TRISTEZA: Estudantes da Unir estão sem aulas devido aos cortes feitos pelo Governo Federal

TRISTEZA: Estudantes da Unir estão sem aulas devido aos cortes feitos pelo Governo Federal

Foto: Divulgação

 

"A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto" - Darcy Ribeiro – Sociólogo
 
 
É amanhã
 
Amanhã é o dia de mais um jogo da seleção brasileira. O adversário é a Croácia, que não pode ser menosprezada. Afinal, já chegou à uma final de Copa do Mundo. O Rondoniavivo está com uma enquete para saber qual a expectativa dos internautas em relação a essa partida. Fica no final de cada texto do site. Participe!
 
 
Vacinas
 
Os números de casos de covid-19 estão aumentando em todo o Brasil. Em Rondônia, a quantidade de pessoas que testam positivo para a doença está chamando a atenção das autoridades de saúde. Dessa vez, o número de mortos pela doença é bem reduzido e os sintomas são, muitas vezes, o de uma gripe forte. No entanto, que se contaminou transmite a doença para outros. O perigo está em transmitir a alguém que possui comorbidades ou em idade avançada. Por isso, vacine-se e não se deixe levar por essas fakes News. Além disso, as vacinas estão disponíveis nos postos de saúde não apenas para a covid-19, mas para várias doenças. Melhor, são de graça! 
 
 
Desespero
 
Os cortes, ou bloqueios como queiram, nos recursos da Universidade Federal de Rondônia já começam a fazer os seus efeitos. Os campuses estão fechados por falta de condições da instituição pagar as despesas diárias como água, energia, segurança entre outras. Além disso, os auxílios e bolsas de todos os estudantes serão suspensos. Ou seja, Bolsonaro está quase decretando o fim do ensino superior público no Brasil. Só quem perde é a sociedade e muitos jovens que estão vendo os sonhos não passarem de sonhos, não por eles, mas por quem governa o país.  Cadê os nossos políticos que tanto apoio deram a Bolsonaro? Ninguém emitiu ao menos uma nota sobre essa situação da Unir. É muito triste! 
 
Não pode
 
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, decidiu que não é possível a extensão, ao transporte aéreo, do passe livre concedido pela Lei 8.899/1994 e respectiva legislação regulamentadora às pessoas com deficiência, comprovadamente hipossuficientes, no transporte coletivo interestadual. Hipossuficientes são pessoas sem condições financeiras. 
 
 
Processo
 
O caso chegou a corte depois que uma mulher pobre com deficiência ajuizou ação contra a companhia aérea para que fosse reconhecida a sua obrigação de disponibilizar vaga gratuita em viagens interestaduais, sempre que solicitado com antecedência e mediante a apresentação do documento comprobatório do direito ao passe livre. Ao dar provimento ao recurso especial de uma companhia aérea, o colegiado entendeu que a extensão do benefício do passe livre ao transporte aéreo criaria para as empresas do setor uma obrigação além das previstas na legislação federal, sem a devida regulamentação nem previsão de contrapartida financeira. Enfim, não pode!
 
Pedido
 
Durante a sessão solene realizada, na última quarta-feira (07),  para homenagear pessoas que se destacaram em Rondônia nas mais diferentes áreas profissionais, uma homenageada chamou a atenção pelo pedido que fez na Casa de Leis. Trata-se da sargento da Polícia Militar, Milene Cristiane Barreto. 
 
Merece atenção
 
Ela contou que, em 2018, passou a trabalhar com mulheres vítimas de violência doméstica, na Zona Leste de Porto Velho. Ela relatou que nesse período pode presenciar diversos casos de abusos contra mulheres. “Peço que continue, de fato, esses esforços, essa batalha contra a violência doméstica, no sentido de acolhimento. Para que o Governo do Estado tenha um carinho, um cuidado com essas vítimas. Penso que uma Casa da Mulher Brasileira, que é um projeto federal, atenderia bem a nossa demanda e, talvez, uma companhia de Patrulha Maria da Penha. Hoje, as equipes não são suficientes para o atendimento. Não poderia deixar de passar essa oportunidade para fazer esse pedido", frisou. Merece atenção especial esse pedido!
 
FOTO: Thiago Lorentz
 
Casa da Mulher
 
A Casa da Mulher Brasileira é um centro de atendimento humanizado e especializado no atendimento à mulher em situação de violência doméstica, reunindo em um mesmo espaço (I) Juizado Especial voltado para o atendimento à mulher; (II) Núcleo Especializado da Promotoria, (III) Núcleo Especializado da Defensoria Pública, (IV) Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, (V) Alojamento de passagem, (VI) Brinquedoteca,(VII) Apoio psicossocial, e (VIII) Capacitação para a sua autonomia econômica. Porto Velho já pede um espaço como esse!
 
 
Alegria
 
Final do ano chegando e as festas se aproximando. Se tem festas, tem música e se tem música, tem dança. Para não passar vergonha, hoje é dia de aulas de dança, com o professor Chagas Perés, todas as terças e quintas-feiras, a partir das 18:30. Mais informações pelo telefone 9 9994-3774. Venha socializar, dançar e relaxar!
Direito ao esquecimento
Qual sua opinião sobre a ‘Operação Corta Giro’ do Detran?
Como você classifica a gestão do prefeito Delegado Araújo em Pimenta Bueno?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS