Aluguel de crianças e a dignidade humana - Por Manoel Veríssimo

 

O portal de notícias metrópoles divulgou nessa quinta-feira (16.02) , investigação realizada pelo site sobre o aluguel de crianças por uma quadrilha especializada em golpes no aeroporto internacional de São Paulo (Guarulhos). Segundo o site, o esquema consiste no "aluguel" de crianças dentro do aeroporto com a finalidade de arrecadar dinheiro por meio de pedidos de ajuda financeira e/ou mendicância.
 
 
As crianças em tenra idade dão credibilidade aos golpes aplicados em passageiros que utilizam os terminais do aeroporto.  Casais fictícios ou mulheres solteiras  protagonizam  a ação criminosa dando maior veracidade a encenação. A mãe verdadeira  do menor acompanha a distancia e recebe algo em torno de R$ 300,00.  Os bandidos chegam a arrecadar torno de  mil reais por dia.
 
 
 
 
O ponto que chamo atenção vai além da forma com que agem os criminosos. Infelizmente a cena revelada na matéria se revela cotidiana só em aeroportos. Rodoviárias, praças e feiras públicas, locais de grande circulação e aglomeração de pessoas geralmente são palcos pra que a dignidade da pessoa humana seja explorada.
 
 
 
Semáforos e ruas ao longo do país exibem as entranhas da miséria de boa parte do povo Brasileiro. Famílias inteiras residindo a margem da sociedade em situação de abandono pelo poder público e pelos agentes políticos. 
 
 
Políticas públicas ineficientes aliadas ao tamanho da máquina estatal são problemas enraizados em nosso sistema de gerenciamento da máquina. Soma-se a isso uma legislação ineficiente no que diz respeito a políticas emergentes, como por exemplo de combate a fome, a pobreza e exploração infantil.
 
 
Que essa triste realidade traga a nossa reflexão, em especial as autoridades legalmente constituídas, a necessidade urgente da ressignificação dos valores morais e sociais, os quais, infelizmente padecem ante a falta de empatia as semelhantes.
 
 
"Compadecer-se -á do pobre e do aflito e salvará a alma dos necessitados. Ele os resgatou da opressão e da violência, pois aos seus olhos a vida deles é preciosa." (Salmos 72. 13-14) 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS