Terça-Feira, 31 de Agosto de 2010 às 09:22

PROPAGANDA ENGANOSA - Justiça suspende propaganda da Saga Veículos, La Villete Citroen, Autovema Fiat e outras

A Justiça de Rondônia determinou nesta segunda-feira (30) que seis concessionárias de veículos instaladas em Porto Velho retirem, no prazo de cinco dias, todas as propagandas e publicidades em circulação na rádio, televisão, outdoor e website que estejam em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor.
 
A decisão é da 3ª Vara Cível da capital que deferiu liminar em face da Ação Civil Pública impetrada pela Associação Cidade Verde (ACV), entidade que há 12 anos atua na defesa do consumidor. Em caso de descumprimento, as empresas ficam condenadas a pagar 10 mil reais de multa por dia de atraso.
 
Segundo a determinação da juíza Cláudia Vieira Maciel de Sousa, as concessionárias La Villette (Citroën), Via Pinheiro (Kia), Saga (Volkswagen) Saga (Hyundai), Sabenauto (Chevrolet) e Autovema (Fiat), deverão retirar as propagandas que não indicam claramente a taxa de juros, o valor total a prazo do produto ou os descontos e/ou condições restritas a algum produto ou consumidor em especial. As empresas devem ainda, conforme a liminar, adequarem a publicidade àquilo que regula a legislação, no que diz respeito ao tamanho da letra que indica o valor total a prazo e a taxa de juros cobrados.
 
No caso da Saga, a mesma fica obrigada a retirar também de circulação as propagandas que não esclareçam os limites e valores para as propostas que serão aceitas para fechamento do negócio, referindo à peça publicitária na TV que diz: “É isso mesmo! Não precisa nem fazer conta. A Saga vai aceitar a sua proposta!”.
 
Já as lojas Porto Nissan (Nissan) e Porto Renault (Renault), não deverão deixar de veicular as suas propagandas, por enquanto, mas devem apresentar aos autos as mídias veiculadas para apreciação.
 
De acordo com o coordenador executivo da ACV, Paulo Xisto, a ação é fruto de inúmeras reclamações encaminhadas por consumidores à Associação. “Muitos se mostravam indignados pela ausência de informações claras e completas nos anúncios”, revela.
 
“Vários consumidores ficam com o prejuízo, por acreditar que não vale a pena fazer valer os seus direitos. Este pensamento precisa mudar, pois se todos buscassem as devidas reparações, certamente haveria menos abusos por parte das grandes empresas”, destaca Xisto.
 
Para o advogado do processo, Gabriel Tomasete, grande parte dos consumidores deixam de ingressar com ação revisional de juros ou requerer o próprio cancelamento do contrato quando percebem que foram enganados. “Esse tipo de decisão atinge milhares de consumidores expostos a estas publicidades, o que mostra a importância da atuação da Associação Cidade Verde contra os atos ilegais promovidos por essas empresas”, destacou Tomasete, ao lembrar também que esta é a quarta vitória da ACV por meio de ações civis públicas contra propagandas enganosas", afirma.
 
O prazo é de 15 dias para as concessionárias apresentarem defesa.
 
Caso “Casas Bahia” - A liminar ganha pela ACV é semelhante ao caso ocorrido anos atrás por conta de propaganda praticada pelas Casas Bahia, onde se dizia insistentemente “Quer pagar quanto?” Na época, o fato ganhou notoriedade e grande repercussão. A empresa foi condenada a indenizar diversos consumidores pelo país, além de retirar a propaganda de veiculação.
 

Fonte: assessoria

PUBLICIDADE
marcia

Obrigado Dr. Eu quero lembrar um fato no fim do ano passado. Minha amiga tirou um carro Ford Ka na Saga, e os caras enrolaram ela direitinho, qando fomos somar as parcelas .... 60 x de 982,00 fora a entrada de 4 Mil reais. Isso é palhaçada que juros são esses??
Até que fim alguem tomou frente disso pra resolver...

JOÃO OLIVEIRA DA COSTA

Sofia, tu so pode.... pra essa tal de Ivan ou tu é uma tremenda de uma puxa-saco, porque o bom profissional fala da empresa e não de seus chefes.

Luciano Lopes

Demorou..! Não aguentava mais essa Ivan falando m$%%@. Quero parabenizar o Dr. Tomasete pela iniciativa, somente assim podemos calar estas falsas propagandas. Eu já fui enganado pela SAGA, não recomendo seus carros e muito menos seus serviços!! Vai enganar outro SAGA..!!!!

Armando Solier

Poxa, voltei aqui pra parabenizar o competente advogado Sr. GABRIEL TOMAZETE, soube por um amigo que a ação contra os bancos que obriga eles a construir banheiro e fornecer água e atender na hora os idosos (em qualquer caixa) é dele também.

Thierry Godoy

Saga se lascou, e eu acho é pouco. Chega de enganação. O cara da propaganda é muito ruin, só quer 5 min de fama. Há um tempo atrás cogitou em sair a senador... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Quem iria votar nele? Os funcionários da Saga? Só se for mesmo. E fiquem de olho, carros novos eles entregam com problemas, só querem vender. Nem fazem revisão de entrega.

Sofia

Ele não é arrogante!!!! Adoroo o trabalho do Ivan, e adimiro a coragem dele. So que "agente faz de tuuuudoo pra vc sair de carro zero" Não é negocio...
Eu prefiro GENTE SE ENTENDE !

Manoel Da Silva

Parabéns ao Drº Paulo Xisto.

RAIMUNDA

NOSSA ATE QUE ENFIM A JUSTIÇA DECIDIU DÁ UM BASTA NESSAS PROPAGANDAS ENGANOSAS, TEM QUE FAZER COM TODAS AS PROPAGANDAS QUE ENGANAN OS CONSUMIDORES, PARABENS.....

Sebastião dos Santos Baía

Que legal! Agora ninguém vai ter o prazer de assistir aqueles comerciais chatos da SAGA.Não é nem tanto pela empresa, mas sim pelo cara que faz os comerciais, muito sem gosto esse tal de IVAN.

Beto Cavera

agora sim gostei, esse pessoal da saga estava se achando os poderosos do marketing.. acabou as OPERAÇÕES do agente Ivan kkkkkkkkk

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Polícia 28/07/2015 22:29

Polícia procura homem que se jogou da ponte do rio madeira

Polícia 28/07/2015 19:17

Moradores ateiam fogo e bloqueiam avenida Rio de Janeiro

Jaru 28/07/2015 17:57

Bombeiros realizam parto de gestante dentro de viatura

Política 28/07/2015 17:50

Maurão de Carvalho vistoria obras de asfalto na capital

Política 28/07/2015 17:46

Cleiton Roque entrega implementos agrícolas em Corumbiara

Cerejeiras 28/07/2015 17:36

Jovem sofre tentativa de homicídio no centro

Capital 28/07/2015 16:57

Camila Ribeiro comandará animação do Seminário Folha Jovem

Rondônia 28/07/2015 16:52

Secretaria de Estado divulga local de aplicação das provas de seleção de estagiários

Jaru 28/07/2015 16:41

Municípios têm ruas recapeadas pelo DER e prefeitura

Geral 28/07/2015 16:34

ACREAOVIVO - Dia Internacional do Motociclista é comemorado no Acre

Ariquemes 28/07/2015 16:25

Núcleo de Operações Aéreas dá suporte no policiamento

Vilhena 28/07/2015 16:15

Academias ao ar livre são instaladas em praças públicas

Jaru 28/07/2015 16:03

Contribuinte tem desconto de 30% no IPTU

Ariquemes 28/07/2015 15:55

MP firma TAC para garantir meia-entrada em “Parque de Diversões” e “Bailão Sertanejo” na Expoari

Brasil 28/07/2015 15:24

Lava Jato: Juiz bloqueia R$ 20 milhões do presidente da Eletronuclear

Jaru 28/07/2015 15:18

Projeto Interação - Mutirão faz entrega de RG

Esportes 28/07/2015 15:00

Vilhena recebe a 6ª Etapa do Estadual de Ciclismo

Polícia 28/07/2015 14:56

Bandidos assaltam posto de combustível na capital

Brasil 28/07/2015 14:39

Fies do segundo semestre abre inscrições no dia 3 de agosto

Rondônia 28/07/2015 14:23

PF de Rondônia recebe abaixo-assinado para investigar site que divulga dados pessoais