19 DE MAIO: O DIA NA HISTÓRIA - Por Lúcio Albuquerque

19 DE MAIO: O DIA NA HISTÓRIA - Por Lúcio Albuquerque

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O DIA NA HISTÓRIA - Por Lúcio Albuquerque 
 
 
19 DE MAIO DE 2025
 
 
RONDÔNIA
 
 
1914 – O ex-presidente Theodor Roosevelt (EUA) é recebido como herói em Nova York, ao voltar da Expedição Roosevelt/Rondon pela Amazônia.
 
 
1921 – O major Salustiano Corea, assume a interventoria do município (MT) de Santo Antônio do Rio Madeira, até a posse do prefeito a ser eleito em agosto.
 
 
1946 – Em Guajará-Mirim o governador Joaquim Vicente Rondon repete o discurso feito na capital”: “Temos de diversificar a economia como forma de fortalecer o Território”.
 
 
1946 – Jornal O Globo noticia ter o presidente Eurico Dutra a pretensão de criar um departamento no Governo Federal, específico para assuntos dos Territórios.
 
 
1956 – Aviso importante: todos os animais encontrados pastando no campo de pouso do Caiari serão abatidos, conforme norma de Proteção ao Voo do DAC.
 
 
1985 – O PDS, um dos membros da coligação de apoio ao governador Angelo Angelin (PMDB), propõe uma trégua de 90 dias em relação ao governo estadual.
 
 
1990 – Com o dobro de suas capacidades, as delegacias da capital estão superlotadas, e policiais civis reclamam de dupla função, a investigação e a guarda de presos.
 
 
HOJE É
 
 
Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. 
 
 
Católicos celebram Pentecostes, Santa Maria Bernarda, São Dunstano (também por Ortodoxos e Anglicanos)
 
 
BRASIL
 
 
1975 – Nasce Delma Gonçalves, a “Pretinha, um dos grandes nomes do futebol feminino.
 
2006 – O alpinista Vitor Negrete morre horas depois de ser o 1º brasileiro a escalar o Monte Everest
 
 
MUNDO
 
 
1935 - O arqueólogo britânico, soldado, estudioso e escritor Thomas Edward Lawrence, o famoso espião britânico "Lawrence da Arábia", morre em acidente de moto.
 
 
FOTO DO DIA
 
TEIXEIRA DERROTADO NO PDS (II)
 
 
Responsável direto da vitória do PDS em 1982, já em 1983 o governador Jorge Teixeira fica a cada dia mais longe do partido e dos que ele apadrinhou, e com o início dos debates por eleição a presidente da República, a distância ficaria cada vez maior.
 
 
Na Assembleia Legislativa deputados já reclamam do governo, como aconteceria em 1984 quando a discussão da “direta já” afastaria nomes umbilicalmente ligados a Teixeira, como o deputado federal Chiquilito Erse (FOTO).
 
 
Chamado por muitos como “filho político” de Teixeira, o deputado está cada vez mais próximo ao grupo liderado pelo senador Odacir Soares que pretende ser o  candidato a governador na eleição de 1986.
 
 
Já em 1983 a eleição do piloto Desival Reis para presidir o PDS estadual permitiu a “leitura” da relação difícil do partido em relação ao Palácio “Presidente Vargas”.
 
 
Naquela eleição ouviu-se muito que a simples presença de Teixeira à convenção seria suficiente para fazer convencionais mudarem de voto e, mesmo estando em Porto Velho, ele preferiu ficar fora da discussão.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você é a favor do ‘PL da Devastação’?
Se Carlos Bolsonaro fosse candidato ao Senado por RO, você votaria nele?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS