BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

PIANO: População pode votar até amanhã em um dos quatro finalistas de RO do concurso

A premiação é em dinheiro e a população também pode contribuir

rondoniaovivo

07 de Agosto de 2020 às 11:00

Atualizada em : 07 de Agosto de 2020 às 11:13

Foto: Divulgação

 Quatro pianistas de Rondônia estão entre os nove finalistas para votação popular (online) do concurso “Melhor Sem Palavras” – Mauro Araújo, Desirée Duwe, Ane Santos e Andréa Figueredo. A votação encerra neste sábado,08/08.

 

Ontem, sem ter conhecimento de que havia outros participantes de Rondônia, o jornal online Rondoniaovivo fez uma entrevista apenas com a concorrente Andréa Figueredo. Por isso, o jornal está divulgando novamente o evento.

 

Votação

 

Para votar clique AQUI (Abra o link e vá  até o final da página para votar). A premiação será em dinheiro e, para isso, a organização do evento pede a contribuição da população. Clique AQUI para doar.

 

O certame é promovido pela pianista, compositora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Monique Aragão.

 

Em sua segunda edição, o certame contempla apenas os pianistas da região Norte - Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O objetivo dessa atividade, segundo a idealizadora do projeto, é a formação de plateias.

 

Os nove finalistas foram selecionadospor uma banca examinadora composta pelas pianistas Irina Kazak, de Manaus, e Nathália kato, de Belém do Pará. O resultado foi divulgado no último dia 01/8.

 

Vencedores

 

Vencem os candidatos que obtiverem melhor pontuação, resultado da média das notas da banca examinadora e da votação popular. O resultado será divulgado no dia 15 deste mês, às 20 horas, por meio de entrevista com os finalistas e transmissão pelas redes sociais.

 

Para concorrer, os inscritos deveriam escolher e filmar sua interpretação de apenas uma peça do álbum Melhor Sem Palavras (de Monique Aragão) e postar o vídeo no canal de sua preferência no Youtube.

 

Formação de plateia

 

“É um projeto concebido para formar redes e fortalecer toda a cadeia musical, músicos, produtores, técnicos, fabricantes e distribuidores de instrumentos e partituras, até os amantes das artes ” – diz Monique Aragão.

 

Veja quem são os 04 concorrentes de Rondônia ( Texto do perfil enviado pelos próprios pianistas)

 

 

ANA SANTOS: Natural de Porto Velho, iniciou seus estudos de piano ainda criança, aos 7 anos, Aos15 já dava aulas para crianças e aos 18 anos se formou em piano clássico pela Escola de Música Sol Maior. Participou de diversos recitais. Aos 22 anos concluiu o curso de Direito, o que a fez dividir sua paixão pela música e ensino com a advocacia.

 

 

Apesar da pouca idade, Ane já exerce à docência há 12 anos. Em 2019 foi aprovada em 1º lugar no concurso da Prefeitura de Porto Velho para professora de piano - está aguardando ser chamada. Atualmente é professora de piano na Escola de Música Sol Maior.

 

DESIRÉE DUWE: Natural do Paraná, mas iniciou seus estudos de piano em Porto Velho, aos 5 anos, orientada pela professora Tereza Cristina Neivock. Aos 10 anos, continuou seus estudos com a professora Silvia Freire de Carvalho, na Escola de Música Sol Maior, onde concluiu o Curso Técnico de Piano, aos 15 anos.

 

 

 

Participou de diversos concursos de música no país, obtendo premiações, dentre elas o de Melhor Intérprete de MúsicaAmazonense no “1° Concurso de Piano do Núcleo Artístico do Amazonas – NUAM”, em Manaus, Amazonas e o 1° lugar e Prêmio Estímulo da Cidade de Porto Velho, no “Concurso de Piano Carlos Gomes”, realizado em Porto Velho, RO. Além de pianista é empresária da Contabilidade, sócia da D.Duwe Contabilidade em Porto Velho.

 

No campo musical é pianista integrante, desde 2018, do grupo musical Teclas & Cordas, juntamente com o violinista Celso Schumacher, o violista Eller Cardoso, o violoncelista Anderson André e o flautista Maurício Rodrigues. Participa frequentemente de recitais de música na capital.

 

MAURO ARAÚJO:  Músico, pianista popular, tecladista, contrabaixista, arranjador e compositor. Natural da Cidade de Porto Velho - RO.

Iniciou seus estudos musicais aos 12 anos de Idade. Logo cedo iniciou sua vida noturna como músico profissional. Já participou de vários projetos a nível nacional – a maioria deles pelo Sesc.

 

 

Sendo estes: 2011 Grupo Madeira, 2013 Grupo Avoar e 2014 Bado e Banda. Estes tendo circulação pelos 10 Estados da Amazônia legal. Também Representou Rondônia no Femucic em 2012 com o Grupo Madeira.

 

Em 2013 Lançou seu primeiro disco autoral intitulado “Pássaro”. Recentemente concluiu o Curso de Bacharelado, com Habilitação em Piano pela Faculdade Metropolitana em Porto Velho.

 

Em conjunto com o curso, escreveu seu primeiro livro de composição durante 3 anos, que foi “Uma Composição por Semana”. Todas Instrumentais.

 

Recentemente, Mauro Araújo deu start no seu segundo disco instrumental intitulado “Voo Livre” (interrompido devido a Pandemia). Em 2016 se apresentou na Argentina, fazendo um show instrumental na Cidade de La Plata - AR e um Workshop sobre composição na cidade de Berisso - AR.

 

 Em 2018 se apresentou no Chile, capita, Centro Cultural Brasil Chile e outra na Casa de Jazz Thelonius Jazz.

 

Atualmente desenvolve trabalhos voltados para gravação home studio e aulas particulares, além de dar continuidade a mais 03 livros de composição, ainda sem data para término.

 

 Mauro Araújo é um militante na música instrumental de Porto Velho. Há praticamente 22 anos, desenvolve atividades instrumentais gratuitas para a comunidade da capital, assim como em outros estados Brasileiros.

 

ANDRÉA FIGUEREDO: Pianista há 31 anos, Andréa venceu diversos concursos pianísticos pelo país, com destaque os concursos: Latino – Americano Rosa Mística, seu primeiro concurso de piano, alcançando o 1º lugar. Ela obteve o 1º lugar também no Concurso Jovens Solistas do Brasil, no quesito Música de Câmara, realizado em São Paulo.

 

 

 

Bacharelou-se em Piano pela Universidade Estadual Paulista – UNESP e pós-graduou-se em Educação Musical pelo Instituto Federal do Amazonas.

 

Andréa é Educadora Musical há 18 anos, é docente em piano desde 2011 no Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar Jorge Andrade e possui seu próprio empreendimento desde 2017, denominado Ateliê Piano & Música. Ela integra também a Academia Rondoniense de Letras.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS