessoria
Comente direto no Facebook
Últimas Notícias
-
15:10
-
15:05
-
15:08
-
14:58
-
14:56
-
14:52
-
14:42
-
14:42
-
14:34
-
14:25
-
14:23
-
14:10
-
13:44
-
12:00
-
11:51
-
11:48
-
11:44
-
11:40
-
11:36
-
11:31
-
11:28
-
11:21
-
10:12
-
9:56
-
9:37
-
10:11
-
9:29
-
9:21

.jpg)


