SANTO ANTÔNIO - Animais silvestres morrem afogados no lago da Usina, consórcio construtor diz que foram apenas cerca de 500 - FOTOS E VÍDEO - Rondoniaovivo.com - NOVO TELEFONE: (69) 3229-8673 Este quantitativo, no caso de moradores locais daria prisão perpetua para um “comedor de tracajá”. O cidadão que entregou fotos e vídeo, disse que antes de procurar o Rondoniaovivo esteve em três emissoras de televisão da capital e nenhuma se “interessou” pela pauta.

Anterior

16/04/2012

Anterior

Próxima

16/04/2012

Próxima
Página Inicial
Rondônia ,
Twitter Rondoniaovivo.com YouTube Rondoniaovivo.com Facebook Rondoniaovivo.com Rss Rondoniaovivo.com

SANTO ANTÔNIO - Animais silvestres morrem afogados no lago da Usina, consórcio construtor diz que foram apenas cerca de 500 - FOTOS E VÍDEO

Segunda-Feira, 16 de Abril de 2012 / 11:14

Agora ele vê como o inferno seduz... desesperado vão alagar onde ele se criou e expulsar os irmãos que lá ficou.....Porque vão acabar com toda vida que há por lá...”” Trechos da música Homem de Gravata do jornalista João Paulo Prudêncio. Uma triste realidade que conta com o apoio irrestrito dos orgãos fiscalizadores. Uma vergonha nacional.
Os pioneiros da Amazônia descobriram a alguns anos que não era mais permitido matar animais silvestres para comer. Alguns foram parar no presídio Urso Branco por fazer um “guizado de paca”. O Ibama e o  Instituto Chico Mendes possuem zelosos fiscais que correm atrás de criança com estilingue na mão. Mas parecem cegos, surdos e mudos em relação a supostos crimes ambientais em relação ao Consórcio Construtor da Usina Santo Antônio.
Já foi denunciado um “bota-fora” que jogou milhares de toneladas de entulhos da obra no leito do Rio Madeira. Uma clara demonstração da falta de planejamento foi vista com a abertura das comportas e o banzeiro” provocado, que derrubou barrancos, destruiu casas, expulsou ribeirinhos e levou até um centenário patrimônio histórico para o fundo do rio.
Desta vez, chega ao Rondoniaovivo mais uma denúncia contra a Usina Santo Antônio. Um cidadão procurou o "seu Jornal Eletrônico" e reportou que trabalhava até fevereiro deste ano numa empresa contratada pela “Santo António” para resgatar animais ilhados com o inicio do enchimento do lago da Usina.  São alguns milhares de hectares de selva amazônica que está afundando para  produzir energia elétrica para o sul/sudeste do Brasil.
Neste trabalho de resgate, foi detectado que em alguns locais, o socorro demorou a chegar. Segundo o ex-funcionário, principalmente nas ilhas do Rio Madeira, o extermínio foi em massa, com a morte de Tatus, Pacas, Cotias e outros animais silvestres. E ali mesmo apodreceram. O fedor de carniça ia longe segundo o trabalhador da empresa contratada..
O mais chocante da história é que o contrato com a empresa YKS que fazia o resgate foi cancelado, sem ter sido finalizado o trabalho. É difícil mensurar o tamanho da
 O cidadão que entregou fotos e vídeo, disse que antes de procurar o Rondoniaovivo esteve em três emissoras de televisão da capital e nenhuma se “interessou” pela pauta.
carnificina provocada pela “Santo Antônio”.
Procurado pela reportagem, o grupo empresarial disse em nota que realmente houve mortes, mas foram apenas 459 animais silvestres. Este quantitativo, no caso de moradores locais daria prisão perpétua para um “comedor de tracajá”. O cidadão que entregou fotos e vídeo, disse que antes de procurar o Rondoniaovivo esteve em três emissoras de televisão da capital e nenhuma  se “interessou” pela pauta.  
Confira nota do Consórcio abaixo:
O Programa de Resgate de Fauna da Santo Antônio Energia, previsto no Projeto Básico Ambiental da concessionária, antecedeu todas as etapas de construção da UHE Santo Antônio e a formação do reservatório.
Durante as fases de enchimento do reservatório (de 16 de setembro de 2011 a 23 de janeiro deste ano)  e do rescaldo ( trabalho de resgate mais detalhado, que durou até 3 de março, pós- período de enchimento do reservatório,) foram encontrados pelas equipes de resgate 25.517 animais na região de influência da Usina Hidrelétrica Santo Antônio.
Deste total de animais resgatados, 24.952 indivíduos (que correspondem a 97,7%) foram devolvidos saudáveis ao meio ambiente, 0,17% foram encaminhados para extração de veneno, 0,2% continuam em tratamento médico veterinário e 1,8% vieram a óbito. Alguns animais mortos foram encaminhados para universidades para serem utilizados como material de ensino e pesquisa, outros foram recolhidos e levados para local apropriado
Participaram das operações de resgate e rescaldo mais de 100 profissionais entre veterinários, biólogos, tratadores, auxiliares e equipe de apoio. A estrutura para os trabalhos envolveu 32 barcos e dois pontos de apoio com ambulatório para atendimento médico veterinário, mini-centro de estudos e viveiros. Os profissionais contaram também com a estrutura do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), o maior do país, construído pela Santo Antônio Energia no campus da Unir.
 Em nenhum momento as ações do Programa de Resgate de Fauna da empresa foram suspensas. No dia 3 de março as ações foram concluídas com 97,7% de sucesso na reintrodução de animais ao meio ambiente. A partir dessa data a Santo Antônio Energia iniciou com equipe própria o monitoramento e eventual resgate na área do reservatório. Todas as atividades foram e continuam sendo acompanhadas pelo Ibama por meio de relatórios periódicos e visitas de auditoria em campo.
 
 

Confira as fotos

Fonte: Rondoniaovivo - Paulo Andreoli

20 Comentários

Comentar Notícia

  • isael frança06/08/2012 - PORTO VELHO (RO)

    ISSO E UM ABSURDO EDERESPEITO COM NOIS RONDONIENSES CADÊ AS AUTORIDADE QUE NÃO DÃO LOGO RESPOSTAS AO POVO (RO) EU AINDA ACREDITO NA JUSTIÇA DA TERRA PORQUER A JUSTIÇA DE DEUS E CERTAS ELES PAGARÃO PELAS MALDADES QUE FIZERÃO COM NOSSOS ANIMAIS.A NOSSA FAUNA VAI MUITO ÃNOS P/ RECOPERAR . PUNIÇÃO NELES QUE A JUSTIÇA SEJA FEITAS

  • SUELEN LOPES FERREIRA DA SILVA20/04/2012 - nova iguaçu /RJ

    Não é possivel que não haja absolutamente nada que a população possa fazer para da um jeito nesse absurdo! se alguem souber de algum movimento pela internet ou aqui no RJ me avisa pelo e-mail por favor!

  • Wilson Miranda18/04/2012 - Porto Velho

    Ah se fosse um agricultor, ja estaria lá o IBAMA para aplicar a multa de 100 mil, e a terra estaria disponível para invasão pelo MST e reforma agrária, e teriamuita gente gritando do absurdo que tal seria. Imagine entao se isto fosse madeireiro, estaria preso...

  • Raimundo Nonato18/04/2012 - PVH-RO

    A culpa é do IBAMA??? O órgão já multos ambos os consórcios inúmeras vezes desde o início das obras. Mas isso, de nada adianta. VocÊ multa o mal já feito. E o mal maior é de responsabilidade de toda a sociedade Rondoniense, que durante o processo de lincenciamento da obra gritava: USINAS JÁ!!!!!!
    Quando o IBAMA disse que não havia sido dada as garantias necessárias para minoração dos impactos sociais na cidade, a população acusou o instituto de perseguir e querer impedir o desenvolvimento de RO.
    Todos os problemas decorrentes das usinas foram previstos pelo órgão licenciador, mas não foram ouvidas. E atendendo o clamor público, a licença saiu na marra.
    Parabéns população!!! Essa conta é de vocÊs!!!

  • cleia leimara marinho silva17/04/2012 - porto velho ro

    Infelizmente isso já estava previsto e poderia ter sido evitado, mas como a ganância por dinheiro é maior q a preservação da natureza e o bem estar da população... Essa obra só trouxe violência, aumento populacional, aumento do custo de vida e enriqueceu muitos empresários...Uma coisa tenho certeza a floresta está chegando ao fim, a fauna e a flora estão sendo castigadas pela ganância de muitos que só querem enriquecer o próprio bolso. Ainda

  • Douglas17/04/2012 - porto velho

    Bando de usineiros irresponsáveis, ODEBRECHT ASSASSINA DE ANIMAIS!

  • CLEITON17/04/2012 - porto velho-ro

    Pois hé...Cadê o povo que gritava:"Usinas já"???
    Não é possível que pobres animais paguem pelo erro humano.A sociedade encontra-se iludida pelo capitalismo.E esse é o resultado da ganância de um povo que só pensava em crescimento.Que crescimento???Essas usinas só trouxeram mais precariedade na saúde, segurança e educação.
    Não se pode construir um bom futuro com um passado ruim.

  • Antonio Endrer17/04/2012 - Porto Velho

    É lamentavel! No Governo so tem ladrão, Na prefeitura so tem ladrao, Quem cuida do patrimonio historio de porto velho é da mesma panela e no Ibama nem se fala. Deveriam pegar todos os bichos mortos e jogar na porta desses ladrões...

  • roberto souza16/04/2012 - porto velho

    Alguém teve a ilusão que seria diferente? Nosso estado, infelizmente se tornou o local que tudo pode, roubar da saúde, contruir e não terminar obras púlbicas, as ruas pior que queijo mineiro de tanto buraco, aliás, nem podemos chamar isso de ruas, não temos saneamento, apesar da dinheirama que veio pra isso, trânsito que nem se fala, e um monte de problemas que daria para fazer uma novela, e uma novela de terror. Existe uma coisa que temos em abundância: propagandas dizendo toda hora que Rondônia é linda e Porto Velho maravilhosa.

  • Fala sério...16/04/2012 - porto velho ro

    O pessoal do consórcio não está nem um pouco triste... Compraram quase toda a cidade, fizeram aquela pesquisa sobre impacto ambiental e social e a cidade de porto velho recebeu os royalties... vejam ao redor, a cidade está um caos... e os viadutos; parece mais um propinoduto... Quando a galinha criar dentes... ou melhor, quando o tiririca for presidente da república, isso tudo vai mudar; podes crer meu...

Últimas Notícias

11:25

Carreta carregada com madeira tomba na área urbana de Vilhena

11:21

Jovem morre após grave acidente no centro

10:56

Veículo é encontrado submerso no Rio Piracolino

10:58

INDULTO - Quase 500 apenados são liberados para passar natal em casa

10:36

Ji-Paraná terá recurso de R$ 1,5 milhão para a saúde

10:30

Filho de ex-prefeito de Ouro Preto é preso pela PRF de Ji-Paraná

10:31

Ex-funcionária faz acordo para receber indenização trabalhista em pizzas

10:08

Juiz é demitido por trabalhar embriagado no Mato Grosso

09:50

Polícia Militar prende homens armados suspeitos de roubo de veículo

09:32

CAOS NO TRÂNSITO - Mulher fica seriamente ferida após cair de moto em cruzamento

09:19

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Menos famintos: temos os melhores números da região – Por Sergio Pires

09:17

Ladrão capota carro roubado e vítima fica no prejuízo

09:12

Condutor colide com motoneta perde controle, sobe no meio fio e colide com outros 2 veículos

09:01

Toma posse nova diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais de Rondônia

08:36

Em Linhas Gerais – Por Gessi Taborda

08:02

ATENTADO - Homem é baleado em frente de casa quando conversava com amigo

07:57

NOVELAS - Veja o que vai acontecer neste sábado

19/12/2014
17:44

Trabalhadores em educação aprovam pauta de reivindicações para 2015

19/12/2014
17:16

Trabalhador encontra moto escondida em mata

19/12/2014
17:02

Cerca de 180 quilos de droga são incinerados pela Policia Civil

19/12/2014
16:56

PM e PC de Ouro Preto deflagram operação conjunta e prendem suspeitos de assaltos

Veja Mais

Publicidades