O presidente da Federação de Lutas Olímpicas e Associadas do Estado de Rondônia (FLOAERO), professor Natanael Prestes, o Grão Mestre Dragão de Rondônia, esteve participando de atualizações no Rio de Janeiro (RJ). Retornou com o título de Doutor em Direito Militar, pela instituição de ensino Verbo Jurídico, e atualizou também nas técnicas de Capoeira.
Conforme explicou, a Capoeira está voltando para a essência que é o vale tudo, com a prática voltada às rodas tradicionais. “O índice técnico dos Mestres cariocas está elevadíssimo e isso favorece a formação de novas gerações que já crescem no esporte com nível competitivo evoluído”, considerou. Ele destacou ainda que, a volta das técnicas tradicionais proporciona o desenvolvimento motor do atleta com percepção mais aguçada para o confronto corporal.
Encontro com Mestres
Durante o período em que esteve no Rio de Janeiro, o professor Natanael Prestes participou de atividades com o conceituado Mestre José Tadeu Carneiro Cardoso (Mestre Camisa) que preside a Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte da Capoeira, com quem aperfeiçoou as técnicas e conheceu trabalhos sociais que unem a prática desportiva da capoeira com atividades de cidadania.
Outra integração valiosa foi com o Mestre Canguru, durante atividades no CIEP Tijuca, onde abordou princípios básicos da capoeira como golpes e domínios bilaterais. Esse aprimoramento foi para aplicação das técnicas em aulas de capacitação para o desenvolvimento de novos praticantes.
Integração nacional
O Mestre Dragão de Rondônia também participou como dirigente do Campeonato Brasileiro Interclubes de Wrestling, categorias Sub 15 e 23, sendo uma experiência enriquecedora por ter interagido com grandes Mestres que estavam presentes como dirigentes de equipes.