EDUCAÇÃO SANITÁRIA: Idaron abre inscrições para oficinas técnicas na 10ª RO Rural Show Internacional

As oficinas serão realizadas de 22 a 27 de maio e as vagas são limitadas

EDUCAÇÃO SANITÁRIA: Idaron abre inscrições para oficinas técnicas na 10ª RO Rural Show Internacional

Foto: Idaron

 

Já estão abertas as inscrições para as 12 oficinas técnicas que serão realizadas pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron, durante a 10ª Rondônia Rural Show. As inscrições podem ser feitas na plataforma por meio do link
 
As oficinas serão realizadas de 22 a 27 de maio e as vagas são limitadas. As atividades são voltadas aos produtores rurais, estudantes e profissionais ligados ao setor produtivo rural, e tem como objetivo demonstrar a missão da Defesa Agropecuária, com foco na sustentabilidade da produção, e nos serviços online utilizados para proteção, tanto dos rebanhos quanto das lavouras, em relação à pragas e doenças.
 
O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres explicou como serão realizadas as oficinas e o atendimento ao público. “No estande da Idaron, onde serão realizadas as oficinas técnicas, também será ofertado atendimento ao público, para cadastro em sistemas dos serviços de defesa, orientação no uso de aplicativos, exposição de maquetes e banners, e apresentação de vídeos. Também será feito entrega de material técnico educativo”, salientou.
 
O governador do Estado, Marcos Rocha destacou que, a iniciativa tem reflexo direto no setor produtivo.
 
“As oficinas técnicas compõem o rol de ações realizadas pela Agência Idaron, que são impulsionadas pelo Governo do Estado, por meio de investimento em material orientativo e educativo. A iniciativa tem reflexo direto no setor produtivo, visto que as orientações resultam na maior valorização do rebanho e, consequentemente, reforço na economia”, afirmou.  
 
A coordenadora de Educação Sanitária da Idaron, Rachel Barbosa salienta as atividades educativas realizadas. “O trabalho de educação sanitária é uma das ações mais importantes dentro do serviço de defesa agropecuária. As atividades educativas desenvolvidas nas escolas, associações e durante visitas às propriedades permitem que a Idaron reforce a estratégia de vigilância, que é de valor para prevenção e combate a doenças em animais de produção, e pragas de elevado impacto econômico na lavoura”, ressaltou.
 
A modalidade de oficina técnica permite uma maior aproximação e interação do público com os profissionais da Idaron. As atividades são desenvolvidas utilizando uma linguagem lúdica com palestras, dinâmicas, vídeos e teatro.
 
PROGRAMAÇÃO OFICINAS TÉCNICAS 2023/IDARON
 
Dia 22/5:
 
9h30 às 10h – ‘Doença de equídeos – Prevenção é sempre a melhor solução’, com o médico veterinário, Bruno Porto de Lima, da unidade de Presidente Médici.
 
15h às 15h30 – ‘Classificação de café – A influência da qualidade no sabor de um bom café’, com o técnico agrícola, Jean Ramos dos Santos, da unidade de Ouro Preto.
 
Dia 23/5:
 
9h30 às 10h – ‘Raiva e Vaca Louca – Elas não têm cura, mas podemos prevenir’, com o médico veterinário, Juliano Silva dos Santos, da unidade de Jaru.
 
15h às 15h30 – ‘Monilíase – Proteja lavouras de cacau e cupuaçu dessa doença’, com o engenheiro agrônomo, Marcos Ferreira Alves, da unidade de Jaru.
 
Dia 24/5:
 
9h30 às 10h – ‘Sementes – Cuidado, você pode estar sendo enganado’, com a engenheira agrônoma, Adriana Aparecida dos Santos, da unidade de Ji-Paraná.
 
Dia 25/5:
 
9h30 às 10h – ‘Gripe aviária – Realidade e desafios’, com o médico veterinário, Robson Reverdito, da unidade de Espigão do Oeste.
15h às 15h30 – ‘Uso do drone na agropecuária x legislação’, com o engenheiro agrônomo, Alessandro Gois Orrutea, da unidade de Ministro Andreazza.
 
Dia 26/5:
 
9h30 às 10h – ‘Produção de mudas de café com qualidade’, com as engenheiras agrônomas, Queicianne Paniago Coleta e Viviane Ciriaco Gomes, da unidade de Rolim de Moura.
 
15h às 15h30 – ‘Influenza aviária – Ela está mais perto que você imagina’, com a médica veterinária, Géssica Raupp F. da Cruz Laia.
 
Dia 27/5:
 
9h30 às 10h – ‘Brucelose e Tuberculose – Proteja sua saúde e de seu rebanho’, com o médico veterinário, Adelmar Bendler da Rocha, da unidade de Ji-Paraná.
 
15h às 15h30 – ‘Ferrugem asiática da soja – Prevenção é a melhor solução’, com o engenheiro agrônomo, Luiz Emilio Vicentin Alves, de Ouro Preto.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS