close

ESPAÇO ABERTO: Campanha arrecada água para famílias atingidas pela cheia do rio Madeira

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

20 de Março de 2019 às 08:51

ESPAÇO ABERTO: Campanha arrecada água para famílias atingidas pela cheia do rio Madeira

FOTO: (Rondoniaovivo)

FIM DA ESTABILIDADE


Cidadão foi na Caixa Econômica Federal, na avenida Carlos Gomes, região central de Porto Velho,  dar entrada no FGTS e Seguro Desemprego. Um funcionário da Caixa informou que o Seguro Desemprego teria que ser feito somente no Tudo Aqui, antigo Shopping Cidadão, na avenida 07 de setembro. O rapaz foi até o local e recebeu de uma estagiária, aquelas  que ficam na recepção do prédio, a informação de que teria que ir até o Ministério do Trabalho, na avenida Abunã, para poder dar entrada no Seguro. Lá foi para outro local, mais uma vez, o paciente cidadão desempregado. Chegando no tal prédio do MT, na Abunã, o rapaz educadamente deu boa tarde e pediu uma senha para o serviço de Seguro Desemprego.

 

Um servidor na recepção, que estava muito concentrado no computador conversando em uma Rede Social, não se deu ao trabalho de responder ao cumprimento e  entregou  para o cidadão um papel e lhe disse para agendar horário pela internet. O rapaz contou todo o trajeto que havia feito e questionou porque na própria Caixa ou no Tudo Aqui as pessoas não passam a informação correta. O atendente, sem tirar os olhos do computador, disse que isso não era problema dele. Por que escrevi todo o relato do rapaz? Porque é assim mesmo que acontece. O triste é que bons servidores pagam a conta de acomodados que de servidores públicos só tem o título.

 


INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS


Começa nesta terça-feira (19) a 25ª Intermodal South America com a proposta de reunir os principais personagens de empresas de serviços logísticos, soluções com inovação, tecnologia, a fim de oferecer lançamentos para os modais de transporte, garantindo eficiência e qualidade na entrega dos produtos. O Governo do Estado de Rondônia e o Porto de Porto Velho participam pela segunda vez consecutiva do evento que acontece na Expo São Paulo, capital do Estado de São Paulo, até quinta-feira (21).


O investimento para participação de Rondônia foi aprovado pelos membros do Conselho de Desenvolvimento do Estado (Conder) em fevereiro deste ano a fim de projetar o Porto de Porto Velho e a hidrovia do rio Madeira como rota atrativa para escoar diversos tipos de produtos.

 

 

 

 

COMBATE A RAIVA


A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) reforça aos produtores rurais a importância dos cuidados com o rebanho na prevenção da raiva animal. De acordo com o Presidente da Idaron, Júlio Cesar Rocha Prestes, a raiva animal é uma doença causada por um vírus que ataca bovinos, bubalinos, cavalos, burros, jumentos, mulas, cabritos, ovelhas, porcos, cães e gatos, podendo também ser transmitida ao homem.


O principal transmissor da doença são os morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) que, ao morderem as criações, transmitem o vírus presente em sua saliva, levando o animal a morte. Se o produtor perceber que um animal está isolado dos demais, com dificuldade de caminhar, caído, babando, não se levanta, ou é encontrado morto, é importante procurar um escritório da Agência Idaron para comunicar o ocorrido. De acordo com o Coordenador do Programa Estadual de Controle da raiva dos Herbívoros, Dalmo Bastos Sant’Anna, é importante que a notificação seja feita o mais breve possível, evitando assim maiores prejuízos, já que a raiva sempre leva à morte.


Em 2018 foram registrados quatro casos de raiva animal no estado. Quando ocorre um foco da doença, a vacinação torna-se obrigatória nas propriedades existentes em um raio de 12 Km a partir da propriedade onde ocorreu o foco. São realizadas visitas nestas propriedades para verificar a existência de animais suspeitos da doença, ataques por morcegos, abrigos de morcegos, além de orientação técnica e distribuição de material informativo sobre a doença.

 

 

 


 CONTA SALGADA


Circula pelas redes sociais um banner com informações que seriam sobre o reajuste da gasolina nos últimos 45 dias. As informações revelam os índices e o dia em que houve o aumento. No fim das contas a soma chega a 24,17%. O curioso é que o consumidor quase nem percebe esses aumentos porque eles variam de 0,50 a 2,50 por cento. Quem gastou, por exemplo, 400 reais em gasolina no mês passado pode ter pago, em média, 80 reais de reajuste. 

 

 

 

 


NO CERRO PORTEÑO


O volante Yamil Gonzalez, recém contratado pelo Cerro Portenho, da cidade de Presidente Franco, no Paraguai, mandou um aúdio, por uma Rede Social, para o editor de esportes do Rondoniaovivo, Santiago Roa. O jogador paraguaio foi dispensado, em janeiro,  por whatsapp, do Real Ariquemes pelo técnico Luís Reis. O caso gerou um grande mal estar na época pois o treinador dispensou 08 jogadores de uma vez só, e por mensagem de celular, e  nunca deixou bem claro as razões das dispensas. Yamil está rindo à toa afinal, esse  é um daqueles casos onde há males que vem para bem. Yamil vai disputar uma competição que é vitrine para a elite do futebol Paraguaio.

 

 

 

 

 

 

SOLIDARIEDADE


O Rotary Club de Porto Velho Rio Madeira, está realizando campanha para arrecadação de água mineral para atingidos pela Cheia do Madeira.

 

São três postos de Coleta: Rua Rui Barbosa, 799, bairro Arigolândia, avenida Amazonas, 3335, bairro Agenor de Carvalho e Loja Rommanel, na avenida Carlos Gomes.

 

Quem quiser contribuir pode ligar também para a Presidente do Rotary Club , Almerinda Ribeiro, no telefone (69) 99214 -1728. As famílias que receberão a ajuda humanitária já foram cadastradas pelo município e estão, em sua maioria, alojadas em barracas montadas pela Defesa Civil. A Coleta acontece até o dia 25 de março.

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS