BADERNA: Ponte é alvo da ação de vândalos na BR 319 que prejudicou várias pessoas

BADERNA: Ponte é alvo da ação de vândalos na BR 319 que prejudicou várias pessoas

Foto: Divulgação

 

Próstata
 
O mês de novembro está terminando e com ele a campanha nacional de combate ao câncer de próstata. Muito homens por preconceito tem evitado o exame, que é feito na rede pública de saúde. Em Rondônia, o Hospital de Amor, especializado no tratamento do câncer, em nosso Estado, continua com a campanha. 
 
 
Família
 
Vale reforçar que os fatores de risco são a idade avançada, a partir dos 50 anos, e o histórico familiar. Os negros constituem um grupo de risco para o câncer de próstata. A alimentação saudável, o peso corporal adequado e a prática da atividade física ajudam a reduzir a incidência desse e outros tipos de câncer.
 
 
Dificuldade de urinar
 
A maioria dos tumores na próstata cresce de forma lenta, não chegando a dar sinais ao longo da vida. Uma minoria cresce de maneira acelerada, espalha-se para outros órgãos (metástase) e pode levar à morte. Os sintomas iniciais são dificuldade para urinar, demora em começar e terminar em urinar, sangue na urina, diminuição do jato da urina e necessidade urinar várias vezes à noite. O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento. 
 
50 anos
 
Por isso, os homens com 50 anos de idade ou mais devem ir uma vez por ano ao urologista para o toque retal e o exame de sangue que identifica o antígeno prostático específico (PSA). Então, se você se encaixa nesse perfil, não brinque, procure o médico e faça os exames.
 
Terrorismo
 
A ponte sobre o igarapé Cotia, na BR 319, no Estado do Amazonas, foi alvo da ação de vândalos no final de semana. Ela é de madeira, que foram serradas, impossibilitando a circulação de veículos na local. A ação fez com que várias pessoas ficassem isoladas, sem conseguir seguir viagem. Esse é mais um ato terrorista que pode se juntar aos que ocorreram nos últimos dias em Rondônia, como o fechamento de rodovias ou a colocação de óleo nas vias. Isso é terrorismo!
 
Suíça
 
Hoje dia da seleção brasileira voltar ao gramado, no Catar. Dessa vez, o adversário é a Suíça que, deve vir para cima dos nossos jogadores. Não podemos menosprezar o futebol deles. Neymar está fora, então, é torcer para que os atletas esteja inspirados e vençam a partida e, se possível com aquele gol, que foi uma obra prima, feito pelo Richarlisson, na partida contra a Sérvia. 
 
Bolão
 
O Rondoniaovivo está com o bolão para os internautas. Os prêmios são vários e os palpites podem ser dados até o início da partida. Então, participe!
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS