close
logorovivo2

Deputado participa da entrega do CAR em Rio Pardo

Deputado participa da entrega do CAR em Rio Pardo

DA REDAÇÃO

17 de Setembro de 2013 às 16:44

Deputado participa da entrega do CAR em Rio Pardo

FOTO: (Divulgação)

A comunidade de Rio Pardo, distante cerca de 150 quilômetros de Porto Velho, ao lado da Floresta Nacional do Bom Futuro foi contemplada com a entrega do CAR –Cadastro Ambiental Rural – documento emitido pela Sedam que assegura o acesso ao crédito rural e outros benefícios.
O deputado estadual, Maurão de Carvalho (PP), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, que esteve no último final de semana percorrendo as linhas na região, prestigiou a solenidade de entrega, nesta segunda-feira (16), com a presença do governador Confúcio Moura (PMDB), do deputado estadual Edson Martins (PMDB), da secretária estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Nancy Rodrigues, entre outras autoridades.
“Sempre apoiei a população de Rio Pardo, que lutou muito para permanecer aqui, trabalhando e produzindo o sustento da família de forma digna. Buscamos o entendimento que permitiu a manutenção das famílias ao lado da Flona e agora com o CAR, fica mais fácil enfrentar o desafio de produzir e crescer”, disse Maurão.
O deputado pediu ainda que o Governo assegure boas condições de trafegabilidade aos moradores de Rio Pardo, pela linha 67, que passa por dentro da Flona Bom Futuro, ligando com a BR-364 até Porto Velho. “Está praticamente intrafegável e a comunidade, que pertence a Porto Velho, para ir à capital precisa dar uma volta enorme por Buritis, mais que dobrando a distância”, completou.
Em seu discurso, o governador anunciou que as máquinas do DER já iniciaria os trabalhos nesta segunda, para melhorar o acesso a Rio Pardo.
Mas, o deputado não apenas prestigiou a solenidade de entrega de cerca de 1.000 CAR, além da presença do Banco da Amazônia, que vai agilizar os financiamentos, sendo que até o valor de R$ 50 mil não tem juros e a carência é de 10 anos. Ele fez a entrega de uma ensiladeira, fruto de uma emenda de sua autoria, para a Associação dos Produtores Rurais da Linha 4 (Assprol 4).
Visita à escola estadual
Antes da solenidade, Maurão visitou as obras da escola provisória de madeira, que está sendo construída em parceria entre a comunidade, com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para abrigar os cerca de 315 alunos da Escola Maria de Abreu Bianco, que oferece do 6º ano ao 3º ano do ensino médio.
“Hoje, a escola funciona em um apertado, quente e insalubre barracão de madeira, sem as mínimas condições. O novo espaço, mais amplo e com melhor estrutura, mesmo sendo de madeira, vai funcionar enquanto o Governo constrói uma nova escola, de alvenaria, com 10 salas de aula, atendendo a uma indicação nossa”, arrematou.
Visita aos assentados
Acompanhado da secretária Nancy Rodrigues, Maurão de Carvalho visitou ainda os assentados na linha 95, na Gleba Bom Futuro. Eles foram retirados de áreas dentro da Flona Bom Futuro, como parte de um acordo.
As 54 famílias do novo assentamento, que estão no local há menos de um ano, foram beneficiadas com o CAR e agora poderão recomeçar a vida, com novo financiamento, nas pequenas propriedades com áreas entre 10 e 22 alqueires. Uma base da Sedam controla o acesso à Flona, evitando novas ocupações.
Francisco Alves dos Santos, 54, é um dos assentados que recebeu o CAR e deve buscar o financiamento para criação de peixes. “Veio em boa hora. Também quero ver se compro um gado, para retomar minha vida”, completou.
70 famílias ainda aguardam ser assentadas
Enquanto isso, outras 70 famílias seguem à espera de um pedaço de terra para serem assentadas e recomeçarem o trabalho na agropecuária.
“Trabalho agora como meeiro com meu genro. Morei 8 anos na Flona, sai de lá e aguardo ser assentado. Está difícil sobreviver”, conta o agricultor Valdecir de Jesus, 50 anos, com cinco filhos e a esposa.
Nancy Rodrigues disse que não pode ainda estabelecer um prazo para assentar essas famílias, mas assegurou que a Sedam está trabalhando nesse sentido.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS