LAMENTÁVEL: Presidente do TJ-RO determina investigação de racismo entre servidores

LAMENTÁVEL: Presidente do TJ-RO determina investigação de racismo entre servidores

Foto: Divulgação

 

LUTO
 
Rondônia perdeu, na última segunda-feira(24), a empresária e jornalista Berta Zuleika. Ela teve uma grande participação no mundo da cultura e da moda em Rondônia. Aliás, Berta revelou muitos nomes nos vários desfiles que organizou em nosso estado. Com certeza, essa guerreira vai fazer falta. A coluna deixa aqui os pêsames à família nesse momento tão difícil!
 
 
Racismo no TJ-RO
 
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Marcos Alaor Diniz Granjeia(foto), tomou uma atitude que merece aplausos por parte de toda a sociedade. Ele soube que um grupo de servidores do tribunal criou nas redes sociais, um grupo chamado ‘Black List’, que estava espalhando mensagens racistas entre eles e determinou que fosse aberta uma investigação. Tudo teria começado com a aprovação de uma resolução do TJ-RO sobre a reserva de vagas para negros em cargos de comissão e funções gratificadas no tribunal. Isso revela, em muito, o quanto o racismo ainda se encontra enraizado em nosso país.
 
 
Apuração
 
Nesse caso, ainda pior, pois, está se passando em um órgão responsável por promover a Justiça. Atitudes como essa só demonstram o quanto precisamos evoluir como povo. Que a apuração pedida pelo presidente do TJ-RO, chegue aos envolvidos e sejam punidos de forma exemplar para que não reste dúvidas em nossa sociedade que o Judiciário rondoniense não teme cortar na própria carne para garantir que a Justiça seja feita. Veja a nota emitida pelo Tribunal de Justiça:
 
Por meio de publicação veiculada em rede social, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tomou conhecimento da suposta reação adversa à política afirmativa proposta no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, de cotas raciais para ocupação de cargos comissionados e funções gratificadas.
 
Considerando que as supostas manifestações podem caracterizar infração disciplinar e, também, crime, foi determinada a instauração de sindicância para apurar os fatos e responsabilizar eventuais envolvidos.
 
Eleição
 
Estamos a cinco dias da votação para a escolha dos próximos governador de Rondônia e presidente do Brasil. Os candidatos para ambos os cargos estão, a todo vapor, na busca pelo voto. Em nosso Estado, cada vez mais, está se consolidando entre os que acompanham a disputa que não há favorito. Nesse quesito, o único favoritismo em Rondônia, é de que Bolsonaro tem a preferência do eleitor local. 
 
 
Abalou
 
Quanto ao cenário nacional, o ex-deputado Roberto Jeferson, presidente do PTB e fiel aliado de Bolsonaro, conseguiu abalar as estruturas da candidatura do atual presidente. Mostrou para o Brasil que há interferência do Governo na PF. Um exemplo, foi o envio do Ministro da Justiça, Anderson Torres, ao Rio de Janeiro para acompanhar o caso. Outro exemplo, foi o tom ameno como o ex-deputado foi tratado pela própria PF, mesmo após ter atirado contra os agentes da própria instituição.
 
Dois pesos
 
Nessas horas, fico pensando: se Genivaldo Jesus Santos, que foi morto covardemente por agentes da PRF, sufocado por gás dentro de uma viatura policial, fosse um ex-deputado, ele ainda estaria vivo? Ou, se um morador negro, de uma comunidade, disparasse tiros na direção de um carro da polícia, os policiais teriam a paciência para conversar e ainda rirem junto com ele, como se estivesse em um encontro de amigos? Deixo para você, meu caro leitor, responder a essas indagações!
 
 
Relaxar
 
Hoje é terça-feira e você que pretende colocar o corpo para se mexer, a coluna tem uma boa dica: vá dançar. Para te ajudar nessa tarefa indicamos as aulas de dança do professor Chagas Perés, todas as terças e quintas-feiras, a partir das 18:30. Mais informações pelo telefone 9 9994-3774. Venha socializar, dançar e relaxar!
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS