Usina Hidrelétrica Jirau recebe estudantes do Acre - FOTOS - Rondoniaovivo.com - NOVO TELEFONE: (69) 3229-8673 Usina Hidrelétrica Jirau recebe estudantes do Acre

Anterior

10/07/2012

Anterior

Próxima

10/07/2012

Próxima
Página Inicial
Rondônia ,
Twitter Rondoniaovivo.com YouTube Rondoniaovivo.com Facebook Rondoniaovivo.com Rss Rondoniaovivo.com

Usina Hidrelétrica Jirau recebe estudantes do Acre - FOTOS

Terça-Feira, 10 de Julho de 2012 / 15:57

Acompanhados de professores e deputados, grupo formado por alunos do estado do Acre conheceu a Usina Hidrelétrica Jirau na última sexta-feira, 06 de julho. “Formam o principal objetivo da visita despertar o interesse para a ciência e tecnologia e a formação de engenheiros e outros profissionais na área de exatas”, conta o deputado federal, Sibá Machado (PT/AC), responsável pela organização desta e outras sete excursões estudantis já recebidas em Jirau. A Energia Sustentável do Brasil – ESBR (empresa responsável pela construção e operação de Jirau) tem estendido ao Acre a abertura de vagas para seleções em Curso Técnico em Eletromecânica e futuros estágios, apesar de priorizar a formação de profissionais de dois distritos de Porto Velho, Nova Mutum Paraná e Jaci Paraná para trabalhar na fase de operação da Hidrelétrica.
O relações públicas da ESBR, Normando Lira, apresentou aspectos relacionados à sustentabilidade e características do funcionamento e construção da Usina. “Parabenizo os jovens acreanos pelo interesse em conhecer a instalação da UHE Jirau, vindo de tão longe, visando ampliar suas perspectivas na escolha da carreira profissional”, comentou Normando sobre o perfil da caravana, de 60 pessoas, havendo quem viajasse mais de 900 km para isso, sendo, ainda, selecionados pelas melhores notas e frequência escolar entre dez escolas, da capital Rio Branco, municípios de Porto Acre, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá, Quinari, Manoel Urbano e Bujari.
 “Os alunos estão fascinados em vivenciar este momento, na etapa de construção de uma mega obra da engenharia”, conta o professor Paulo André, de Feijó. “Chama a atenção ver o que o ser humano é capaz de fazer. Só estando aqui para ter a dimensão. Já não tenho dúvidas quanto a fazer o curso de engenharia”, afirma Anderson Menezes, do município de Quinari. Entre os principais pontos de parada, os alunos conheceram o Vertedouro, as duas Casas de Força, alojamentos, cozinha, refeitórios, áreas de lazer, a Biofábrica e o Centro Integrado de Educação Ambiental – CIEA.
Sobre a importância do empreendimento, que terá capacidade para a geração de 3.750 MW de energia, que contribuirá com o atendimento da demanda nacional, a estudante Paula Oliveira, de Porto Acre, gostou de saber que Rondônia e Acre poderão contar com o fornecimento de duas turbinas da UHE Jirau. “Foi ótimo conhecer um empreendimento que manterá nossas casas. É disso que precisamos, pensar no futuro, com formas de o Brasil crescer e ao mesmo tempo ser sustentável, é o que estamos vendo aqui”, discorreu Paula.
A previsão é que a primeira das 50 turbinas entre em operação no mês de janeiro de 2013 e a última em março de 2015. Com as obras adiantadas, sendo 80% das obras civis já realizadas, a Usina Hidrelétrica Jirau envolve uma logística gigantesca, que contempla o cumprimento de todas as compensações sociais e o desenvolvimento de 33 programas socioambientais, incluindo a construção de uma infraestrutura urbana em completo funcionamento, a Nova Mutum Paraná..
 

Confira as fotos

Fonte: Assessoria

0 Comentários Comentar Notícia

Últimas Notícias

Veja Mais

Publicidades