SAÚDE PLANETÁRIA: Terra atinge limite de rompimento que garante a segurança do planeta

As barreiras essenciais para a preservação do planeta foram rompidas

SAÚDE PLANETÁRIA: Terra atinge limite de rompimento que garante a segurança do planeta

Foto: Ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um relatório da Comissão de Saúde Planetária revelou que sete dos oito limites da Terra seguros para a vida sustentável já foram ultrapassados. O documento, que foi publicado na revista britânica Lancet, detalhou a situação.
 
De acordo com 60 pesquisadores que assinaram o documento, as barreiras essenciais para a preservação do planeta foram rompidas, o que coloca em risco iminente a segurança energética, alimentar e hídrica. Em outras palavras, esta degradação impulsiona as chances de conflitos, migrações em massa e, em última instância, um colapso generalizado.
 
O relatório em questão aponta que os limites da Terra ultrapassados incluem a preservação da vegetação natural, o uso da terra para a agricultura, o aquecimento global — com suas consequências devastadoras, como secas, inundações e falta de água potável —, e o excesso de nitrogênio, que contamina a água doce e subterrânea.
 
O mesmo caso acontece com o fósforo, visto que o acúmulo polui o solo e as águas. Além disto, a alteração dos fluxos de rios, lagos e reservatórios, assim como a exploração excessiva de águas subterrâneas, são motivos de para se preocupar.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Você acredita que o prefeito Hildon Chaves vai conseguir inaugurar a rodoviária dia 20?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS