IDEIAS: Dia de Campo irá orientar produtores rurais sobre gestão de propriedade

O produtor rural precisa criar o hábito de fazer uso de planilhas para anotar cada passo ocorrido na propriedade

SECOM-RO

27 de Fevereiro de 2020 às 17:09

Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira (28) a Emater-RO realiza, na região do Vale do Anari, um dia especial sobre gestão em propriedade rural. O evento reunirá produtores rurais familiares no intuito de orientar e apresentar informações técnicas sobre temas que compõem a boa forma de gerir o empreendimento no campo. O dia especial sobre gestão da propriedade rural será realizado às 9 horas, na Câmara de Vereadores do Vale do Anari.

 

A falta de controle, planejamento e organização é uma das grandes deficiência na gestão de pequenas propriedades rurais. Consolidar um negócio realmente não é tarefa fácil, requer conhecimento, controle das atividades e muitas tomadas de decisões, fazendo parecer que é muito mais complicado do que realmente é administrar ou gerenciar uma propriedade.

 

Assim, entender a importância da gestão na propriedade rural é tarefa crucial para que o negócio dê seus primeiros passos para o crescimento, principalmente quando se depara com um cenário de crise econômica, pelo qual o país vem atravessando.

 

A gestão de propriedade é um conjunto de ações que visa promover melhor controle das atividades do ponto de vista organizacional e financeiro, auxiliando as decisões a serem tomadas de modo que o produtor rural possa ter uma visão ampla de seu negócio, maximizando a produção e minimizando perdas e custos.

 

É fato que cada propriedade tem a sua realidade e que é preciso munir-se de estratégicas adequadas para que se obtenha sucesso no negócio. Assim, conhecer os pontos fortes, as possíveis fraquezas e os gargalos da produção são tarefas importantes para quem almeja resultados positivos.

 

A organização é o principal fator para quem pretende melhorar a gestão de sua propriedade. Seja por meio informatizado ou escrito à mão, o produtor rural precisa criar o hábito de fazer uso de planilhas para anotar cada passo ocorrido na propriedade, cada entrada, cada saída, cada acontecimento é um elemento que deve ser levado em conta. É a partir de uma rotina de boa gestão que o produtor tem condições para melhor se organizar.

 

O planejamento é outro fator e deve ser encarado como uma ferramenta de grande valia também para a divulgação e comercialização da produção. Mas acima de tudo é fundamental que a propriedade realmente seja vista como uma empresa, um pequeno empreendimento que tem responsabilidades e que deve gerar lucro para se manter e para manter a família.

 

Para que tudo isso aconteça é importante que os produtores rurais procurem capacitar-se, adquirir novos conhecimentos e atentar para a necessidade de uma produção de qualidade que agregue valor ao seu produto e que lhe sirva de porta para novas opções de mercado.

Assim, durante o dia especial sobre gestão da propriedade rural, extensionistas da Emater-RO estarão levando aos participantes palestras sobre associativismo e custo de produção, entre outras, além de apresentar depoimentos de produtor que vem aplicando as técnicas em sua propriedade.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS