close

HOMENAGEM: Aleks Palitot participa de inauguração da Praça Memorial dos Seringueiros

Peças artísticas como a estátua remetem a lembrança de nossas origens que precisam ser conservadas e valorizadas para as futuras gerações, afirma o professor

ASSESSORIA

12 de Novembro de 2018 às 11:29

HOMENAGEM: Aleks Palitot participa de inauguração da Praça Memorial dos Seringueiros

FOTO: (Assessoria)

O professor Aleks Palitot participou na manhã desta quinta-feira (08), da inauguração da praça Memorial dos Seringueiros, localizada na Avenida Amazonas com Nações Unidas, no bairro Nossa Senhora das Graças, em Porto Velho.

 

O artista plástico, Bruno Souza, procurou em abril do ano passado o gabinete do Professor Aleks Palitot para tratar do concurso realizado pela gestão anterior para a construção de um monumento em homenagem aos pioneiros de Porto Velho, ao qual tinha ganhado, mas que até o momento não havia sido executado.

 

Levamos esta demanda junto com o Bruno até o prefeito que acatou a possibilidade de inaugurar essa praça, fazer esse monumento e ficamos muito feliz com o resultado” conta o Professor Aleks Palitot.

 

 

 

Memória

 

Segundo o vereador esse monumento é importante pela homenagem a estes personagens. Foram mais de cem mil nordestino que vieram para esta região da Amazônia, tanto no primeiro, como no segundo ciclo da borracha, “terem um espaço em lembrança destes guerreiros e soldados da borracha da Amazônia é algo mais que justo”, afirma.

 

Um belíssimo monumento que engrandece a nossa capital e um espaço que no passado, deste ponto muitos seringueiros seguiam para aquela região da Jorge Teixeira e da Zona Lesta a partir deste ponto da antiga edificação e armazém J. Lima e ter nesta Avenida Nações Unidas com Amazonas, um ponto tão importante de nossa história é algo realmente extraordinário”, ressalta o historiador.

 

Um monumento em lembrança à esses seringueiros, desbravadores de nossa floresta, quero aqui realmente parabenizar a prefeitura pela iniciativa e a secretária de Meio Ambiente por ter esse espaço em homenagem a estes grandes guerreiros da selva amazônica e personagens de nossa história”, agradeceu Palitot.

 

 

 

Iniciativa

 

De acordo com o Prefeito Hildon Chaves,” o valor do trabalho do artista foi doado e é um orgulho para o município ter um artista deste porte com formação na Itália e que está nos ajudando a embelezar nossa capital. Porto Velho é uma cidade que tem muito poucos monumentos, poucas estátuas. Em nossas praças nós não temos a face, o busto daqueles que as nomeiam e com esta homenagem estamos fazendo o resgate de nossa história”, afirmou em sua fala Hildon Chaves.

 

O prefeito conta que não havia nada em Porto Velho que remetesse a esse grupo importantíssimo de pessoas, os seringueiros. “Acabamos escolhendo este espaço que foi o primeiro que se tornou disponível, mas nós iremos estender esse projeto para a praça Marechal Rondon, Aluízio Ferreira, Jônatas Pedrosa buscando melhorar o aspecto visual e resgatar a história do nosso povo e da nossa gente”, garantiu o prefeito.

 

 

Pioneiro

 

 

Aos 85 anos, seu Raimundo Roberto Botelho, aposentado, relembra a época em que cortava seringa, “eram tempos difíceis”, conta. De passagem pelo centro da cidade na manhã desta quinta-feira (08), ele se surpreendeu ao ver a estatua homenageando aqueles pioneiros que como ele, tanto contribuíram para o desenvolvimento de nossa cidade. “É uma homenagem justa, é importante lembrar nossa luta e bom pra cidade que fica mais bonita”, afirma seu Roberto.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS