POLITICANDO: O obscurantismo de Marcos Rogério – Por Paulo Andreoli

POLITICANDO: O obscurantismo de Marcos Rogério – Por Paulo Andreoli

Foto: Divulgação

OI, VOLTEI..
 
Por anos a fio, editei uma coluna aqui no Rondoniaovivo. Há pouco mais de 2 anos, resolvi dar uma parada na vida por conta de tragedia familiar. Com cicatrizes abrandadas pelo tempo e com a necessidade intima e humana de se expressar, volto eventualmente ao teclado. Volto para página inicial do Rondoniaovivo.
 
NOMINANDO
 
Fiquei com uma dúvida de qual nome usar. Já tive o Blog do Andreoli, o Curtas do Andreoli, a coluna Direto e Reto e em no período eleitoral recente brinquei com o famigerado gerundismo, usando 'Politicando". 
 
Em se tratando de novas eleições, fico novamente com o POLITICANDO.
 
OPINIÃO
 
Por aqui vais ler minha opinião. Quem é neutro é ‘Shampoo’ de criança. Também vai rolar uns memes e sempre um vídeo. Então bora lá.
 
CLARO
 
A gestão do Coronel Marcos Rocha a frente do Governo de Rondônia está entre as cinco mais transparentes do Brasil. Fato digno de registro. Criar mecanismos para que o cidadão tenha acesso a informações ‘na palma da mão’ de como seu dinheiro é aplicado é importante. Fundamental para manutenção da Democracia, necessário para fiscalização dos atos do homem público.
 
OBSCURO
 
Do outro lado, temos a atuação parlamentar do senador Marcos Rogério (PL) em Brasília. Esta semana veio à tona uma informação relevante que estava escondida. Estava amoitada, enterrada, abafada, acoitada....
 
A noticia foi de que o Senador recebeu via orçamento secreto a segunda maior fatia do bolo destinado ao CENTRÃO, representantes da antiga e nefasta política brasileira. Isso mesmo, entre todos os parlamentares do Brasil, ficou em segundo, perdendo apenas do senador Eduardo Gomes do PL. 
 
MEGA SENA
 
Mais de 180 milhões de reais em emendas. Isso mesmo cara pálida. Exatos R$184.120.856,00. Uma pequena fortuna em recurso público. Aquele dinheiro que a gente sonha ganhar na Mega. Mas veio de forma ‘secreto’. Uma explicação:
 
 
O orçamento secreto, invenção do atual governo com o atual congresso, é uma forma de esconder da gente o que é feito com o nosso dinheiro. Lembra e muito o famigerado e antigo mensalão.
 
ONDE FOI
 
Parte da fortuna já sabemos onde foi parar. Cerca de 35 milhões nos cofres do Ministério da Defesa. Pouco mais de 10 milhões em Rondônia, nos municípios de Machadinho do Oeste e Ji Paraná.
 
E o resto? Onde foi parar?
 
VAI VENDO BRASIL
 
Será que o senador tem CORAGEM para divulgar? Quem ou quais órgãos/municípios foram destinatários dos recursos? Pode fazer uma lista, com valores e notas fiscais? Ou não pode divulgar? O que tem a esconder?
 
Tem advogado para ajudar o povo de Rondônia e entrar com ação na Justiça Federal exigindo transparência do Senador Marcos Rogério?  Se eleito, o senador pretende trazer este tipo de conduta na gestão, escondendo tudo e até decretando sigilo de 100 anos?
 
NÃO PODE RIR
 
E surge mais um candidato folclórico em Rondônia. Vem pelo Republicano. Aliás, tem a cara do eleitor bolsonarista local.
 
 
SENSACIONAL  
 
E o cão sabujo de Bolsonaro estava na convenção no  RJ, postado em 4 pés, lambendo as botas (las) do presidente. Já tivemos mais independencia entre poderes.
 
 
 
ANIMES
 
Assista esta animação e reflita:
 

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS