GRATUITO: Bloco Pirarucu do Madeira desfila no domingo com frevo que exalta povos indígenas

A concentração será às 15 horas na Pinheiro Machado, entre Santos Dumont e Pinheiro Machado

Emília Araújo - Rondoniaovivo

14 de Fevereiro de 2020 às 14:31

Atualizada em : de de às

Foto: Divulgação

Neste domingo,14, tem desfile do bloco de rua Pirarucu do Madeira. A concentração será às 15 horas, na rua Pinheiro Machado, entre a Santos Dumont e a Rogério Weber. O desfile inicia às 16 horas. A participação é gratuita.

 

 O bloco desfila pelas ruas Pinheiro Machado, Joaquim Nabuco e Carlos Gomes - até a Casa de Cultura Ivan Marrocos. A banda Piraqué se encarregará de animar os foliões. Para entrar no clima de carnaval, a direção do bloco pede que os brincantes se fantasiem.

 

A letra do frevo deste ano é em defesa dos povos indígenas. “A tradição do bloco em homenagear um elemento ou ritmo da cultura popular brasileira se cumprirá com foco nos povos indígenas”, declarou a jornalista Luciana Oliveira, que integra a direção do Pirarucu do Madeira.

 

De acordo com ela, a direção do bloco sempre elege um tema de exaltação ou protesto. "Este ano agrega as duas coisas: eleva a importância da cultura indígena e protesta pela defesa dos seus territórios".

 

A jornalista diz que o objetivo é claro: defender os territórios e o valioso patrimônio étnico e cultural de mais de 30 povos que vivem em aldeias espalhadas por todo o estado.

 

“Frevo indígena é novidade e vários compositores se dedicam a realçar os saberes e a importância dos indígenas na proteção do meio ambiente”, afirmou o presidente do bloco, Ernande Segismundo.

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS