5 DE JUNHO: O DIA NA HISTÓRIA - Por Lúcio Albuquerque

5 DE JUNHO: O DIA NA HISTÓRIA - Por Lúcio Albuquerque

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
RONDÔNIA:
 
1920 – Em Vila Murtinho (MT, desde 1943 RO) críticas ao governador Antonio Coelho que mandou construir um quartel em lugar da escola pedida pela comunidade.
 
1949 – Datada de 2 de junho, publicada a portaria do governador Joaquim de Araújo Lima, criando a subdelegacia de Polícia na vila de Vilhena, “sem ônus” ao erário.
 
1969 – Primeira certidão de nascimento expedida pelo cartório Cível de Vilhena, em nome de Maria do Carmo Paes, nascida há 23 anos
1975 – A Teleron instala um posto telefônico na vila de Cacoal. 
 
1981 – Rondônia passa a ter 13 municípios, com a aprovação pelo Senado de mais 6: Ouro Preto d’Oeste, Espigão do Oeste, Costa Marques, Jaru, Presidente Médici e Colorado d’Oeste.
 
1981 – O ministro Cesar Cals, das Minas e Energia confirma para, ainda este ano, o início da construção da hidrelétrica de Samuel.
 
1987 – Muitas críticas de deputados ao projeto do governador Jerônimo Santana de criar 6 secretarias extraordinárias. “É para acomodar compadres”, disse o deputado Luiz Gonzaga.
 
HOJE É
 
Dia Mundial do Meio Ambiente(ONU). Dia da Ecologia. Dia nacional da reciclagem. 
 
Católicos celebram São Bonifácio, 
 
BRASIL
 
1938 —Brasil 6x5 Polônia na copa do Mundo na França – 1º jogo de futebol transmitido de uma copa ao Brasil. 1941 – A Rádio Nacional coloca no ar a primeira novela radiofônica no país, “Em Busca da Felicidade”.  1983 – Vai ao ar a Rede Manchete de Televisão (extinta em 1999).
 
MUNDO
 
1947 — Na Universidade de Harvard, George Marshall apresenta o "Plano Marshall" de ajuda aos países europeus afetados pela Segunda Guerra Mundial 1967 — Início da Guerra dos Seis Dias entre Israel e os Estados árabes do Egito, Síria e Jordânia.
 
FOTO DO DIA
 
Atravessando um a outro lado do Guaporé a igarité (coberta de palha) é conduzida por um barco maior
 
DURA LEX SED LEX NO RIO GUAPORÉ
 
A igarité do Divino, conduzindo as autoridades e os símbolos da Festa do Senhor do Divino Espírito Santo iniciada no domingo de Páscoa em Forte Príncipe (BR) visitou 40 vilas e cidades brasileiras e bolivianas, ancorou ontem, 4, e até domingo, em Cafetal (BOL), encerrando a celebração deste ano.
 
A romaria fluvial que acontece desde 1894 naquela região, foi reestruturada na década de 1930 pelo bispo Dom Francisco Xavier Rey, que criou um estatuto, obedecido de forma “dura lex sed lex”, como testemunhei quando participei da romaria.  
 
Mas só entendi o significado da norma quando, em 2005, ouvi do fiel Walter Bartolo a história e as normas que podem até causar arrepio em muita gente, neste mundo em que moral e respeito estão cada dia mais difíceis. Por exemplo:
 
As maiores autoridades da Festa são o Imperador e a Imperatriz, apesar de formar um par, e são escolhidos, como serão o da Festa de 2026, no último dia da anterior, no caso domingo, dia 8. Pode ser solteira (o) ou casado (a), viúva (o), mas não pode ser amancebado.  
Uma história que vou contar a partir de hoje.
 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS