ÚNICO CONTRA: Marcos Rocha se recusou a assinar carta sobre preservação da Amazônia

ÚNICO CONTRA: Marcos Rocha se recusou a assinar carta sobre preservação da Amazônia

Foto: Divulgação

“O homem é parte da natureza e a sua guerra contra a natureza é, inevitavelmente, uma guerra contra si mesmo.” – Rachel Carson - Cientista
 
Recusou
 
Marcos Rocha não assinou carta do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal, documento elaborado durante a Cop 27, realizada no Egito, nesse mês de novembro. O texto afirma que “Precisamos da floresta viva”. Além disso, ele se recusou a participar da entrega do documento ao futuro presidente, Lula.
 
Impressão
 
A postura de Marcos Rocha foi encarada por muitos que participaram do encontro, onde o Brasil assumiu que a partir do próximo ano mudará a política ambiental enfatizando a preservação, como compatível com a posição do presidente Bolsonaro em relação a floresta amazônica. Posição que resultou em um aumento do desmatamento na região, crescimento das atividades de garimpagem ilegal, invasão de terras indígenas e escândalo protagonizado pelo ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, envolvendo madeira ilegal da floresta amazônica. 
 
Perdemos
 
Marcos Rocha perdeu uma grande oportunidade de assumir uma posição de ator principal nesse momento em que o mundo coloca a questão ambiental, ainda mais em pauta. No entanto, por questões ideológicas e falta de visão, preferiu deixar Rondônia como coadjuvante e, pior, passou para o planeta a mensagem que preservação ambiental não será prioridade nos próximos quatro anos da administração bolsonarista estadual. Perdemos uma grande chance de protagonismo mundial!
 
 
Incompreensível 
 
O mais intrigante nessa posição de Marcos Rocha, é que a cerimônia de entrega do documento teve a presença de outros governadores bolsonaristas da Amazônia. Entre os que endossaram o documento, estão o acreano Gladson Cameli (PP); do Mato Grosso, Mauro Mendes (União); e do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos). Difícil entender esse samba!
 
Kanindé
 
Mas apesar dessa posição do Executivo rondoniense, tem um grupo de pessoas que estão lutando, e muito, pela preservação ambiental em Rondônia. Quando falamos nesse assunto, não podemos deixar de citar a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, que esse ano está celebrando 30 anos de criação. Para comemorar a data estará exibindo nesta quinta-feira(24), às 19:00, o documentário ‘O Território’, no Teatro Guaporé, em Porto Velho. Na sexta-feira(25), a exibição será no Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU), na zona Leste, às 18:30. O ingresso é um kg de alimento não perecível.  Imperdível!
 
 
 
Bolão Rondoniaovivo
 
Nessa pegada da Copa do Mundo, o Rondoniaovivo está com o bolão para a partida do Brasil contra a Sérvia, onde serão distribuídos prêmios. Os palpites podem ser dados até o início da partida. Mais informações aqui. Além do bolão, o Rondoniaovivo também está com uma enquete no site para saber qual a opinião dos internautas sobre o resultado do jogo de estreia do Brasil, na Copa do Mundo.
 
 
Aniversário
 
Uma conversa muito agradável com Luna Lorena, no Programa Conexão Rondoniaovivo. Ela é sócia gestora de uma das mais tradicionais casas de rock de Porto Velho, o Grego Original Pub. Aliás, a casa está de aniversário, são onze anos trazendo para os portovelhenses, o velho e bom rock como carro chefe. Para isso, uma programação toda especial está feita para atender os frequentadores. Imperdível! Confira a conversa com Luna, no link
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito a isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS