Projeto Leitura na praça atrai crianças e jovens ao mundo dos livros - Rondoniaovivo.com - NOVO TELEFONE: (69) 3229-8673 Projeto Leitura na praça atrai crianças e jovens ao mundo dos livros

Anterior

19/04/2011

Anterior

Próxima

19/04/2011

Próxima
Página Inicial
Rondônia ,
Twitter Rondoniaovivo.com YouTube Rondoniaovivo.com Facebook Rondoniaovivo.com Rss Rondoniaovivo.com

Projeto Leitura na praça atrai crianças e jovens ao mundo dos livros

Terça-Feira, 19 de Abril de 2011 / 15:01

 A prefeitura de Porto Velho, através da direção da biblioteca municipal Francisco Meireles, iniciou hoje (18), o programa Leitura na Praça. Estórias, fábulas, quadrinhos estão atraindo dezenas de jovens e crianças para a praça João Nicoleti, em frente à biblioteca pública, com programação variada até às 17hs.Mara Lúcia Duarte, diretora da biblioteca Francisco Meirelles explica que o projeto leitura na Praça surgiu em 1990, idealizado no mandato da então diretora da época a bibliotecária, Glória Valadares que ficou à frente da biblioteca durante 27 anos. Desde 2005, o projeto não era realizado.

 Durante a programação, há exposição do acervo de literatura infantil, narração de histórias, a brincadeira “quem canta um conto aumenta um ponto”, sorteio de livros, teatro de marionetes, mostra de utensílios indígenas e distribuição de refrigerantes para os alunos das escolas que agendarem participação no evento.

 Mara explica que atualmente a biblioteca municipal tem a visitação de duas mil crianças como leitoras assíduas todos os meses. No total a biblioteca conta com cinco mil leitores mensais entre crianças, jovens e adultos.

 Alunos leitores

 William Fagundes, 11 anos, aluno da 7ª série da escola Barão do Solimões relata que o hábito da leitura não é diário, pois ocupa boa parte de seu tempo praticando esportes, mesmo assim valoriza a oportunidade dada pela escola, pois classifica a oportunidade do projeto Leitura na Praça como algo interessante de trocar idéias com os livros através da leitura dos livros. Para Valdilane Correia Lima, professora e mãe da pequena Vitória Maria, de 3 anos, relata que a filha apesar de ser ainda muito pequena, demonstra grande interesse pelos livros através da histórias que ela conta para a filha. “Ela sempre me acompanha nas leituras, pois se diverte com os quadrinhos e os personagens das histórias”, salienta a professora.

 De acordo com um grupo de alunos do 9º ano da escola Barão do Solimões, ler é viajar através de histórias engraçadas abrindo diariamente inúmeras portas ao mundo da imaginação e informação. “Os gibis são o engatinhar da leitura”, relatam os alunos.

 O projeto Leitura na Praça é aberto ao público, mas preparado especialmente para atender crianças e adolescentes. “É muito importante despertar nessa faixa etária o gosto pela leitura e a busca do conhecimento através da literatura infantil”, comenta os funcionários da biblioteca. Ana Maria Rocha de Castro, administradora da biblioteca relata que há 21 anos trabalha na biblioteca e que é sempre um prazer ver a empolgação das crianças com a leitura.

 Projeto Leitura no Sítio

 Glória Valadares, bibliotecária de profissão explica que após sair da direção da biblioteca em outubro de 2005, está à frente do projeto Leitura no Sítio em sua residência localizada no bairro Triângulo onde há seis anos, proporciona o hábito de ler a 150 crianças. O projeto Leitura no Sítio já recebeu prêmio de incentivo a leitura, dado pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil.  

Fonte: Ascom

1 Comentários

Comentar Notícia

  • Andre Uchoa20/04/2011 - Costa Marques

    PARABÉNS! Que esse projeto de amplie e conquiste cem vezes mais do que pretende. Nossas crianças e adolescentes precisam do hábito da leitura. Esse hábito, se criado, fará que elas sejam adultos de sucesso. De muito sucesso. Com certeza, jovens e adultos mais sensatos, e não apenas parasitas sociais (free riders). Quem sabe o Brasil ainda tenha uma chance, mas especificamente o norte.

Últimas Notícias

17:52

Ponte quebra e caminhão cai dentro de rio

17:39

Polícia identifica e pede prisão de suspeitos de matar a pauladas mulher

17:41

Presidente do Crea-RO recebe dirigentes do Crea-AC

17:31

Judiciário realiza Casamento Comunitário em Candeias do Jamari

17:25

PM detém suspeito de matar pedreiros e captura um foragido

16:52

General do Exército visita Vilhena para conhecer área que será permutada

16:46

Banda Nitro neste sábado no SESC, entrada franca

16:37

Polícia Militar de Rondônia comemora 39 anos

16:26

Diário Oficial do TCE Nº 803 (27/11/2014)

16:23

Diário Oficial RO - 26/11/2014

16:09

Liminar garante plantões de farmácias

15:56

Ator da Globo terá de pagar R$ 80 milhões ao Governo

15:46

Loja é arrombada pela 3ª vez em apenas 40 dias

15:51

Homem que fazia “cavalo de pau” em via pública é condenado à prisão

15:46

Presidente do Crea-RO recebe dirigentes do Crea-AC

15:16

Empresa Japonesa quer construir cidade submarina

15:22

Caixa vai inaugurar posto de atendimento em Ariquemes e prevê mais três agências no Estado

15:01

Cidadão protocola novo pedido impeachment e promete ir à justiça para que seja apreciado pelo Legislativo

14:48

ESCÂNDALO - Hermínio quer comprar banner por preço claramente superfaturado

14:39

Súmula do TCE-RO fixa entendimento sobre envio de balancete mensal fora do prazo

14:36

Menor é detido por populares ao tentar furtar residência

Veja Mais

Publicidades