Gonçalo Júnior, o biógrafo dos esquecidos, dos geniais e dos famigerados - por Humberto Oliveira

Gonçalo Júnior, o biógrafo dos esquecidos, dos geniais e dos famigerados - por Humberto Oliveira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Meu primeiro contato com a obra do escritor Gonçalo Júnior, foi por meio do livro "Os país da TV", lançado em 2001. O livro traz entrevistas com 16 personalidades da televisão brasileira. A obra conta em suas 399 páginas os 50 anos de história do veículo no país. 
 
 
Apesar de mais de 30 livros publicados, somente em 2014 teria novamente o prazer de ler mais uma obra de Gonçalo, o maravilhoso "Quem samba tem alegria", a biografia do compositor Assis Valente, um dos mestres da chamada Era de Ouro do Rádio e da música brasileira.
 
 
O livro, em suas mais de 600 páginas, conta  a vida, a obra e o tempo do autor de músicas fundamentais, dentre elas, “Boas festas” (“Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel”), “Cai cai balão”, “Alegria”, “Boneca de pano”, “Brasil pandeiro” e “Camisa listada”, "Recenseamento", "Uva de caminhão", "E o mundo não se acabou", entre tantas outras.
 
Talentoso, incompreendido, Valente encontrou em Carmen Miranda sua maior intérprete. Apesar de autor de importantes clássicos da nossa música, Assis Valente era um homem atormentado e tentou suicídio três vezes. Nas duas primeiras não conseguiu. Porém, logrou êxito quando tentou pela terceira. Sentou no banco de uma praça e depois de horas, bebeu guaraná com veneno. 
 
Três anos depois, mais uma biografia escrita por Gonçalo. "Pra que mentir - Vadico, Noel Rosa e o samba". Vadico, antes deste livro revelador, mesmo sendo parceiro importante de Noel Rosa, sempre esteve à sombra do Poeta da Vila, mas Gonçalo Júnior traz o músico à luz, para variar com seu texto primoroso. A trajetória de Vadico remete a vida de outro gênio esquecido, Newton Mendonça, parceiro de Tom Jobim em jóias como "Caminhos cruzados". 
 
 
Gonçalo Júnior é mesmo incansável. Ainda em 2017, também pela editora Noir, o autor lança "Eu não sou lixo: a trágica vida do cantor Evaldo Braga", uma figura emblemática da música popular brasileira, que em apenas três anos e dois lps lançados, alcançou o sucesso. 
 
 
Como Assis Valente, Evaldo viveu sob o peso dos traumas de infância. Ele superou a pobreza, ficou famoso, mas teve pouco tempo para aproveitar o tão almejado sucesso. Braga morreria em 1973, num trágico acidente automobilístico. Neste livro revelador, o biógrafo conta a desconhecida trajetória de Evaldo Braga, o menino pobre criado na Funabem, e faz justiça ao talento perene do cantor que continua a encantar gerações.
 
Em 2020, mais uma biografia. Desta vez, a do genial Jacob do Bandolim. Este livro traz a mais completa pesquisa sobre o grande instrumentista, uma personalidade complexa, um homem difícil e de forte temperamento, que exigia não menos que a perfeição de todos, inclusive dele. Incansável na defesa da legítima música brasileira, Jacob não poupou nem o filho, jornalista e também compositor Sérgio Bittencourt, cuja personalidade não era diferente. 
 
 
Um ano antes, saiu  "Famigerado - a história de luz vermelha". A obra conta em detalhes a história de João Acásio Pereira da Costa, bandido que aterrorizou São Paulo nos anos de 1960. 
 
 
A obra é o relato impressionante e revelador de uma mente perturbada. Mais um trabalho deste grande escritor, jornalista, e pesquisador nas áreas do cinema, imprensa, música e histórias em quadrinhos. 
 
Gonçalo Júnior nasceu em Guanambi, Bahia. Iniciou a carreira jornalística na década de 1980. Trabalhou em vários jornais baianos e também no Diário de São Paulo. Colaborou na Playboy, Folha de São Paulo, Bravo!, Como escritor, ganhou quatro vezes o Troféu HQ Mix. Em 2011, seu livro "Alceu Penna e As Garotas do Brasil: Moda e Imprensa - 1933 a 1975" foi escolhido como a melhor biografia no Prêmio Jabuti de Literatura.
 
A bibliografia do autor inclui obras sobre os mais variados temas - quadrinhos, cinema, jornalismo, música,  televisão, memórias, livros. A lista é extensa e não vou cansar o leitor relacionando aqui todos os livros que Gonçalo Júnior escreveu e lançou nas últimas quatro décadas, apenas alguns mais recentes. 
 
 
A Guerra dos Gibis – A formação do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933 a 1964: Edição revista e ampliada, Entre o Prazer, o Pecado e a Moral - Sylvia Kristel vem ao Brasil Libertar Emmanuelle, Janis Joplin só Queria Sambar: Uma Viagem Desesperada ao Rio e à Bahia em 1970, Garota Fenomenal - Celly Campello e o Nascimento do Rock no Brasil, Versão Brasileira Herbert Richers e muitos mais.
Direito ao esquecimento
Você acredita que as igrejas devem pagar imposto?
O que você acha das obras e da largura da pista na Estrada dos Periquitos?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS

Instale o app do Rondoniaovivo.com Acesse mais rápido o site