ESPAÇO ABERTO: Vereador admite que lei aprovada pela Câmara de Vereadores é ilegal

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

20 de Janeiro de 2020 às 08:28

Foto: Divulgação

ROLANDO LERO

 

Vereador Edwilson Negreiros “ explicou” que a Lei da fila dupla em frente as escolas do município não é uma Lei pois estaria ferindo o CTB ( Código de Trânsito Brasileiro ).


Edwilson diz que o procedimento da Câmara é só uma medida permitindo que por até 10 minutos motoristas preguiçosos possam deixar ou buscar seus filhos no colégio.

 

 

ENTENDIMENTO

 

Para o vereador, um carro ficar parado por 10 minutos em fila dupla, atrapalhando a vida de quem não tem nada a ver com questões particulares de pessoas com filhos na escola, não é um problema.

 


 
DENOREX

 

Edwilson Negreiros “explica” que o parágrafo segundo do artigo primeiro reforça que a parada em fila dupla é ilegal de acordo com o que já preconiza o Código de Trânsito Brasileiro. Diante de tantas explicações “tão convincentes” fico imaginando quem será que foi o vereador lúcido (ou vereadores) que no dia da tal votação questionou à medida que parece mas não é. 

 

 

LIDERANÇA


Deputado Léo Moraes segue para Brasília amanhã, vai assumir a liderança do PODEMOS na Câmara Federal. 

 


IRREGULAR


Falando em Léo Moraes, o Porto Velho Shopping retirou os cones que impediam o estacionamento às margens da rua Barbados, no trecho que dá acesso à entrada do estabelecimento comercial. A medida foi tomada após o deputado ter feito muito barulho em suas redes sociais.

 

 

PROIBIDO


Léo questionou o bloqueio da área que, em tese, pertence à municipalidade e não poderia estar sob controle de um ente privado. A Secretaria Municipal de Trânsito foi acionada e determinou ao shopping que retirasse os cones.

 

 

 

 

 

 

AÇÃO IRREGULAR


 
O deputado disse ainda que já encaminhou ofício para a prefeitura para saber quem pintou o meio fio com a cor amarela que visualmente daria a impressão de que o shopping estaria autorizado a colocar os cones no local. 

 

 

QUASE 350 MIL

 

O  deputado estadual Marcelo Cruz (PTB) destinou um valor de R$345 mil em emenda parlamentar para projetos de ação social da Caravana da Cidadania, que realiza atendimentos gratuitos em Porto Velho. Durante 2019 a Caravana realizou mais de 10 mil atendimentos em locais como o Residencial Orgulho do Madeira, Condomínio Cristal da Calama, entre outros, além de uma edição especial durante o dia do evangélico, comemorado em junho. 

 

 

PARA 2020

 

De acordo com o deputado, para este ano estão planejados mais 20 mil atendimentos nas visitas mensais da Caravana. O objetivo do projeto é alcançar mais pessoas e chegar até lugares onde o acesso aos serviços é dificultado.

 

 

SERVIÇOS

 

Entre os serviços oferecidos na Caravana da Cidadania estão Atendimento Médico, Emissão de Documentos, Acuidade Visual, Corte de Cabelo, Pedicure e Manicure, Recreação Infantil, Exames Sanguíneos, Aferição de Pressão, Serviço Odontológico, Carreta da Defensoria Pública, Orientação Detran, Exames de DST, Téc. Enfermagem, Cadastro no Sine, Inclusão em Programas Sociais, dentre outros. 

 

 

TARTARUGAS DA AMAZÔNIA

 

Em parceria, Ibama e ICMBio documentaram o status da população de 17 tartarugas da Amazônia e de outras 14 espécies sobre as quais não há tanta informação disponível. Todo o estudo pode ser acompanhado no link:

 

https://ibama.gov.br/phocadownload/biodiversidade/PQA/2020-01-08-Quelonios-Completo-Versao-Para-Web-30-12-2019.pdf

 

 

 

 

 


SAFRA DE CAFÉ DEVE CRESCER 25%

 

A safra total de café do Brasil em 2020 deve somar entre 57,15 milhões e 62,02 milhões de sacas de 60kg, com avanço de até 25,8% frente ao ano anterior, afirmou a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) em seu primeiro levantamento para a temporada.

 


ESCLARECENDO A MENTIRA

 

Ao serem recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro, os presidentes do Sindaçúcar de Pernambuco e de Alagoas, Renato Cunha e Pedro Robério Nogueira, ambos da Novabio, desfizeram a mentira difundida pelos distribuidores de combustíveis: a venda direta de etanol aos postos, pelos produtores, não implicará em perda da receita de tributos por parte do governo. Impostos hoje pagos pelos distribuidores, que atuam como atravessadores, serão recolhidos pelos produtores.

 

 

CÂMARA E SENADO

 

Bolsonaro conta com a liderança dos presidentes da Câmara e do Senado para aprovar projetos que autorizam a venda direta. O próprio Bolsonaro já tem a estimativa de que a venda direta reduzirá o preço dos combustíveis, num primeiro momento, em 20 centavos.

 


ENTRAVE

 

Só 386 mil pessoas conseguiram pedir a restituição no site do DPVAT, entre os dias 15 e 17. Graças aos folgados do DPVAT, dificuldades no acesso dificultaram a vida de 1,9 milhão de donos de veículos.

 

 

ABRIU A BOCA PARA UM BOM PROJETO

 

Projeto de Boca Aberta (Pros-PR) obriga órgãos e empresas públicas a certificarem a veracidade de declarações de participantes de licitações, em qualquer modalidade. Atualmente é tudo na base da confiança.

 

 

DEFINIDA A PROPAGANDA

 

O Tribunal Superior Eleitoral já definiu: no dia 16 de agosto passa a ser permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet. Os comícios políticos estão autorizados a serem realizados até o dia 1º de outubro.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS