ESPAÇO ABERTO: Expedito Junior confirma candidatura ao Senado em Rondônia

ESPAÇO ABERTO: Expedito Junior confirma candidatura ao Senado em Rondônia

Foto: Divulgação

ESQUECIMENTO
 
A confirmação da entrada de Expedito Junior na corrida eleitoral deste ano torna o pleito bem mais interessante, ao mesmo tempo que “resolve” três situações que poderiam ocorrer com ele fora da disputa.
 
ESQUECIMENTO 2
 
Sem concorrer a nada, Expedito estaria fadado ao esquecimento. Vários analistas entendem que seria praticamente o fim político do ex-senador.
 
SOLUÇÃO
 
Entrando na disputa, Expedito além de ter chances reais de se eleger pode ainda “salvar” duas candidaturas.
 
PROPORCIONAL
 
A primeira delas é a reeleição do deputado Expedito Neto, que sozinho não teria gordura política para chegar aos votos que precisa para garantir reeleição.
 
MAJORITARIA
 
A segunda é o fortalecimento da candidatura ao Governo do deputado Léo Moraes, que ficou à deriva com a saída de Jaqueline Cassol de sua chapa para apoiar o irmão Ivo.
 
 
MAJORITÁRIA 2
 
Expedito traz para Léo Moraes um eleitorado que ele não tem e nunca teve. O do interior.
 
CHANCES
 
Mas não é só o fortalecimento das duas candidaturas citadas que ganham com Expedito. Ele mesmo leva uma vantagem significativa no processo.
 
CHANCES 2
 
Três candidaturas ao Senado Federal ganham corpo com essa nova composição entre Podemos e PSD. A do próprio Expedito, a do senador Acir Gurcacz (PDT) e a da deputada Jaqueline Cassol (PP). Todos tem chances reais.
 
PRESTÍGIO
 
Nesse contexto, a capital poder ser o diferencial na balança. Os três candidatos ao Senado mantém um nicho considerável no interior, fazendo com que suas atenções sejam voltadas para os eleitores de Porto Velho.
 
 
GANHOU
 
Importante destacar que Acir Gurcacz também deixa de ser apenas mais um nesse processo. A divisão de votos ao Senado pode ser benéfica para Acir, desde que ele consiga ter o apoio da Frente de Esquerda.
 
ESQUERDA
 
Falando em Frente de Esquerda, o ex-Governador Daniel Pereira publicou na tarde de ontem, em redes sociais, fotos de seu encontro com Lula e Geraldo Alckmin.
 
ESQUERDA 2
 
Daniel também quer solidificar sua candidatura mantendo apoio total dos partidos que formam o grupo de esquerda, tentando atrair indecisos e ex-eleitores de Bolsonaro.
 
 
DIREITA
 
Falando em Bolsonaro, Marcos Rocha tem destacado em suas reuniões políticas ações voltadas à Assistência e Desenvolvimento Social implementadas no Estado de Rondônia.
 
DIREITA 2
 
Rocha enfatiza a criação de programas, projetos e iniciativas integradas com os municípios rondonienses. Programas como “Mamãe Cheguei”, “Crescendo Bem”, “Criança Protegida”, “Mulher Protegida”, “Prato Fácil”, e AmpaRO são “a menina dos olhos” do Governador.
 
FORA
 
O presidente do TSE, Edson Fachin, enviou um ofício ontem ao ministro da Defesa, general Paulo Sergio, informando a exclusão do Coronel do Exército Ricardo Sant'Anna da Comissão de Fiscalização por disseminação de notícias falsas.
 
CONTRA AS URNAS
 
Fachin cita reportagem do site Metrópoles, que mostrou que o coronel tinha publicações em suas redes sociais de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e disseminava teorias bolsonaristas contra as urnas eletrônicas.
 
EXPLICAÇÃO
 
"Conforme apuração da imprensa, mensagens compartilhadas pelo Coronel foram rotuladas como falsas e estariam fazendo militância contra as urnas eletrônicas que, na qualidade de técnico, este solicitou credenciamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fiscalizar", escreveu Fachin.
 
SUBSTITUIÇÃO
 
O presidente do TSE informou Paulo Sergio do descredenciamento do coronel e solicitou que o ministro indique outro nome, se julgar necessário.
 
OUTRO LADO
 
Até o fechamento da coluna o Ministério da Defesa ainda não havia divulgado nenhuma nota comentando a decisão de Fachin.
 
PASSEIO
 
Fotos que flagraram três onças nadando no rio Guaporé viralizaram nas redes sociais no fim de semana. 
 
 
 
 
PASSEIO 2
 
As fotos teriam sido tiradas nas proximidades  da Vila da Neide, distrito de Cabixi. Um piloteiro fez o flagrante  enquanto transportava turistas na região. 
 
 
ROTINA
 
Ainda conforme o piloteiro,  na última semana já teria visto outras vezes  os mesmos animais. Eles não seriam agressivos  já que se aproximam do barco com naturalidade.
 
MORADA
 
Os felinos -  mãe e filhotes - vivem em uma espécie de ilha que fica na fronteira com a Bolívia e seriam atração na região.
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS