AS DOBRADINHAS: Lula, Bolsonaro e Caiado já tem palanques montados em Rondônia

Expedito Neto, Marcos Rogério e Adaílton Fúria são os puxadores das dobradinhas com presidenciáveis

AS DOBRADINHAS: Lula, Bolsonaro e Caiado já tem palanques montados em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Aviso sério

 

Em tempos de Fórum Econômico Mundial, reunião anual dos líderes do mundo para discutir o futuro de oito bilhões de seres humanos, o planeta vive a angústia de uma possível III Guerra Mundial com a continuidade do conflito na Ucrânia, escalada na questão da Venezuela, ameaça de invasão da Groelândia e as permanentes tensões entre Israel e países árabes.

 

Como se fosse pouco, o clima planetário nunca esteve tão afetado quanto hoje. Os efeitos do clima extremado e o impacto dos conflitos armados e das tensões políticas que se desenrolam em todos os países – onde não há guerras externas há criminalidade e ferozes disputas internas – causam pressões negativas sobre a saúde. Não é de estranhar, nesse caso, que uma equipe de preocupados pesquisadores da Fiocruz-Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, da USP e Universidade de Brasília faça publicar mundialmente uma grave advertência sobre a necessidade urgente de repensar os sistemas de saúde.

 

Segundo essa ótica, as mudanças climáticas, eventos extremos e insegurança alimentar exigem promover mudanças amplas nas estruturas de saúde levando em conta não só os novos conhecimentos trazidos pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia, mas também os saberes tradicionais e as necessidades específicas das comunidades locais. O aviso está dado. A resposta cabe a quem tem responsabilidade.

 

 = = = = = =

 

 

As dobradinhas

 

As dobradinhas com presidenciáveis pelos candidatos ao governo de Rondônia vão se formando. A primeira, pelo PT, com Expedito Neto a governador tendo como presidenciável a reeleição, o mandatário Lula. A segunda dobradinha vem com o senador Marcos Rogério (PL) ao CPA com o presidenciável Flavio Bolsonaro. Agora se formou a terceira dobradinha, com o prefeito de Cacoal Adailton Fúria com o candidato a presidência Ronaldo Caiado, atual governador de Goiás, que deixou o União Brasil. Outros pretendentes ao Palácio Rio Madeira, como Hildon Chaves (PSDB) e Flori Cordeiro (Podemos) ainda não se pronunciaram sobre seus possíveis presidenciáveis para as eleições de outubro.

 

 

Racha consumado

 

Por falar na recente saída do governador de Goiás, Ronaldo Caiado do União Brasil para o PSD, formou-se um enorme racha da direita brasileira. De um lado a família Bolsonaro tentando erguer a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL) a presidência, de outro lado Ronaldo Caiado se filiando ao PSD e já com o apoio dos governadores do Paraná Ratinho Junior e Eduardo Leite do Rio Grande do Sul. Caiado será um adversário temível para Flavio Bolsonaro já que está arrebanhando forças expressivas do chamado Centrão.

 

Mala e cuia

 

Vítima da escolha bolsonarista em Rondônia destinada aos seus adversários, senadores Marcos Rogério e Jaime Bagatoli e deputado federal Coronel Chrisostomo, o governador Marcos Rocha está deixando o União Brasil, com toda sua família, de mala e cuia para o PSD. Neste caso, fala-se da ressurreição da sua postulação ao Senado, com sua esposa Luana Rocha a Câmara dos Deputados e o maninho Sandro Rocha a Assembleia Legislativa. A desincompatibilização do cargo já estaria marcada para acontecer em meados do mês de abril. Seria uma nova reviravolta no cenário político rondoniense.

 

 

Caminho aberto

 

Ainda no terreno das especulações e ainda decorrente da saída do governador Marcos Rocha e do seu grupo político do União Brasil rumo ao PSD estaria o renascimento da candidatura ao governo estadual do ex-prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) já sondado pelo União Brasil – onde está filiada sua esposa Ieda Chaves – para disputar o Palácio Rio Madeira. O União Brasil tem forte estrutura em todo o estado e mesmo com a possível transferência de Marcos Rocha para um outro partido, teria um postulante competitivo com o nome de Hildon Chaves ao CPA.

 

 

Baita renovação

 

Pelos mais variados motivos, que vai desde capachismo, omissão na fiscalização de setores públicos nevrálgicos como saúde e segurança pública, derrotas fragorosas em causas contra as empresas aéreas no episódio do brutal aumento das tarifas e suspensão de voos, mais o vexame causado pela omissão no embate na questão da concessão da BR 364 ocasionado a pratica das tarifas mais caras do País, é previsível uma grande renovação dos quadros políticos rondonienses nas eleições de outubro. Não bastasse tudo isto, temos predadores ferozes à espreita, aproveitando as falhas recorrentes na vida pública - e vários parlamentares inelegíveis.

 

 

Via Direta

 

*** Nos bastidores rola a informação de que o sonho de consumo do MDB seria lançar a pré-candidatura do ex-deputado federal e ex-vice-governador Orestes Muniz ao governo estadual. Há mais de duas décadas radicado em Porto Velho, ele tem bases fortes também em Ji-Paraná e região central do estado *** Muniz foi vice do primeiro governador eleito pelo voto direto ao Palácio Presidente Vargas, com a eleição do então governador Jerônimo Garcia de Santana *** Por falar em Ji-Paraná os ex-prefeitos Jesualdo Pires e Esaú Fonseca vão polarizando a eleição para a Câmara Federal. Eles têm redutos em toda a região central do estado.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS