RO RURAL SHOW: Palestra de Libras empolga estudantes durante visita a estande da Alero

Ministrada pelos servidores Cleidiane Segura e Vinicius Alan, a palestra divertiu e instruiu estudantes da rede pública de Ji-Paraná

RO RURAL SHOW: Palestra de Libras empolga estudantes durante visita a estande da Alero

Foto: Assessoria

Dando sequência às atividades da Assembleia Legislativa de Rondônia na 10ª edição da Rondônia Rural Show Internacional em Ji-Paraná, na manhã de ontem (23) aconteceu uma palestra para estudantes de escolas públicas de Ji-Paraná, abordando a Língua Brasileira de Sinais. A palestra foi ministrada pelos servidores Cleidiane Segura e Vinicius Alan, que fazem parte da equipe de Libras do legislativo que acompanham as sessões, reuniões e atividades do dia a dia da Alero.
 
 
A abertura do evento foi feita pelo deputado estadual Ismael Crispin (PSB), que agradeceu a presença dos alunos de escolas de Ji-Paraná, destacando a oportunidade disponibilizada pela Assembleia Legislativa de Rondônia, levando além da parte política, também a parte de educação e formação.
 
 
Na opinião de Crispin, a prestação de serviço à comunidade e a representatividade da população fazem parte das atividades do legislativo estadual que vai além da confecção de leis e fiscalização dos atos do executivo municipal. “Para a Assembleia Legislativa é um grande prazer ter vocês aqui neste espaço especial criado para receber a comunidade de Rondônia. Sejam todos bem-vindos, essa é a casa de vocês. Aproveitem a oportunidade para aprender essa forma maravilhosa de se expressar e se comunicar com a comunidade surda”, destacou o deputado aos alunos.
 
 
Durante a palestra, os professores ensinaram os passos básicos para se iniciar na Língua Brasileira de Sinais (Libras), movimentando os estudantes, divertindo e instruindo para a inclusão social.
 
 
Além dos servidores que fazem a interpretação em tempo real das sessões e reuniões, a Assembleia mantém na Escola do Legislativo um curso especial de Língua Brasileira de Sinais, que dentre os mais de 20 cursos ministrados atualmente pela escola, tem sido o mais requisitado nos últimos anos, formando novos intérpretes libras, que têm sido disseminadores da linguagem entre outros grupos de falantes.
 
 
A decisão para realização da sessão Itinerante Extraordinária da Alero foi confirmada no dia 4 de abril, por meio do Projeto de Resolução 535/2023, de autoria da Mesa Diretora, estabelecendo a transferência do Poder Legislativo durante a realização da 10ª edição do Rondônia Rural Show Internacional. A ação tem o objetivo de ampliar os debates e as discussões com o intuito de firmar um espaço direto da comunidade com o Parlamento.
 
 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS