NUNCA VISTO: Como seria o lugar onde você mora há milhões de anos?

Essa pergunta fascinante agora pode ser respondida por um mapa interativo criado por paleontólogos, que permite visualizar a evolução da Terra ao longo de 750 milhões de anos

NUNCA VISTO: Como seria o lugar onde você mora há milhões de anos?

Foto: X

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Como seria o lugar onde você mora há milhões de anos? Essa pergunta fascinante agora pode ser respondida por um mapa interativo criado por paleontólogos, que permite visualizar a evolução da Terra ao longo de 750 milhões de anos. 
 
A ferramenta, disponível online, oferece uma linha do tempo que começa antes da formação dos continentes como os conhecemos hoje. Durante esse período, o planeta já passou por diversos rearranjos geográficos, incluindo a existência de supercontinentes que posteriormente se fragmentaram, moldando o cenário atual. 
 
Com o mapa, é possível buscar qualquer cidade do mundo e visualizar sua localização em momentos distintos da história geológica. Quem mora em Rezende, no estado do Rio de Janeiro, por exemplo, descobrirá que há cerca de 260 milhões de anos, durante o período Permiano, a região estava no interior de uma vasta massa de terra, longe de qualquer oceano. 
 
Esse período também coincide com eventos marcantes, como a maior extinção em massa registrada, que eliminou cerca de 90% das espécies vivas. 
 
O projeto foi desenvolvido por Ian Webster, engenheiro e entusiasta da paleontologia, utilizando mapas paleogeográficos elaborados pelo geólogo Christopher Scotese. Disponível no site Dinosaur Database, a ferramenta foi projetada para democratizar o aprendizado sobre a história do planeta, tornando-o acessível a curiosos, estudantes e professores. 
 
“A dinâmica da Terra é um lembrete de que o planeta está em constante transformação”, explicou Webster. “O que vemos hoje é apenas um instante em uma jornada muito maior. O futuro da Terra será tão diferente quanto seu passado.” 
 
Com visualizações detalhadas e explicações acessíveis, o mapa interativo não apenas satisfaz a curiosidade sobre o passado, mas também convida os usuários a refletirem sobre a evolução contínua do nosso mundo. 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que os presídios de Rondônia deveriam ser privatizados?
Você acha que o Neymar ainda é um jogador do futebol?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS