BOVINOS: Porto Velho possui maior rebanho de RO e 4º entre municípios do país

Com 1.686.158 cabeças, pecuária na capital segue em expansão, com geração de emprego e renda

BOVINOS: Porto Velho possui maior rebanho de RO e 4º entre municípios do país

Foto: Divulgação/Idaron

De acordo com dados de 2022, da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Porto Velho possui o maior rebanho bovino de Rondônia, com 1.686.158 de cabeças.

 

É o quarto município brasileiro com mais bovinos no país. Essa marca mostra a capacidade da produção agropecuária, que tem gerando cada vez mais emprego e renda.

 

“Temos o maior rebanho bovino de Rondônia, que possui o sexto maior rebanho do país. A pecuária é uma atividade muito importante, que gera emprego e renda para milhares de porto-velhenses. Por muito tempo, se dizia que Porto Velho não tinha capacidade de produção agropecuária. Mas, isso foi superado com muito trabalho dos produtores rurais e também o apoio do setor público”, disse o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.

 

Segundo ele, “é preciso salientar que essa expansão segue e temos a expectativa de ampliação do setor, sem descuidar dos compromissos ambientais. A pecuária é pujante e responsável por movimentar boa parte da nossa economia”.

 

Com 17,6 milhões de cabeças de gado, Rondônia é uma área reconhecida internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação, o que abre mercado para a carne produzida no estado ser comercializada para outros países. Em 2022, a exportação da carne rendeu US$ 811,8 milhões em Rondônia.

 

Atividade

 

Além de liderar no rebanho bovino, a capital possui também o maior rebanho de suínos, de caprinos e ovinos entre os 52 municípios de Rondônia, além de ser o terceiro município com mais galináceos, com 300 mil cabeças, sendo 250 mil de galinhas.

 

Os dados são do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), de 2021, publicados no site do órgão, na pesquisa de pecuária.

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS