close

EDUCAÇÃO: Joelna Holder participa de eventos voltados a temática na Capital

Um importante tema discutido, foi a normatização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

ASSESSORIA

16 de Novembro de 2019 às 11:29

EDUCAÇÃO: Joelna Holder participa de eventos voltados a temática na Capital

FOTO: (ASSESSORIA)

Durante a semana, a vereadora Joelna Holder participou de eventos destinados à educação, na terça feira (12), esteve presente no II Seminário Municipal de Educação, destinado aos profissionais tanto da rede pública quanto privada de ensino. Na quinta feira, se fez presente no XV Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação no auditório da São Lucas que trouxe como tema “Educação Pública: Desafios e Resistência”.

 

O II Seminário foi promovido pelo Conselho Municipal de Educação, e como presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal, Joelna tem acompanhado todas as discussões relevantes, relacionadas ao município.

 

Na oportunidade, a vereadora citou que os resultados e avanços na educação Municipal sofrerão ações como:os novos empreendimentos, a disponibilidade de vagas em escolas próximas às residências. O ciclo imigratório em Porto Velho, e a necessidade de atender essa demanda na rede educacional. Bem como a educação na área rural que se encontra prejudicada pela ausência de transporte escolar.

 

Um importante tema discutido, foi a normatização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Esse documento é importante para a promoção da igualdade no sistema educacional, colaborando para a formação integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

 

 

SINDICATO DOS TRABALHADORES

 

Na quinta feira, esteve presente no XV Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores (Sintero) na Faculdade São Lucas/ Antiga Ulbra. O evento reuniu aproximadamente 750 congressistas, entre eles palestrantes, convidados e delegados de base de todos os municípios de Rondônia.

 

O Congresso teve como tema “Educação Pública: Desafios e Resistência”, onde foram discutidos assuntos de interesse dos profissionais em educação, como os processos de inclusão, militarização, mediação tecnológica, saúde do trabalhador, as novas políticas implantadas na educação pública, as questões de gênero e etnia, a biodiversidade, a humanização da educação, violência nas escolas, entre outros.

 

Ao compor a mesa, a vereadora destacou que a luta dos profissionais da educação, daqueles que estão comprometidos e fazem com que a educação em Rondônia aconteça, é uma luta de todos. “A formatação de idéias e a criação de um ambiente de diálogo é o melhor caminho para construir o que queremos. A força, a luta e a persistência são os símbolos dos educadores, daqueles que lutam pela educação de qualidade”, frisou Joelna.

 

Também foi dito pela vereadora que irá ser discutido na Câmara a gestão democrática para acabar com o monopólio político de indicação nas escolas. Outro ponto importante destacado pela vereadora foi a questão do piso salarial dos professores municipais, pois a prefeitura sancionou recentemente a lei que garante o pagamento do piso salarial nacional da educação aos professores da rede municipal de ensino da capital, ele está cotado a R$ 2.557,74 para carga horária semanal de 40 horas.

 

Na oportunidade, Joelna destacou que como presidente da educação, se solidariza com a situação dos professores da área rural que estão enfrentando essa decadência dentro do transporte, estando impossibilitados de entrar no período de férias.

 

Ao longo da programação do Congresso foram realizadas palestras, mesa redonda e salas temáticas. Além de exposições de trabalhos científicos, leitura e aprovação do Regimento Interno da entidade, e a construção do Plano de Lutas que norteará as atividades e mobilizações trabalhadoras em educação nos próximos anos.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS