close

SAÚDE: Ada Dantas cobra secretaria e atendimento pediátrico retornará na Ana Adelaide

A vereadora salientou que boa parte dos atendimentos aguardados no Cosme e Damião é inerente ao município de Porto Velho, ou seja, deveriam ser atendidos em alguma Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

ASSESSORIA

1 de Abril de 2019 às 09:08

SAÚDE: Ada Dantas cobra secretaria e atendimento pediátrico retornará na Ana Adelaide

FOTO: (Assessoria)

Na manhã desta sexta-feira (29), a vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) esteve reunida com Eliana Pasini, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para tratar sobre a falta de médico pediatra em algumas unidades de saúde da capital. Na última semana, Ada Dantas e o deputado estadual Dr. Neidson (PMN) estiveram no Hospital Infantil Cosme e Damião atendendo solicitação de alguns populares.

 

Ada Dantas conversou com a secretária Eliana Pasini e informou sobre a superlotação no Hospital Cosme e Damião, solicitando informações acerca do motivo de não haver médico pediátrico nas unidades de saúde. Na última semana, Ada Dantas e o deputado estadual Dr. Neidson estiveram no Hospital Cosme e Damião, constatando a superlotação. Vários pais e mães estavam com crianças, muitas delas de colo, aguardando atendimento e a demora para se consultar causava incômodo e indignação à todos.

 

A vereadora salientou que boa parte dos atendimentos aguardados no Cosme e Damião é inerente ao município de Porto Velho, ou seja, deveriam ser atendidos em alguma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ou até mesmo na Policlínica Ana Adelaide, porém, atualmente estas unidades não dispõem de pediatra no período noturno.

 

 

 

 

Muitos dos serviços ambulatoriais não estão sendo realizados nas unidades de saúde, sendo assim, a população recorre ao Cosme e Damião, que dispõe de pediatra na parte da noite. Agradeço ao deputado Dr. Neidson, que é parceiro e tem dado atenção às demandas da população, inclusive, já marcou audiência pública na Assembleia Legislativa (ALE/RO) para discutir sobre a superlotação no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II e também no Hospital Infantil Cosme e Damião”, disse Ada Dantas.

 

A secretária informou que o atendimento pediátrico no período noturno irá retornar na Policlínica Ana Adelaide a partir do dia 1º de maio deste ano, e a escala deste profissional funcionará da seguinte forma: um médico pela manhã (8h às 14h), um médico à tarde (14h às 20h) e um à noite (20h às 2h).

 

Ada Dantas indagou a secretária se apenas um médico conseguirá atender a demanda no Ana Adelaide, sendo informada que se, por ventura, o médico não der conta, pelo menos outros dois pediatras serão colocados para trabalhar na unidade.

 

É inaceitável que crianças esperem em filas, assim como acontece com os adultos, é inaceitável, eu já fico triste quando vejo uma criança sofrendo, imagina numa fila esperando atendimento. Saúde é um direito de todos. Estou fazendo o meu trabalho como vereadora, cobrando, fiscalizando e o resultado é este: a partir do dia 1º de maio, é o compromisso da secretária, o retorno destes atendimentos na parte noturna na Policlínica Ana Adelaide”, concluiu Ada Dantas, chamando a população para participar da audiência pública, no dia 8 de abril, na Assembleia Legislativa.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS