close

RENEGOCIAÇÃO: Luiz Cláudio discute dívida do Beron em audiência na Câmara

O parlamentar explicou que a dívida, que pode chegar aos 8 bilhões de Reais, inviabiliza o progresso do estado.

ISTOERONDONIA

30 de Maio de 2018 às 16:38

RENEGOCIAÇÃO: Luiz Cláudio discute dívida do Beron em audiência na Câmara

FOTO: (Divulgação)

O deputado federal Luiz Cláudio (PR) presidiu na tarde ontem (29) no Plenário 11 da Câmara dos Deputados, Audiência Pública para discutir a dívida do Banco do Estado de Rondônia - Beron, com a União e a renegociação feita pelo ex-governador do estado, que endivida o estado até o ano de 2048, com um montante de quase 8 bilhões de Reais . 

 

Na audiência que contou com a participação do representante do Ministério da Fazenda, Denis do Prado Neto, o parlamentar deixou claro que o Estado de Rondônia está sendo injustiçado pela União e que a dívida é absurda, inviabilizando o progresso do Estado.

 

Único senador a comparecer à audiência, Ivo Cassol(PP), disse que o Estado não pode, de forma alguma, aceitar essa imposição que o levará a um estado de estagnação, já que o montante cobrado é inaceitável.

 

Tanto  Cassol quanto Luiz Cláudio, apresentaram os números considerados aviltantes para uma dívida que poderia ter sido paga no início. Segundo Cassol, com essa renegociação, Rondônia se declara devedor de quase 3 bilhões de reais, mesmo tendo pago 3 bilhões de Reais, e  que se transformarão em quase 8 bilhões de reais em 30 anos.

 

Luiz Cláudio questionou a falta de sensibilidade por parte do Governo Federal que não acatou avaliação de perito para reduzir a dívida em torno de 20 por cento, em 2014. Frisou também que a atual renegociação da dívida só não foi concluída porque falta a assinatura de um último aditivo que o ex-governador não assinou e que agora está sob a responsabilidade do atual mandatário Daniel Pereira.

 

Luiz Cláudio disse não acreditar que Daniel assinará o aditivo final. Porém, caso seja assinado, conclamou a Hermínio Coelho que forme uma frente para derrubar essa renegociação na Assembleia Legislativa.

 

Participaram da audiência, além do senador Ivo Cassol (PP), o deputado federal Nilton Capixaba, o deputado estadual Hermínio Coelho, representando a Assembleia Legislativa de Rondônia, Marcos César, do Tribunal de Contas de Rondônia, Alexandre Cardoso, Procurador do Estado e Heloisa Helena Sobral, da Secretaria da fazenda Estadual.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS